Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Lei orgânica do SUS, 8.080 de 1990, existem competências que devem ser desenvolvidas pelos entes da união. Sendo assim, compete à direção municipal do Sistema de Saúde (SUS), exceto:

    A) Coordenar a rede estadual de laboratórios de saúde pública.

    B) Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.

    C) Participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual.

    D) Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.

    E) Executar serviços vigilância sanitária.

De acordo com o Ministério da Saúde, o peso ao nascer pode ser um indicativo de algum problema de saúde durante a gestação. Depois o peso e a altura vão marcar o início do crescimento do bebê, agora fora da barriga da mãe e, é claro, com as características herdadas dos pais. De acordo com o Ministério da Saúde, são crianças que apresentam maior risco de doenças, aquelas nascidas com peso inferior a:

    A) 3,0 Kg.

    B) 2,9 Kg.

    C) 2,8 Kg.

    D) 2,7 Kg.

    E) 2,5 Kg.

Os transtornos alimentares, embora tenham, normalmente, seu início na adolescência, podem permanecer durante a vida adulta. Um desses problemas é a obesidade que, se não acompanhada, corretamente, pode resultar em problemas de saúde no adolescente, tais como:

    A) Anemias e ossos fracos.

    B) Gravidez precoce e vitiligo.

    C) Depressão e diabetes.

    D) Problemas dentários e desnutrição.

    E) Isolamento social e deficiências nutricionais.

Uma alimentação saudável é aquela que reúne os seguintes atributos: é acessível e não é cara, valoriza a variedade, as preparações alimentares usadas, tradicionalmente, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente, colorida e segura, sanitariamente. O Guia do ACS do Ministério da Saúde traz os 10 passos da Alimentação Saudável de forma prática para o trabalho do ACS. Sobre esses passos, analise:
( ) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;
( ) Inclua, diariamente, seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas, e raízes, como a mandioca/macaxeira/aipim, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
( ) Coma, diariamente, pelo menos seis porções de legumes e verduras como parte das refeições e quatro a cinco porções de frutas, nas sobremesas e lanches;
( ) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
( ) Consuma, diariamente, duas porções de leite e derivados e três a quatro porções de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – V – F – V – F.

    B) V – F – F – V – F.

    C) V – V – V – F – F.

    D) F – F – V – F – V.

    E) F – F – F – V – V.

O programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território, com um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde é a(o):

    A) Política Nacional de Promoção da Saúde.

    B) Política Nacional de Humanização das Equipes de Saúde.

    C) Programa de Estratégia de Saúde da Família (PSF).

    D) Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

    E) Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Assinale a alternativa que se refere corretamente a composição Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) na sua terceira modalidade de conformação de equipe, o NASF 3.

    A) 1 a 2 Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas.

    B) 3 a 4 Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas.

    C) 5 a 9 Equipes de Saúde da Família somente.

    D) 5 a 9 Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas.

    E) 5 a 9 Equipes de Atenção Básica para populações específicas somente.

As equipes de Estratégia de Saúde da Família, exemplificam a importância do trabalho em equipe, onde muitas atividades são desenvolvidas por todos os membros e cada um por sua vez possui atribuições específicas.
Por exemplo, é uma atribuição específica do médico:

    A) Visita domiciliar.

    B) Internação domiciliar.

    C) Realizar consulta médica e pequenas cirurgias ambulatoriais.

    D) Participação de grupos comunitários.

    E) Participação de campanhas de prevenção da doença e promoção da saúde.

A equipe multiprofissional da área da saúde na Estratégia de Saúde da Família possibilita na maioria das vezes o primeiro contato da comunidade com os serviços de saúde na Atenção Básica.
A composição mínima dessa equipe é de:

    A) Um médico generalista ou de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde.

    B) Um médico generalista ou de família, um dentista, um enfermeiro, um técnico de higiene dental, um auxiliar de consultório dentário, um auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde.

    C) Um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um técnico de higiene dental, um facilitar DST/ AIDS e um agente de controle de endemias.

    D) Um médico generalista ou de família, um auxiliar de enfermagem, um técnico de higiene dental, um auxiliar de consultório dentário e quatro a seis agentes comunitários de saúde.

    E) Um médico generalista ou de família, médico pediatra, médico ginecologista, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem.

A equipe multiprofissional da estratégia de saúde da família desempenha várias funções na Atenção Básica, com atribuições gerais e específicas para reorientação do modelo assistencial em conformidade com os princípios do SUS.
Dentre elas, o cadastramento das famílias de um determinado território de abrangência, que faz parte do(a):

    A) Diagnóstico de saúde da comunidade realizado pelo médico de família ou generalista.

    B) Adscrição de clientela realizada pelos agentes de saúde.

    C) Organização da demanda realizada pelo auxiliar de enfermagem.

    D) Organização de ações de promoção à saúde, coordenada pelo enfermeiro.

    E) Educação permanente em saúde, coordenado pelo enfermeiro.

Nas últimas décadas, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) passaram a liderar as causas de óbito no país, ultrapassando as taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias (DIP) na década de 80. São todas doenças consideradas como DCNT de maior mortalidade, exceto:

    A) Diabetes melitus.

    B) Doença coronariana.

    C) Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

    D) Hipertensão arterial.

    E) Hepatite C.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...