Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os ovários produzem hormônios esteroides que atuam no condicionamento do endométrio para nidação do óvulo. No ciclo menstrual, o espessamento do endométrio ocorre na fase
proliferativa provocado pela ação da progesterona.
proliferativa provocado pela ação do estrógeno.
lútea provocado pela ação da progesterona.
secretora provocado pela ação da progesterona.
proliferativa provocado pela ação do hormônio luteinizante.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A liderança de enfermagem no modelo participativo é um processo que envolve componentes para o alcance de metas. São componentes fundamentais:
ação burocrática e patronal.
tomada de decisão e marketing.
comando e coerção.
imposição e comando.
tomada de decisão e facilitação.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar:
As penalidades previstas no Código e impostas ao profissional devem ser sempre publicadas nos meios de divulgação do Conselho e nos jornais de circulação local.
As penalidades previstas no Código advertência verbal, multa, censura e suspensão são de alçada dos Conselhos Regionais de Enfermagem, cabendo ao Conselho Federal de Enfermagem a cassação do direito ao exercício profissional.
A suspensão consiste na proibição do exercício profissional de enfermagem por um período indeterminado e deverá ser divulgada em jornais de circulação estadual.
Considera-se omissão o não cumprimento das normas dos Conselhos Regionais e Federal de Enfermagem.
A advertência verbal consiste numa admoestação ao infrator, de forma reservada, com duas testemunhas, não devendo ser registrada no prontuário do profissional.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Em média, seu período de incubação é de
2 a 7 anos.
50 dias.
4 a 12 semanas.
2 a 5 dias.
60 a 90 dias.
Texto para as questões 33 e 34
Um homem de pele escura, com 59 anos de idade, após ter sofrido um acidente vascular cerebral, permanece a maior parte do tempo na posição deitada (decúbito dorsal), encontra-se emagrecido e apresenta, na região sacral, uma lesão de coloração vermelhopálida de aproximadamente 5 cm de diâmetro, com perda parcial da espessura dérmica, sem esfacelo ou comprometimento do tecido subcutâneo. Em região calcânea, esse paciente apresenta um eritema persistente.Nesse caso, deve-se
utilizar dispositivo em forma de rosca para o alívio da pressão sobre a região calcânea.
aplicar a escala de Braden Q para avaliação do risco de o paciente desenvolver outras ulceras por pressão.
proceder ao desbridamento cirúrgico da ferida sacral.
fazer curativo na lesão sacral com alginato de cálcio e cobertura com gaze.
mudar, periodicamente, o paciente de decúbito, atentando para o alívio da pressão sobre as proeminências ósseas.
A Hipertensão Arterial é comprovadamente uma condição de risco para doenças cardiovasculares. Ampliar o conhecimento com relação é imprescindível para a abordagem junto à população na atenção preventiva e curativa. Analise as alternativas e marque a opção incorreta :
Pode-se considerar como classificação limítrofe valores de pressão sistólica (130-139 mmHg) e valores de pressão diastólica ( 85-89).
A linha demarcatória que define HAS considera valores de PA sistólica ≥ a 145 mmHg e∕ou de PA diastólica ≥ a 90 mmHg em medidas de consultório.
O efeito do avental branco (EAB) é a diferença de pressão obtida entre a medida registrada no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na pressão sistólica e∕ou de 10 mmHg na pressão diastólica.
A hipertensão mascarada é definida como a situação clínica caracterizada por valores normais de PA no consultório (< 140/90 mmHg), porém com PA elevada pela MAPA durante o período de vigília ou na MRPA.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
As doenças de origem alimentar (DOAs) ocorrem, quando uma pessoa contrai uma enfermidade, devido à ingestão de alimentos contaminados com bactérias patogênicas e/ou suas toxinas. A doença que envolve a ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, colonização e/ou invasão, é denominada
toxinfecção alimentar.
infestação alimentar.
infecção alimentar.
intoxicação alimentar.
A imunização é um conjunto de métodos terapêuticos destinados a conferir ao organismo um estado de resistência contra determinadas enfermidades infecciosas, especialmente as transmissíveis. A imunidade pode ser natural ou adquirida. A respeito da imunidade adquirida, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A imunidade adquirida pode ser espontânea, após processo infeccioso. ( ) A imunidade adquirida pode ser induzida de maneira passiva, em que é adquirida pela administração de anticorpos previamente formados (imunoglobulinas), humanos ou heterólogos (imunoglobulinas animais ou soros). ( ) A imunidade adquirida pode ser ativa artificial, em que se utiliza de micro-organismos vivos atenuados, mortos e de componentes inativados de micro-organismos: pós-vacina.V/ V/ V
F/ F/ V
V/ F/ F
V/ F/ V
Assinale a alternativa que apresenta os fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento da hipertensão.
Obesidade, excesso de sal na alimentação, vida sedentária e tabagismo.
Ingesta de álcool, excesso de sal na alimentação, atividade física e tabagismo.
Obesidade, dieta hipossódica, contraceptivos hormonais e tabagismo.
Tensão emocional, excesso de açúcar na alimentação, vida sedentária e repouso.
Obesidade, alimentação hipocalórica, vida sedentária e estresse.
Analise as seguintes definições no âmbito da biossegurança:
I. Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pela exposição aos agentes químicos, físicos, psicológicos e biológicos à biodiversidade.
II. Os riscos são definidos pelo Ministério da Saúde como uma ou mais condições de uma variável com o potencial necessário para causar danos.
III. Os riscos, compreendidos na definição de biossegurança, são classificados em lesões à pessoas, a equipamentos e instalações, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção.
De acordo com a SOBECC (Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização), está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...