Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A enfermagem em uma unidade de pediatria que atende a uma população vulnerável e altamente dependente tem necessidade de medidas especificas de segurança física, emocional e ambiental. Acerca desse assunto, julgue os itens Subsequentes.
Em unidades de pediatria é necessária, a presença de grades nos berços facilmente removíveis, para prestação de cuidados a criança.

A classificação do estágio de HAS, segundo os valores de pressão arterial sistêmica, fornece à equipe de saúde parâmetros para avaliar o risco de complicações indesejáveis para o paciente com HAS. De acordo com o Ministério da Saúde, em Cadernos de Atenção Básica (2006) Hipertensão Arterial Sistêmica, assinale a alternativa correta.
Pessoas com pressão arterial sistólica com valor maior que 120 mmHg e pressão diastólica maior que 90 mmHg são classificadas dentro da faixa normal.
A faixa de pessoas com valor de pressão arterial sistólica entre 120 e 139 mmHg e pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg pode ser considerada pré-hipertensa.
A faixa normal compreende pessoas com pressão arterial sistêmica entre 140 e 150 mmHg e pressão arterial diastólica entre 90 e 120 mmHg.
Hipertensão estágio 1 abrange pessoas com pressão arterial sistólica com valores menores que 110 mmHg e pressão arterial diastólica com valores iguais ou inferiores a 80 mmHg.
Hipertensão estágio 2 abrange pessoas com pressão arterial sistólica com valores menores que 130 mmHg e pressão arterial diastólica abaixo de 90 mmHg.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
A frequência normal da respiração em adultos é de:
10 a 13 movimentos respiratórios por minuto.
14 a 20 movimentos respiratórios por minuto.
14 a 20 movimentos respiratórios por minuto.
30 a 40 movimentos respiratórios por minuto.
80 a 100 movimentos respiratórios por minuto.
O marca-passo cardíaco é um equipamento eletrônico utilizado para iniciar o batimento, quando o sistema elétrico intrínseco do coração é ineficaz para gerar uma frequência adequada à manutenção do débito cardíaco. O marcapasso é utilizado em emergências, servindo como ponte até que o marca-passo permanente seja inserido, podendo ser invasivo ou não invasivo. Em que casos há indicação do uso do marca-passo? 1. Bradiarritmias, associadas ao infarto agudo do miocárdio. 2. Bradiarritmias por intoxicação medicamentosa ou exógena. 3. Pacientes submetidos a cirurgias cardíacas para suporte pós-operatório. 4. Assistolia. Estão corretos os itens:
A coleta de exames laboratoriais e a verificação dos sinais vitais em pediatria são procedimentos que exigem da enfermagem conhecimentos técnico científicos e adaptações especificas para a faixa etária de sua clientela. Considerando as informações apresentadas, julgue os itens a seguir.
Considerando os efeitos fisiopatológicos da febre, para cada 0,4 grau Celsius de aumento de temperatura, o mecanismo da febre concorre com uma elevação de 10 batimentos cardíacos por minuto
Assinale a alternativa que apresenta o método mais simples e eficaz para reduzir a disseminação das infecções.
Lavagem das mãos.
Uso de luvas de procedimentos, aventais e máscaras.
Uso de protetor ocular.
Esterilização por autoclave e a óxido de etileno.
Limpeza e desinfecção de ambientes e equipamentos.
De acordo com alguns especialistas, as doenças crônicas não transmissíveis tornaram-se prioridade na área da saúde no Brasil, visto que se constituem a principal fonte de carga de doença e uma ameaça constante à saúde e ao desenvolvimento humano. No que concerne a tal faceta do cenário brasileiro, no qual os indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão inseridos, assinale a alternativa correta.
O SUS, em todas as suas esferas de gestão, tem investido na construção de uma sólida política pública de saúde, por meio da criação de consensos e responsabilidade compartilhada, priorizando a saúde integral, operando em atenção, promoção, proteção e recuperação da saúde.
Os principais fatores de risco relacionados às DCNT são tabagismo, consumo de bebida alcoólica, consumo alimentar inadequado (carnes com excesso de gordura, leite com teor integral de gordura e consumo regular de refrigerantes pelo menos cinco vezes na semana), sedentarismo, excesso de peso e obesidade, prática de sexo sem camisinha e abuso de drogas, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de seringas entre usuários.
De acordo com o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, proposto pelo Ministério da Saúde, o foco do cuidado de enfermagem deve estar relacionado à baixa e à média complexidades, uma vez que é na atenção básica que o enfermeiro possui a competência para assistir indivíduos portadores de DCNT.
As DCNT afetam predominantemente pessoas idosas e homens, uma vez que são mais suscetíveis aos fatores de risco relacionados a essas doenças.
Em relação ao custo-efetividade quanto à prevenção de DCNT, é fato que o investimento financeiro é alto, e o resultado acaba não sendo percebido em curto prazo.
O uso do brinquedo terapêutico pelo enfermeiro é recomendado e regulamentado pelo COFEN na resolução nº 295 de 24 de outubro de 2004. Em relação a esta estratégia de assistência à criança é CORRETO afirmar que:
o brinquedo terapêutico é classificado em: dramático ou catártico, instrucional e capacitador de funções fisiológicas;
a ludoterapia é um sinônimo de brinquedo terapêutico;
o brinquedo terapêutico deve ser utilizado apenas com crianças com distúrbios emocionais e neuróticos;
a técnica de condução da sessão do brinquedo terapêutico deve permitir à criança brincar com restrição;
as sessões do brinquedo terapêutico devem ser realizadas apenas nas brinquedotecas.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
A sonda nasogástrica é um procedimento realizado sobre limites anatômicos externos. Deve-se estar muito atento para estabelecer o mais precisamente possível esses limites descritos na técnica.
Identifique-os:
O comprimento da sonda a ser introduzida deve ser medido colocando-se a sua extremidade na base do nariz do paciente, alongando- a até o lóbulo da orelha e, daí, até o apêndice xifoide.
O comprimento da sonda a ser introduzida deve ser medido colocando-se a sua extremidade na ponta do nariz do paciente, alongando- a até o ângula da mandíbula e, daí, até o apêndice xifoide.
O comprimento da sonda a ser introduzida deve ser medido colocando-se a sua extremidade na ponta do nariz do paciente, alongando- a até o lóbulo da orelha e, daí, até o coração.
O comprimento da sonda a ser introduzida deve ser medido colocando-se a sua extremidade na ponta do nariz do paciente, alongando- a até o lóbulo da orelha e, daí, até o apêndice xifoide.
O comprimento da sonda a ser introduzida deve ser medido colocando-se a sua extremidade entre as sobrancelhas do paciente, alongando-a até o lóbulo da orelha e, daí, até o apêndice xifoide.
O enfermeiro, ao receber o paciente submetido à nefrectomia, na sala de recuperação pós-anestésica, deve iniciar sua avaliação pelo(a):
ferida operatória;
sistema circulatório;
segmento cefálico;
sistema urinário;
sistema respiratório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...