Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para indivíduo adulto, as vacinas indicadas na prevenção de sarampo e tétano, e as respectivas vias de administração, são:

  • A.

    Tríplice bacteriana por SC; SAT por via IM.

  • B.

    Tríplice viral por via SC; dT por via IM.

  • C.

    VOP por via SC; dT por via SC.

  • D.

    Tríplice viral por via IM; DT por via SC.

  • E.

    Tríplice bacteriana por via IM; SAT por VO.

Ser enfermeiro é sinônimo de educar. No seu trabalho diário, a qualidade do cuidado para com os clientes e familiares é de sua responsabilidade do profissional da enfermagem, além do desenvolvimento de profissionais que fazem parte da sua equipe de trabalho. A grande parte dos currículos dos cursos de graduação em enfermagem possui disciplinas cujo objetivo é preparar o enfermeiro para atuar como um agente educador, porém, é preciso que o enfermeiro busque outras formas de desenvolver potencialidades e adquirir as habilidades de facilitadores do processo de aprendizagem que o auxiliem nessa atividade. Dado esse contexto, assinale a alternativa CORRETA que define aprendizagem:

  • A.

    Ato real de ensinar.

  • B.

    Abordagem educativa de transmissão de conhecimento.

  • C.

    É um processo interno, em que o aprendizado ocorre não apenas pelas explicações teóricas, mas também pelas experiências vivenciadas pelo aprendiz.

  • D.

    Processo de troca de informações dentro de um ambiente adequado.

  • E.

    Habilidades adquiridas através de sequência de aulas.

A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:

I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.

II. Redimensionar o quadro pessoal.

III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.

IV. Promover análise financeira.

V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e III.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e V.

  • C.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II III e IV.

O Trypanosoma cruzi é transmitido pelo barbeiro. Quando o inseto termina de se alimentar, ele defeca, depositando fezes com protozoários sobre a pele da vítima. A doença de Chagas também pode ser transmitida por transfusão de sangue ou durante a gravidez, de mãe para filho. Ao analisar o texto acima, considera-se vetor

  • A.

    o Trypanosoma.

  • B.

    os protozoários.

  • C.

    a gestação.

  • D.

    o inseto barbeiro.

  • E.

    a transfusão de sangue.

O cuidado de enfermagem ao paciente com tratamento quimioterápico exige a identificação dos efeitos colaterais, para a determinação dos cuidados a serem prestados, pois a administração de quimioterapia tem a finalidade de destruir as células cancerígenas. Entretanto, seu efeito no organismo traz efeitos adversos e nocivos a curto, médio e longo prazo. Em relação à quimioterapia e seus efeitos colaterais, analise as afirmativas abaixo.

I. A presença de urticária e a hiperpigmentação em alguns casos está relacionada à alta taxa de renovação celular causada pela quimioterapia a nível sistêmico.

II. A alopecia é uma toxicidade dermatológica da quimioterapia em nível sistêmico. Inicia-se, geralmente, 2 a 3 semanas após o início do tratamento.

III. A administração de quimioterapia via intravenosa é a mais comum, com absorção mais rápida e alcance de níveis séricos precisos. Requer técnica asséptica e rodízio da área de aplicação da punção periférica, com avaliação frequente e criteriosa do acesso venoso na administração de antineoplásicos irritantes e vesicantes para evitar flebite.

IV. Náuseas, vômitos, flebite e fadiga são alguns sintomas imediatos da quimioterapia.

V. A anemia é o sintoma mais frequente no paciente oncológico, que pode ser consequência do tratamento ou da própria doença, principalmente em pacientes com doença avançada.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas III e V estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Sabe-se que a embolia gasosa é uma das complicações da circulação extracorpórea/perfusão. Para reduzir a incidência de microbolhas no reservatório e na linha arterial do oxigenador, qual deve ser o fluxo de oxigênio?

  • A.

    Baixo, apenas o suficiente para manter o PO2 entre 300 – 350 mmHg.

  • B.

    Alto para manter o PO2 entre 100 – 200 mmHg.

  • C.

    Alto para manter o PO2 entre 300 – 350 mmHg.

  • D.

    Baixo, apenas o suficiente para manter o PO2 entre 100 – 200 mmHg.

  • E.

    Baixo, apenas o suficiente para manter o PO2 entre 50 – 100 mmHg.

É contra indicado para mulheres a utilização de anticoncepcionais hormonais orais que apresentam:

  • A.

    Endometriose, tensão pré- menstrual intensa.

  • B.

    Doença coronariana, epilepsia ou retardo mental.

  • C.

    Hirsurtismo, acne e irregularidade menstrual.

  • D.

    Imobilidade prolongada, cisto folicular ou idade inferior a 18 anos.

  • E.

    A mulher seja tabagista e tenho muito tensão prémenstrual.

“_________________ é um movimento que propõe a inclusão das pessoas de uma organização/serviço para que possam reconstruir de forma mais compartilhada e coletiva modos de gerir e de cuidar, considerando princípios e diretrizes, que são pressupostos éticos, clínicos e políticos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    A inclusão social

  • B.

    A humanização

  • C.

    A atenção básica

  • D.

    A saúde coletiva

  • E.

    As redes de saúde

A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:

  • A.

    Treinamento realizado dentro da unidade de trabalho.

  • B.

    Orientação de revisão de técnicas com tempo estabelecido.

  • C.

    Orientação constante e periódica de prática assistencial com o objetivo de melhorar a qualidade nas organizações de saúde.

  • D.

    Treinamento com agendamento anual para a revisão de técnicas.

  • E.

    Plano de ação com tempo determinado.

Há um caso suspeito de febre amarela. O médico orienta o técnico de enfermagem para registrar o evento no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), somente após confirmação do caso; porém, a enfermeira orienta que esse evento é de notificação compulsória imediata. Ao analisar essa situação hipotética, sob o ponto de vista epidemiológico e gerencial, pode-se afirmar que

  • A.

    o médico orientou corretamente o técnico de enfermagem, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.

  • B.

    o médico errou na orientação do técnico de enfermagem pois esse evento é de notificação nas Unidades Sentinelas, e não no SINAN, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.

  • C.

    ambos profissionais erraram na conduta técnica porque a febre amarela é de notificação compulsória após nota informativa da Central de Imunização.

  • D.

    a divergência de opiniões do médico e da enfermeira é saudável ao desenvolvimento organizacional, de acordo com os preceitos do planejamento estratégico situacional.

  • E. a dualidade de comando, ferindo o princípio da unidade de comando, pode gerar insegurança no técnico de enfermagem, por não saber a quem se reportar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...