Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às Diretrizes de 2010 da American Heart Association (AHA) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), analise as afirmativas abaixo:
I. As novas diretrizes enfatizam uma RCP de alta qualidade e para isto a freqüência de compressão deve ser de aproximadamente 100 bpm.
II. Deve-se fazer uma compressão mínima de 5 cm no tórax do adulto e de, no mínimo um terço do diâmetro anteroposterior do tórax, em bebê e crianças (aproximadamente, 1,5 polegada [4 cm] em bebê e 2 polegadas [5 cm] em crianças).
III. Não houve alteração na recomendação referente à relação compressão-ventilação de 30:2 para um único socorrista de adultos, crianças e bebê (excluindo-se recém-nascidos).
IV. Recomenda-se a alteração na sequência de procedimentos de SBV de ABC para CAB.
Marque a opção correta :
As afirmativas I, II, III e IV são falsas.
Apenas a afirmativa II é falsa.
As afirmativas II e IV são falsas.
Apenas a afirmativa I é falsa.
Na sondagem gastrointestinal é realizada a comprovação do correto posicionamento da sonda; esta comprovação se dá por meio de:
Aspiração do conteúdo: aspirar com a boca o conteúdo gástrico.
Verificação de sinais: Importância para sinais como febre, coriza e dor no corpo.
Teste de audição: colocar o diafragma do estetoscópio na altura do estômago do paciente e injetar rapidamente 20 cc de ar pela sonda, sendo que o correto é a audição do ruído característico.
Teste do borbulhamento: colocar a extremidade da sonda em um copo com água, sendo que, se ocorrer borbulha, é sinal de que ela está no local correto.
Teste do pezinho: verificar a coloração do pé do paciente, para ver se há sinais de cianose.
Considerando as graves conseqüências maternas e fetais ocasionadas pela DHEG, o(a) enfermeiro(a) deve estar atento(a), durante o exame físico obstétrico:
À palpação obstétrica e ao controle da pressão arterial.
À pesquisa de edema e ao controle da pressão arterial.
À inspeção das mamas e à palpação obstétrica.
À ausculta de batimentos cardiofetais (BCFs) e à inspeção das mamas.
À pesquisa de edema e à ausculta dos batimentos cardiofetais.
Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, por meio de campanhas, programas de duração permanente, é de competência do
Programa de Elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Programa de Controle Médicos de Saúde Ocupacional.
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais.
Enfermagem - Saúde Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A coleta dos dados referentes ao cadastro familiar e o delineamento do perfil de saúde dos grupos familiares é realizado pela equipe do (a)
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o tema educação voltada à saúde dos trabalhadores, é CORRETO afirmar:
Nas ações de educação, o enfermeiro do trabalho precisará de recursos para práticas educativas coletivas e/ou individuais na empresa, com a finalidade de formar trabalhadores para ações que melhorem e/ou mantenham a qualidade de vida.
As práticas de educação em saúde são espaços de produção e de aplicação de saberes para o desenvolvimento humano. Devem favorecer a reflexão crítica e participação dos trabalhadores e equipes de saúde do trabalhador. O líder dessas práticas é o enfermeiro.
As áreas de educação para o enfermeiro são: educação de profissionais, educação permanente de equipes de enfermagem e ainda educação em saúde de trabalhadores. Esta última é fundamental para o enfermeiro do trabalho, pois facilita a sua criatividade e a inovação na promoção da saúde e prevenção de acidentes de trabalho.
Uma tendência em enfermagem é a problematização como atividade didática mais adequada para educação em saúde, porque valoriza o saber do enfermeiro ao lhe transmitir informações que julga serem valiosas e essenciais para a vida e saúde dos trabalhadores.
É de fundamental importância que o enfermeiro do trabalho busque alternativas que associem saúde e educação, lembrando que o saber acadêmico exclui o saber leigo e o contexto político, social, econômico e cultural do trabalhador.
A cirrose hepática é uma doença degenerativa do fígado causada por lesão celular generalizada, ocorrendo distúrbios digestivos e metabólicos, defeitos de coagulação e desequilíbrios hidroeletrolíticos. Avaliando as afirmações abaixo, marque a ERRADA:
A hipotensão portal, as varizes esofágicas, ascite e encefalopatia hepática são complicações da cirrose avançada.
A cirrose de Laennec é mais comum resulta da ingestão crônica de álcool e de uma má nutrição e pode ocorrer após a ingestão de drogas hepatotóxicas.
As manifestações clínicas da cirrose compensada são eritema palmar , epistaxe e hepatomegalia, mas a cirrose descompensada envolve a icterícia, o baqueteamento digital, a equimose e a atrofia gonadal.
Com relação a função hepática alguns exames laboratoriais são conclusivos como o tempo de protrombina prolongado e a baixa contagem plaquetária devido a hepatopatia.
A cirrose pós necrótica resulta da destruição das células hepáticas secundárias , a uma hepatopatia metabólica ou a exposição a toxinas hepáticas ou substâncias químicas industriais.
O trauma é uma lesão caracterizada por uma alteração estrutural ou fisiológica, de parte ou de todo o corpo, resultante da exposição excessiva a uma energia ou da privação de uma energia essencial. Com relação ao atendimento a vítimas de queimadura, marque a opção incorreta :
Deve-se utilizar a regra dos 7 em homens e dos 9 em mulheres para calcular a área queimada.
O calor coagula as proteínas, sendo este o mecanismo primário do trauma por queimadura.
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de destruição celular na pele e tecido subcutâneo.
O tratamento inicial tem como base o ABCDE do HTLS.
Apesar de várias evidências científicas comprovarem a importância da amamentação, em termos nutritivos, o aleitamento materno exclusivo está aquém do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Com relação ao aleitamento materno, assinale a opção correta.
No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes, apesar de reduzir a produção de anticorpos.
Não existem evidências de que as mulheres que amamentam adquirem proteção contra a diabetes, o que acontece com as crianças amamentadas.
A amamentação é um excelente método contraceptivo nos primeiros seis meses após o parto, com 98% de eficácia, ainda que a amamentação não seja exclusiva ou predominante.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais de idade.
A introdução precoce de outros alimentos antes de o lactente completar seis meses de idade está associada ao maior número de episódios de diarreia, apesar de não interferir na absorção de ferro e zinco do leite materno.
Marta encontra-se na 27ª ss gestacional, apresenta dor abdominal súbita, de intensidade variável com perda sanguínea de cor vermelho-escura e em pequena quantidade, incompatível com o quadro materno de hipotensão, ou de choque. Ao exame clínico, o útero apresenta-se hipertônico, doloroso, sensível às manobras palpatórias. A principal hipótese diagnóstica é:
Rotura uterina.
Placenta prévia.
Gravidez ectópica.
Ameaça de abortamento.
Descolamento prematuro da placenta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...