Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
L. F., sexo feminino, teve alta pela manhã e foi pedido ao Técnico em Enfermagem que iniciasse o procedimento, tomando todas as providências necessárias. Assim, o profissional precisou ter o cuidado de
I. avisar o paciente com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. II. verificar a assinatura do médico na folha de alta. III. avisar a família, a tesouraria e o serviço de nutrição. IV. providenciar os medicamentos necessários, conforme rotina. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
Surdez, retardo mental, paralisia cerebral e epilepsia são sequelas neurológicas tardias da(o):
sífilis secundária
meningite bacteriana
tétano
raiva
hepatite B
A infecção pelo vírus causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes ate quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Dentre estes, destaca-se a ocorrência de febre hemorrágica, hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque. As manifestações hemorrágicas como epistaxe, petequias, gengivorragia, metrorragia, hematemese, melena, hematúria e outros, bem como a plaquetopenia podem ser observadas em todas as apresentações clínicas da doença. As características em relação ao espectro clínico acima citado correspondem à doença:
Dengue
Tuberculose
Hanseníase
Hepatite
O tratamento de feridas de membros inferiores é uma das ações do enfermeiro da UBS. Para estabelecer a terapia adequada é necessário conhecer a etiopatogenia da ferida em questão. Coloque V nas afirmativas VERDADEIRAS e F nas afirmativas FALSAS.
( ) A insuficiência venosa das extremidades é definida como a inversão do fluxo sanguíneo do sistema superficial ao sistema venoso profundo levando à insuficiência valvar do sistema comunicante.
( ) As válvulas danificadas nas veias profundas e perfurantes constituem uma das causas da hipertensão venosa crônica nos MMII, com uma pressão de retorno alta, provocando estase venosa e edema.
( ) Eczema de estase consiste na degradação da hemoglobina em hemosiderrina levando à hipergmentação localizada na pele.
( ) A úlcera venosa geralmente localiza-se na região perimaleolar, apresenta bordas regulares, de pequena a média extensão e exsudativa.
Marque a alternativa CORRETA:
F. V. F, V
F, V, V, F.
V, F, V, V.
F, V, F, F.
Enfermagem - Saúde do Trabalhador - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Dentro da classificação de Riscos Ocupacionais, são considerados Riscos Químicos:
Poeiras; Fumos; Radiações; Umidade; Gases; Vapores; Produtos químicos em geral.
Poeiras; Fumos; Névoas; Neblinas; Gases; Vapores; Produtos químicos em geral.
Poeiras; Fumos; Névoas; Ruídos; Gases; Calor; Produtos em geral.
Radiações; Umidade; Névoas; Neblinas; Gases; Vapores; Produtos químicos em geral.
Poeiras; Fumos; Névoas; Neve; Gases; Vapores; Produtos em geral.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto e responda às questões de números 21 a 23
Paciente do sexo feminino, 63 anos, pensionista, viúva, obesa (grau 2), mora sozinha em casa própria de alvenaria. Apresenta diagnósticos médicos de hiperlipidemia, hipertensão arterial (HAS) e diabetes melitus tipo 2 (DM-2). Trata-se na Unidade de Saúde da Família (USF) e faz uso de medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes orais 2 vezes ao dia. Não pratica atividade física e tem uma dieta inadequada para seu quadro clínico. Na última consulta, a enfermeira da USF detectou úlcera no hálux direito e a paciente relatou que não sente nada e também referiu que há muito não vai à manicure.
A não percepção da lesão no hálux D pode caracterizar um quadro de:
I. défict no autocuidado;
II. neuropatia periférica provocada pela HAS e DM-2;
III. gerenciamento ineficaz do regime terapêutico;
IV. perfusão tissular ineficaz;
V. neuropatia periférica provocada somente pela DM-2.
A DM-2 pode ser caracterizada por
sensibilidade diminuída à insulina dos receptores celulares e redução na secreção de insulina pelo pâncreas.
sensibilidade diminuída à insulina dos receptores celulares e aumento da produção de glucagon pelo pâncreas.
sensibilidade diminuída à insulina dos receptores celulares ou redução na secreção de insulina pelo pâncreas.
diminuição da sensibilidade à insulina apenas pelos receptores celulares.
aumento da gligogenólise hepática com consequente aumento da glicemia e da glicocetonúria.
Um indivíduo que contraiu mais de uma vez shigelose e somente uma vez a rubéola, perante várias exposições a ambos os agentes no decorrer da vida, significa, nesta situação, que a shigella e o vírus da rubéola têm, respectivamente,
alta virulência e baixa incidência.
baixa imunogenicidade e alta imunogenicidade.
baixa infectividade e baixa imunogenicidade.
alta imunogenicidade e baixa patogenicidade.
alta morbidade e baixa prevalência.
Na verificação in loco da auditoria operativa hospitalar, a conduta da visita dos auditores é:
Checar a existência de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Analisar até 10% dos prontuários dos pacientes internados.
Formular críticas sobre a assistência prestada junto ao paciente e seus familiares.
Visitar no mínimo 30% dos pacientes internados.
Realizar o exame físico de no mínimo 10% dos pacientes internados.
Foi trazido pelo resgate um morador de rua com alguns ferimentos após ter sido vítima de atropelamento. Solicitou-se, então, que um dos Técnicos em Enfermagem de plantão cuidasse dos ferimentos, que embora leves, poderiam infeccionar em vista das condições de higiene do morador. O Técnico em Enfermagem se recusou a atendê-lo, sem prestar socorro ou explicar sua atitude. Pode-se afirmar, então, que este profissional infringiu um artigo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A este respeito, assinale a alternativa correta.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 16 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 13 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imprudência.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 15 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem prestar Assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 10 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
O agente etiológico mais freqüente de Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é:
E. coli
anaeróbios
gonococo
Mycoplasma sp
Nenhuma das alternativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...