Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A paciente N.J., do sexo feminino, 80 anos, solteira, não alfabetizada, ex-tabagista, conforme informa sua cuidadora, há 2 anos tem o diagnóstico de Doença de Alzheimer. No pós-operatório imediato de colecistectomia apresentou sinais vitais: PA 100/60 mmHg, P 72 bpm, FR 16 rpm, T 34,5ºC, confusa, agressiva, não-colaborativa; pele e mucosas hipocoradas e ressecadas; seborreia; cateter nasogástrico aberto com pouco débito; cavidade oral com sujidade e língua saburrosa; crepitações bibasais, bulhas cardíacas rítmicas normofonéticas sem sopro; abdômen arredondado; ferida cirúrgica abdominal com curativo oclusivo limpo e seco; estoma com dreno de Kher (em T) aberto em região de hipocôndrio D com pequena quantidade de drenagem sanguinolenta na bolsa coletora; ruídos hidroaéreos hipoativos; bem como cateter vesical de demora com 100 mL de diurese amarela clara. Qual das seguintes alternativas apresenta as ações mais apropriadas a serem planejadas e implementadas, imediatamente após a cirurgia, pelo enfermeiro para as reações das condições clínicas encontradas nessa cliente?
Colocar os cateteres em sucção intermitente; monitorizar drenagem maior que 500 mL após 48 horas; e cuidar meticulosamente da pele, em especial em torno da inserção do dreno de Kher.
Manter a posição e a permeabilidade do dreno e dos cateteres; trocar o curativo oclusivo com técnica asséptica; observar aspecto da ferida cirúrgica abdominal; e monitorar os possíveis sinais de infecção da ferida cirúrgica.
Monitorar o estado respiratório; estimular a tossir e a realizar exercícios de respiração profunda; e estimular o uso de espirometria de incentivo.
Colocar em posição de semi-Fowler; afixar os tubos de drenagem; manter jejum absoluto; verificar SSVV; observar aspecto e quantidade da drenagem do dreno de Kher, do CNG e do CVD; e observar aspecto da pele ao redor da inserção do dreno de Kher e do curativo oclusivo em região abdominal.
Auxiliar na deambulação precoce; administrar analgésicos como prescrito; observar sinais de complicações e de síndrome pós-colecistectomia.
A assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de aneurisma cerebral inclui a
orientação ao paciente para expirar pela boca ao urinar ou evacuar, a fim de diminuir o esforço e evitar aumento da pressão intracraniana.
realização da manobra de Valsalva, a fim de amenizar a dor decorrente do aumento da pressão intracraniana.
deambulação a cada duas horas durante o dia, a fim de diminuir a pressão intracraniana por estimular uma perfusão sanguínea periférica adequada.
realização de enemas, no mínimo a cada dois dias, a fim de evitar o aumento da pressão intracraniana pelo esforço de evacuar.
realização de exercícios vigorosos de flexão ou rotação do pescoço, a fim de relaxar o local e permitir um adequado fluxo sanguíneo nas veias jugulares.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A paciente M.J.S., 72 anos, foi trazida pelo familiar ao serviço de emergência e informou que havia escorregado da escada. Ao ser avaliada pela enfermeira na unidade de emergência, a paciente apresentava: lucidez, orientada no tempo e espaço, ansiedade, angústia, expressão de medo. Restringiu-se a responder as perguntas com voz baixa e sempre procurando perceber se alguém estava ouvindo. No exame físico havia hematomas e equimoses em membros superiores e inferiores e cicatrizes antigas. No questionamento com o familiar, este informou que ela tinha o hábito de se ferir com objetos, dizendo que os demônios a mandavam fazer isso. Entretanto, a enfermeira desconfiou que esta informação não era verdadeira, pois a paciente demonstrava medo e nervosismo na presença do familiar. Este comportamento levou-a a pensar na possibilidade de violência domestica. Procurando explorar melhor a situação, a enfermeira foi conversar com o psicólogo e o plantonista clínico sobre a suspeita de violência familiar os quais decidiram realizar a internação. Após o internamento e sem a presença do familiar, a paciente relatou a técnica de enfermagem que estava feliz por ficar ali, pois em casa constantemente sofria agressões por parte do familiar X e recebia ameaças.
Com base nessa nova informação, os procedimentos que a enfermeira da unidade de emergência deve realizar são:
Notificar somente o caso ao órgão competente e auxiliar no tratamento das lesões apresentadas.
Autorizar a permanência de familiar para cumprimento do Estatuto do Idoso.
Encaminhar o caso para o serviço de psicologia, pois este caso não envolve ações de enfermagem.
Notificar o caso aos órgãos competentes, restringir a presença do familiar, estabelecer comunicação empática oferecendo recursos de saúde e rede social.
Como é se trata apenas de suspeita, deve-se aguardar a confirmação do fato.
Para que a saúde seja quantificada, e para permitir comparações na população, utilizam-se os indicadores de saúde. São alguns deles:
1. Mortalidade/sobrevivência.
2. Morbidade/gravidade/incapacidade funcional.
3. Nutrição/crescimento e desenvolvimento.
4. Aspectos demográficos.
5. Condições biológicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Durante a gravidez, a mulher apresenta várias alterações consideradas fisiológicas, sendo frequentemente encontrados
corrimento amarelado e prurido vaginal.
aumento da pressão arterial e estase jugular.
pirose e edema generalizado.
estase jugular e cefaleia persistente.
edema e aumento da pressão venosa nos membros inferiores.
A hipotermia é um importante risco intra e pósoperatório para os pacientes idosos. O ambiente frio e os tremores resultantes aumentam o débito cardíaco e a ventilação, além de privarem o coração e o cérebro do oxigênio necessário, de modo a retardar o despertar e o retorno dos reflexos. As assertivas abaixo indicam medidas preventivas para a hipotermia:
I. Monitoramento da temperatura do corpo.
II. Aquecimento de ar forçado durante o período intra e pós-operatório.
III. Controle no uso de medicamentos que diminuem o metabolismo.
IV. Administração de soluções de infusão venosa entre 15 e 20 ºC.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Um indivíduo com Síndrome de Abstinência de Álcool pode apresentar, dentre outras complicações,
desidratação decorrente do aumento do hormônio antidiurético pelo efeito do álcool.
tremores decorrentes da irritabilidade gerada pelo estado tóxico, caracterizado pela ausência de alucinações e medo.
hiperglicemia, devido ao esgotamento das reservas hepáticas de glicogênio pelo álcool e alteração da gliconeogênese.
delirium tremens, podendo ser desencadeado por uma lesão aguda, hepatite e pancreatite.
sinais de hiperatividade autonômica, que se evidenciam por bradicardia, pupilas contraídas e transpiração intensa.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
T.M.R., 70 anos, masculino, submeteu-se a uma cirurgia abdominal. O enfermeiro, ao avaliar o cliente no pós-operatório imediato, identificou sinais de choque hipovolêmico. Assinale a alternativa que indica esses sinais clínicos:
Pulso rápido e filiforme, aumento da saturação de oxigênio, pele fria e úmida, pele descorada, agitação, pressão sanguínea normal e anúria.
Pulso taquicárdico e filiforme, diminuição da saturação de oxigênio, pele fria e pegajosa, palidez, atividade mental aumentada, irritabilidade e nictúria.
Pulso taquicárdico e cheio, acidose respiratória evoluindo para alcalose respiratória, pele fria, pálida e úmida, inquietação, hipotensão e aumento do débito cardíaco, poliúria.
Pulso rápido e filiforme, frequência respiratória aumentada, pele fria e pegajosa, palidez, irritabilidade, hipotensão, sede extrema e oligúria.
Frequência diminuída do pulso com pressão sanguínea levemente diminuída, pele fria, cianótica e pegajosa, confusão, aumento da hemoglobina e hematócrito e oligúria.
Apesar do declínio observado no Brasil, a mortalidade infantil permanece como uma grande preocupação da saúde pública. Os níveis atuais são considerados elevados e incompatíveis com o desenvolvimento do País, além de que há sérios problemas a superar, como as persistentes e notórias desigualdades regionais e intraurbanas, com concentração dos óbitos na população mais pobre. Em relação a este contexto, considerando as doenças que representam o maior índice de mortalidade infantil, em crianças menores de cinco (5) anos, no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Bronqueolite e desidratação.
Tétano e diarreia.
Pneumonia e diarreia.
Bronqueolite e dengue.
Sarampo e desidratação.
Considerando um atendimento pré-natal, a ação do auxiliar de enfermagem à gestante com queixas de cloasma é de:
orientar no sentido de evitar frituras, ingerir leite frio e tomar líquidos em abundância, especialmenteemépocas de calor.
explicar que é comum na gravidez e que costuma diminuir ou desaparecer após o parto e aconselhar a não expor o rosto diretamente ao sol.
indicar caminhadas, movimentação e regularização do hábito intestinal e agendar consulta médica, caso haja dor ou sangramento anal persistente.
recomendar à gestante correção de postura ao sentar-se e ao andar e o uso de sapatos com saltos baixos e confortáveis.
orientar deitar-se em decúbito lateral esquerdo e sugerir o uso de cinta (com exceção da elástica) e exercícios apropriados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...