Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto às ações e tarefas afins efetivamente desenvolvidas nos serviços de saúde pelas categorias de Enfermagem no país, estudos realizados pela ABEn e pelo INAMPS2 as agrupam em cinco classes.
“A classe cujo foco centra-se na organização da totalidade da atenção de enfermagem prestada à clientela. Por exemplo, ações de conforto e segurança, atividades educativas e de orientação”, são denominadas de:
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Ações de natureza propedêutica e terapêutica complementares ao ato médico e de outros profissionais.

    B) Ações de natureza terapêutica ou propedêutica de enfermagem.

    C) Ações de natureza complementar de controle de risco.

    D) Ações de natureza administrativa.

    E) Ações de natureza pedagógica.

A forma farmacêutica é um conjunto de características físicas e químicas do medicamento. As drogas podem se apresentar comercialmente de diversas formas e concentrações, possibilitando, assim, alternativas nas vias de administrações. É comum um medicamento ser preparado com o mesmo princípio ativo e apresentar doses e formas diferentes.
As várias formas de medicamentos, são, EXCETO:

    A) Sólidos.

    B) Semi-sólidos.

    C) Líquidos.

    D) Gasosos.

    E) Semi-gasosos.

A coleta dos materiais biológicos é considerada a parte mais importante do processo de análise clínica. Um material advindo de uma coleta inadequada, ou seja, com falhas, nem mesmos os aparelhos mais modernos conseguem validar a amostra, tornando-se assim de grande importância um procedimento de coleta eficiente.
Os principais itens a serem observados na coleta do material para obtenção de uma amostra adequada, são eles:
I. Fase de Orientação e Preparo do Exame. II. Horário e seleção anatômica do local de coleta. III. A técnica de coleta propriamente dita. IV. Os materiais e condições para transporte do material até o laboratório e seu acondicionamento. V. Tempo entre a coleta e a análise do material.
Estão CORRETAS:

    A) I, II, III, IV, V.

    B) III, IV, V, apenas.

    C) I, III, IV, V, apenas.

    D) I, II, III, V, apenas.

    E) I, II, III, IV, apenas.

O padrão respiratório de uma pessoa pode sofrer alterações fisiológicas em algumas situações, como na realização de esforços físicos, estresse emocional ou durante o choro. Considerando os principais tipos de alterações respiratórias, a Bradipneia é:

    A) Respiração acima da normal.

    B) Respiração abaixo da normal.

    C) Dificuldade respiratória.

    D) Respiração facilitada em posição vertical.

    E) Parada respiratória.

Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
Ao se falar da lei 8.142/90, em especial quanto aos tópicos acerca dos Conselhos de Saúde, notase, dentre outras regras, a importância de definição das representações. Em especial, na representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências deverá ser, por força de lei, salientada uma característica especial, esta que está corretamente indicada na alternativa:

    A) será proporcional em relação ao conjunto de vagas disponíveis, considerando as ocupadas.

    B) será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

    C) será paritária em relação a outros segmentos da sociedade civil, excluindo-se o setor público.

    D) não terá representação, mas deverá ser ouvida por meio de parecer consultivo emitido por entidade ligada a sociedade civil.

    E) tal representação comporá um terço das vagas disponíveis.

De acordo com a Lei nº 8.142/90, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, em seu art. 2° “os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como”, EXCETO:

    A) Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.

    B) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.

    C) Investimentos previstos no Plano Anual do Ministério da Saúde.

    D) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.

    E) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

Com base no art. 8º na Portaria nº 154/2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, define que seja de competência das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal:
I. Identificar a necessidade e promover a articulação entre os Municípios, estimulando, quando necessário, a criação de consórcios intermunicipais para implantação de NASF 1 entre os Municípios que não atinjam as proporções estipuladas no artigo 5º desta Portaria. II. Assessorar, acompanhar e monitorar o desenvolvimento das ações dos NASF, de acordo com o planejamento, garantindo a interface e a liderança das equipes de Saúde da Família no estabelecimento do cuidado longitudinal dos indivíduos assistidos, bem como de suas famílias. III. Realizar avaliação e/ou assessorar sua realização. IV. Acompanhar a organização da prática e do funcionamento dos NASF segundo os preceitos regulamentados nesta Portaria.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) I e II apenas.

    D) III e IV apenas.

    E) I, II, III, IV.

De acordo com a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências de acordo com o Art. 2° os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. II. Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. III. Investimentos previstos no Plano Anual do Ministério da Saúde. IV. Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde. V. Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e V apenas.

    C) I, II, IV e V apenas.

    D) I, II, III e IV apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), analise os itens:
I. Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH conta com um núcleo técnico sediado em Brasília – DF e equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações em saúde. II. As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. III. Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização, esse é um dos Propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. IV. Política Nacional de Humanização busca a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso. V. A Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS. A rede é um local de colaboração, que permite o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer um.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) II, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Observe o decúbito, abaixo, e assinale a alternativa que descreve sua indicação:

    A) Cirurgias oftalmológicas, de cabeça e pescoço, facilitar a respiração, prevenir broncoaspiração de vômitos.

    B) Exame físico da vagina, reto e cólon.

    C) Cirurgias de órgãos pélvicos, estado de choque, hipotensão, laparotomia do abdome inferior.

    D) Cirurgia do reto e coluna lombar.

    E) Exame físico e coleta de material para exames do colo, cateterismo vesical e parto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...