Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O protocolo no atendimento de uma Parada Cardiorespiratoria (PCR) segue uma sequência lógica e fundamentada de condutas que melhoram as taxas de reversibilidade do processo inicial que desencadeou o evento.
No contexto do atendimento intra-hospitalar diante de uma PCR, é correto afirmar:

    A) O uso de desfibrilador monofásico é indicado com carga inicial de 120 Joules.

    B) As compressões devem ser de alta qualidade, com frequência em torno de 100 a 120 compressões por minuto.

    C) As pessoas que aplicam as compressões não devem ser substituídas para não haver pausa ou atrasos no atendimento.

    D) A ventilação deve ser prioridade e quando for possível a via aérea avançada deve-se proceder uma ventilação a cada 3 compressões.

    E) A força de compressão do tórax deve ser em torno de 3 cm, minimizando assim riscos de fratura óssea do arco costal.

Feridas são definidas como a perda da solução de continuidade do tegumento, representadas não apenas pela ruptura da pele e do tecido celular subcutâneo, mas também, em alguns casos por lesões em músculos, tendões e ossos. Podem ser classificadas quanto à etiologia, complexidade e ao tempo de evolução.
Acerca do tratamento de feridas, é correto afirmar:

    A) Se o paciente tiver mais de uma ferida, iniciar pela mais contaminada.

    B) Em úlceras venosas, o curativo deverá ser realizado com a aplicação de ataduras em bota no sentido contrário ao da circulação venosa.

    C) O desbridamento da ferida, quando necessário, deverá ser realizado apenas por profissional médico.

    D) Na ausência de pacotes de curativo na instituição, o procedimento poderá ser realizado com luvas de procedimento em substituição às pinças estéreis.

    E) Quando for trocar vários curativos no mesmo paciente, deve iniciar pelos de incisão limpa e fechada, seguindo-se de ferida aberta não infectada, drenos e por último as colostomias e fístulas em geral.

Os Princípios e Diretrizes do SUS garantem o acesso aos serviços de saúde a toda a população em condições de igualdade. Em algumas situações especiais, por exemplo em populações de risco, é fundamental estabelecer uma discriminação positiva nesses casos, com uma prioridade para quem tem mais necessidades.
Essa condição caracteriza a:

    A) Equidade

    B) Integralidade

    C) Universalidade

    D) Hierarquização

    E) Regionalização

Nas Endemias, como por exemplo na recente COVID-19, os indicadores de saúde são fundamentais para definição de estratégias de prevenção e tratamento dessas doenças de uma população ou de um indivíduo. Por exemplo, a incidência, a prevalência, e a taxa de ataque são indicadores de saúde que se referem à:

    A) Letalidade

    B) Morbidade

    C) Esperança de vida

    D) Mortalidade

    E) Severidade

Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo em relação à organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
1. A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica (AB) e Atenção Primária à Saúde (APS), nas atuais concepções, como termos equivalentes, de forma a associar a ambas os princípios e as diretrizes definidas neste documento. 2. A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada. 3. Deve ser realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. 4. A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

A verificação dos sinais vitais é fundamental para o acompanhamento e avaliação do quadro geral do paciente.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

    A) Bradicardia é definida com uma frequência cardíaca acima do nível esperado, ou seja, acima de 80 bpm.

    B) Taquipneia é representada quando o paciente demonstra uma frequência respiratória abaixo do normal em 1 minuto.

    C) Durante a verificação da pressão arterial é recomendado que o paciente permaneça com o membro superior acima do nível do coração.

    D) Para a aferição da pressão arterial indica-se inflar o manguito até ultrapassar 20 a 30 mmHg do nível estimado da Pressão Arterial Sistólica obtido pela palpação

    E) Para a verificação de temperatura corporal, termômetros de mercúrio são os mais indicados por serem mais precisos, minimizando erros de medida.

Sobre as vias de administração de medicamentos, é correto afirmar:

    A) No que se refere à via intramuscular, o músculo deltoide deve ser o de primeira escolha devido ao seu tamanho.

    B) A Região Ventroglútea ou Local (Técnica) de Hochstetter é o local mais indicado para a administração intramuscular, considerando o volume do músculo e o menor risco de complicações.

    C) A insulina é uma das medicações feitas por via subcutânea, sendo o principal cuidado massagear o local após a aplicação.

    D) A via intradérmica possui tempo de absorção dos medicamentos mais rápida do que a subcutânea.

    E) Dentre os locais mais adequados para a realização de medicamentos subcutâneos estão a região interna da coxa, região periumbilical, abdome e braços.

O modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é descentralizado. Ou seja, Governo Federal (União), Estados e Municípios dividem a responsabilidade de forma integrada, garantindo o atendimento de saúde gratuito a qualquer cidadão através da parceria entre os três poderes.

Assinale a alternativa correta acerca da atenção à saúde.

    A) A Atenção Primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

    B) O nível intermediário de atenção fica a encargo dos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade.

    C) O nível secundário da atenção à saúde é representado pelo SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e pelo atendimento de média e alta complexidade feito nos hospitais.

    D) A atenção primária compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência.

    E) Atenção secundária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Organiza também procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, parto de alto risco, traumato-ortopedia, neurocirurgia, diálise (para pacientes com doença renal crônica), otologia (para o tratam ento de doenças no aparelho auditivo).

A prescrição de oxigênio deve respeitar indicações definidas e especificações da dose, e sua utilização requer cuidados específicos, para que este não traga complicações ao paciente.

Assinale a alternativa correta acerca dos cuidados com oxigenoterapia por cateter nasal.

    A) Indica-se a oferta de oxigênio umidificado, sendo recomendado o uso de soro fisiológico dentro dos frascos umidificadores.

    B) Dentre os cuidados com o cateter nasal está a fixação do cateter correto nas narinas, evitando-se mudar de local de fixação para evitar a manipulação do mesmo.

    C) O cateter intranasal é recomendado quando o paciente necessita de altos fluxos de oxigênio, acima de 5 litros por minuto.

    D) Caso o paciente necessite, o técnico de enfermagem poderá aumentar, por conta própria, o fluxo de oferta de oxigênio conforme o quadro clínico do paciente.

    E) Dentre os sinais e sintomas que podem indicar necessidade de oxigênio ou aumento da oferta do mesmo podemos citar cianose, taquidispneia, agitação, desorientação, devendo o técnico de enfermagem comunicar ao enfermeiro qualquer alteração destas identificadas.

O profissional de saúde tem papel fundamental na promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno (AM). Para exercer esse papel ele precisa, além do conhecimento e de habilidades, considerar os aspectos emocionais, a cultura familiar e a rede social de apoio à mulher.

Assinale a alternativa correta acerca do AM.

    A) Não é contraindicada a amamentação em mães HIV positivas desde que estejam realizando o tratamento adequado.

    B) O AM deve ser exclusivo até os 4 meses de idade quando já devem ser introduzidos alimentos complementares.

    C) A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios, e a apojadura (“descida do leite”) costuma ocorrer até o terceiro ou quarto dia pós-parto.

    D) A concentração de gordura no leite diminui no decorrer de uma mamada e, por isso, o leite do início da mamada (chamado leite anterior) é o mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança.

    E) As mamadas devem ter horários pré-estabelecidos, estipulando o prazo máximo de 15 minutos em cada mama, intercalando entre as duas mamas na mesma mamada para garantir que o bebê fique saciado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...