Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um paciente está necessitando de reposição hídrica e foi prescrito um volume de 2000 ml de soro glicosado, a 5%, para ser ministrado em 12 horas.
A quantidade de gotas que deve correr por minuto será de aproximadamente:
14 gotas/minuto.
28 gotas/minuto.
36 gotas/minuto.
48 gotas/minuto.
56 gotas/minuto.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Para a avaliação da qualidade institucional utiliza-se o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que é composto de seções e subseções. Nas subseções, existem os padrões definidos em três níveis. Para o centro cirúrgico são definidos os padrões de segurança, organização, qualidade e produtividade. Para cada nível são definidos itens de verificação que orientam a visita e preparação do hospital para a Acreditação Hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os itens/procedimentos a serem verificados no centro cirúrgico:
I. O correto preenchimento dos impressos de anestesia e cirurgias realizadas, considerando registros completos e legabilidade das assinaturas dos responsáveis, pelo prontuário do paciente.
II. Os manuais de normas, rotinas e procedimentos estão devidamente atualizados.
III. Elaboração do programa de cirurgias, provimento de recursos, acompanhamento e registros de procedimentos, pelo enfermeiro.
Está(ão) CORRETA(S):
As afirmativas I e III.
As afirmativas II e III.
Todas as alternativas.
As afirmativas I e II.
Apenas a afirmativa I.
Com o aumento significativo de pessoas portadoras de diabetes mellitus (DM) no Brasil, o Ministério da Saúde vem implementando diversas estratégias de saúde pública, economicamente eficazes, para prevenir o diabetes e suas complicações, através do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade. Em relação ao DM, analise as afirmativas abaixo.
I. O monitoramento do bem-estar físico e emocional do paciente com diabetes é um desafio para a equipe de saúde, especialmente para poder ajudar o paciente a mudar seu modo de viver, o que está diretamente ligado à vida de seus familiares e amigos.
II. O termo diabetes tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, se efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico.
III. O teste sanguíneo de hemoglobina glicada, também conhecida como glicohemoglobina e pelas siglas A1C e HbA1C, é muito importante para avaliar o controle glicêmico de médio prazo, refletindo os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos 2 a 3 meses.
IV. As causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física.
V. A insulina não deve ser aplicada, via de regra, em local que será muito exercitado, pois pode afetar sua velocidade de absorção.
VI. O efeito da insulina NPH aplicado pela manhã é avaliado pela glicemia antes do jantar; o da insulina noturna, pela glicemia antes do café da manhã do dia seguinte.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II, IV e VI estão corretas.
Somente as afirmativas II, III, V e VI estão corretas.
Somente as afirmativas II, III, V e VI estão corretas.
Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
A hanseníase manifesta-se através de sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que podem levar à suspeição diagnóstica da doença. As alterações neurológicas, quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem causar incapacidades físicas que podem evoluir para deformidades. Porém com o diagnóstico precoce e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença, conseqüentemente impedem a instalação das incapacidades físicas por ela provocadas. O tratamento do paciente com hanseníase é fundamental para curá-lo. O tratamento integral compreende o tratamento quimioterápico específico - a poliquimioterapia (PQT), seu acompanhamento, com vistas a identificar e tratar as possíveis intercorrências e complicações da doença e a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas. A PQT no caso da Hanseníase é composta por quais medicações?
Rifampicina, Dapsona e Clofazimina
Dapsona, Isoniazida e Rifampicina
Clofazimina, Pirazinamida e Dapsona
Rifamicina, Clofazimina e Etambutol
O preparo do sistema e a condução da perfusão requer em que o perfusionista conheça:
I. Os principais dados do paciente e dados específicos como hematócrito, tempo de coagulação ou tempo de protrombina, existência de diabetes ou de outras doenças, alterações da coagulação, uso de medicamentos e alergias.
II. O peso e a altura do paciente e o tipo de cirurgia a ser realizada.
III. A hemodiluição, que deve ser cautelosa, respeitando-se o limite máximo de 100 ml/kg de peso. A hemodiluição diminui a viscosidade do sangue e melhora acentuadamente a perfusão dos tecidos.
IV. Dados do equipamento e técnicas, como o modelo do oxigenador, reservatórios, dose inicial de heparina, hemodiluição, fluxos de perfusão e de gás.
V. A heparinização que deve ser realizada preferencialmente com a heparina sódica de origem suína, na preparação comercial que contém 5.000 U.I. (50 mg) para cada mililitro da solução.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Somente a afirmativa IV está correta.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
Avanços tecnológicos constantes e novos materiais, medicamentos e exames proporcionam tratamentos eficientes e favorecem a prevenção ou a cura de doenças. O cuidado de enfermagem é essencial para a realização de exames com segurança, conforto e qualidade que o paciente e seus familiares necessitam. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
A tendência hemorrágica no paciente é avaliada pelos testes de tempo de sangramento e contagem de plaquetas, que devem ser feitos somente após jejum de oito horas.
Enfermagem - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deverá ter seu plano assistencial alterado sempre que houver mudanças significativas com o paciente.
( ) Não é aplicável em ambulatórios.
( ) Não é aplicável em pronto-socorro.
( ) É composta por seis fases: plano assistencial, histórico, diagnóstico, prescrição, evolução, prognóstico de enfermagem.
A sequência correta está em
V, F, F, F
V, V, F, F
F, V, F, V
F, V, F, V
V, V, V, V
Na realização do teste tuberculínico, a via indicada é a:
intra-arterial;
intravenosa;
intramuscular;
subcutânea;
intradérmica.
A recomendação de interrupção temporária da amamentação, e estimulação da produção do leite com ordenhas regulares e frequentes até que a mãe possa amamentar o seu filho, é indicada quando a mãe é portadora de
hepatite B, e com o recém-nascido tendo recebido, após o nascimento, a vacina e a imunoglobulina específica, devendose aguardar 10 dias para iniciar a amamentação.
dengue na fase aguda, devendo-se aguardar 10 dias para iniciar a amamentação.
hanseníase, bacilífera ou não, devendo-se aguardar 15 dias, a contar da data da primeira dose da rifampicina, para iniciar a amamentação.
galactosemia, com o leite materno contendo alto teor de lactose.
doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente.
Nas unidades de saúde da família são atendidas
gestantes e crianças.
mulheres e crianças.
hipertensos, diabéticos e crianças.
todas as pessoas.
idosos, gestantes e crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...