Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para indivíduo adulto, as vacinas indicadas na prevenção de sarampo e tétano, e as respectivas vias de administração, são:
Tríplice bacteriana por SC; SAT por via IM.
Tríplice viral por via SC; dT por via IM.
VOP por via SC; dT por via SC.
Tríplice viral por via IM; DT por via SC.
Tríplice bacteriana por via IM; SAT por VO.
Ser enfermeiro é sinônimo de educar. No seu trabalho diário, a qualidade do cuidado para com os clientes e familiares é de sua responsabilidade do profissional da enfermagem, além do desenvolvimento de profissionais que fazem parte da sua equipe de trabalho. A grande parte dos currículos dos cursos de graduação em enfermagem possui disciplinas cujo objetivo é preparar o enfermeiro para atuar como um agente educador, porém, é preciso que o enfermeiro busque outras formas de desenvolver potencialidades e adquirir as habilidades de facilitadores do processo de aprendizagem que o auxiliem nessa atividade. Dado esse contexto, assinale a alternativa CORRETA que define aprendizagem:
Ato real de ensinar.
Abordagem educativa de transmissão de conhecimento.
É um processo interno, em que o aprendizado ocorre não apenas pelas explicações teóricas, mas também pelas experiências vivenciadas pelo aprendiz.
Processo de troca de informações dentro de um ambiente adequado.
Habilidades adquiridas através de sequência de aulas.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:
I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.
II. Redimensionar o quadro pessoal.
III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.
IV. Promover análise financeira.
V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e V.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Somente as afirmativas I, II III e IV.
O Trypanosoma cruzi é transmitido pelo barbeiro. Quando o inseto termina de se alimentar, ele defeca, depositando fezes com protozoários sobre a pele da vítima. A doença de Chagas também pode ser transmitida por transfusão de sangue ou durante a gravidez, de mãe para filho. Ao analisar o texto acima, considera-se vetor
o Trypanosoma.
os protozoários.
a gestação.
o inseto barbeiro.
a transfusão de sangue.
O cuidado de enfermagem ao paciente com tratamento quimioterápico exige a identificação dos efeitos colaterais, para a determinação dos cuidados a serem prestados, pois a administração de quimioterapia tem a finalidade de destruir as células cancerígenas. Entretanto, seu efeito no organismo traz efeitos adversos e nocivos a curto, médio e longo prazo. Em relação à quimioterapia e seus efeitos colaterais, analise as afirmativas abaixo.
I. A presença de urticária e a hiperpigmentação em alguns casos está relacionada à alta taxa de renovação celular causada pela quimioterapia a nível sistêmico.
II. A alopecia é uma toxicidade dermatológica da quimioterapia em nível sistêmico. Inicia-se, geralmente, 2 a 3 semanas após o início do tratamento.
III. A administração de quimioterapia via intravenosa é a mais comum, com absorção mais rápida e alcance de níveis séricos precisos. Requer técnica asséptica e rodízio da área de aplicação da punção periférica, com avaliação frequente e criteriosa do acesso venoso na administração de antineoplásicos irritantes e vesicantes para evitar flebite.
IV. Náuseas, vômitos, flebite e fadiga são alguns sintomas imediatos da quimioterapia.
V. A anemia é o sintoma mais frequente no paciente oncológico, que pode ser consequência do tratamento ou da própria doença, principalmente em pacientes com doença avançada.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Sabe-se que a embolia gasosa é uma das complicações da circulação extracorpórea/perfusão. Para reduzir a incidência de microbolhas no reservatório e na linha arterial do oxigenador, qual deve ser o fluxo de oxigênio?
Baixo, apenas o suficiente para manter o PO2 entre 300 350 mmHg.
Alto para manter o PO2 entre 100 200 mmHg.
Alto para manter o PO2 entre 300 350 mmHg.
Baixo, apenas o suficiente para manter o PO2 entre 100 200 mmHg.
Baixo, apenas o suficiente para manter o PO2 entre 50 100 mmHg.
É contra indicado para mulheres a utilização de anticoncepcionais hormonais orais que apresentam:
Endometriose, tensão pré- menstrual intensa.
Doença coronariana, epilepsia ou retardo mental.
Hirsurtismo, acne e irregularidade menstrual.
Imobilidade prolongada, cisto folicular ou idade inferior a 18 anos.
A mulher seja tabagista e tenho muito tensão prémenstrual.
_________________ é um movimento que propõe a inclusão das pessoas de uma organização/serviço para que possam reconstruir de forma mais compartilhada e coletiva modos de gerir e de cuidar, considerando princípios e diretrizes, que são pressupostos éticos, clínicos e políticos. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A inclusão social
A humanização
A atenção básica
A saúde coletiva
As redes de saúde
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:
Treinamento realizado dentro da unidade de trabalho.
Orientação de revisão de técnicas com tempo estabelecido.
Orientação constante e periódica de prática assistencial com o objetivo de melhorar a qualidade nas organizações de saúde.
Treinamento com agendamento anual para a revisão de técnicas.
Plano de ação com tempo determinado.
Há um caso suspeito de febre amarela. O médico orienta o técnico de enfermagem para registrar o evento no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), somente após confirmação do caso; porém, a enfermeira orienta que esse evento é de notificação compulsória imediata. Ao analisar essa situação hipotética, sob o ponto de vista epidemiológico e gerencial, pode-se afirmar que
o médico orientou corretamente o técnico de enfermagem, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.
o médico errou na orientação do técnico de enfermagem pois esse evento é de notificação nas Unidades Sentinelas, e não no SINAN, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.
ambos profissionais erraram na conduta técnica porque a febre amarela é de notificação compulsória após nota informativa da Central de Imunização.
a divergência de opiniões do médico e da enfermeira é saudável ao desenvolvimento organizacional, de acordo com os preceitos do planejamento estratégico situacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...