Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Chega ao pronto-socorro uma gestante de 27 anos, 37 semanas de gestação, vítima de colisão frontal auto x anteparo. O socorrista trouxe a vítima imobilizada em prancha rígida, em posição supina, e orienta que não deve ser realizado raio x devido à gestação e risco de danos ao bebê. Diz ainda que o cinto de 2 pontos protegeu a colisão da barriga com o volante e a primeira conduta nesse atendimento é a realização de uma ultrassonografia. Completou dizendo que nessa idade gestacional, o trauma de pelve é risco para fratura do crânio fetal. Com base nessas orientações, qual delas você considera CORRETA?

    A) Imobilização em prancha rígida em posição supina.

    B) Orientação sobre a não realização de raio x em gestante em hipótese alguma.

    C) A primeira conduta é a avaliação fetal por meio da ultrassonografia.

    D) Trauma de pelve pode gerar fratura de crânio do bebê.

O protocolo de Manchester vem sendo cada vez mais utilizado na classificação de risco em serviços de emergência, a fim de classificar os pacientes por cores e determinar o tempo máximo de atendimento em cada categoria. Sobre a classificação de risco, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os pacientes que estiverem visivelmente bem, antes mesmo de abrirem a ficha de atendimento, devem ser encaminhados à outra unidade de saúde.

    B) A classificação é realizada com base na apresentação, doenças de base, sinais e sintomas, queixa principal e sinais vitais.

    C) Após realizada a classificação, não é possível a mudança de cor, devendo permanecer a mesma até o atendimento.

    D) A idade acima de 60 anos é considerada prioridade máxima.

Estima-se que a violência sexual atinja 12 milhões de pessoas a cada ano no mundo. As ações de atenção à saúde devem ser acessíveis para toda população, incluindo-se as medidas de emergência, o acompanhamento, reabilitação e tratamento dos eventuais impactos da violência sexual sobre a saúde física e mental da mulher. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I - A violência sexual repercute na saúde física, desde o risco de contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis até gravidez indesejada, e na saúde mental da pessoa, culminando em quadros de depressão, síndrome do pânico, ansiedade e distúrbios psicossomáticos. II – Deve ser realizada a notificação compulsória em qualquer caso suspeito ou confirmado de violência doméstica, sexual e/ ou outras violências contra mulheres, independente de faixa etária. III – Deve-se realizar a coleta imediata de sangue e de amostra do conteúdo vaginal na admissão da vítima de violência sexual para avaliar presença de DST, HIV ou hepatite. Somente após os resultados dos exames, deve-se iniciar a profilaxia. IV – A Anticoncepção de Emergência (AE) deve ser prescrita para todas as mulheres e adolescentes expostas à gravidez, através de contato certo ou duvidoso com sêmen, independente do período do ciclo menstrual. V - De acordo com o Decreto-Lei nº 2.848, o abortamento é permitido quando a gravidez resulta de estupro ou, por analogia, de outra forma de violência sexual.

    A) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas

    B) Somente as afirmativas I, II, III estão corretas

    C) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A morbimortalidade materna e perinatal continuam ainda muito elevadas no Brasil. Sabese que a maioria das mortes e complicações que surgem durante a gravidez, parto e puerpério são preveníveis, mas para isso é necessária a participação ativa do sistema de saúde. Sobre as emergências obstétricas, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de ECLÂMPSIA:

    A) Caracteriza-se pela presença de convulsões tônico-clônicas generalizadas ou coma em mulher com qualquer quadro hipertensivo, não causadas por epilepsia ou qualquer outra doença convulsiva. Pode ocorrer na gravidez, no parto e no puerpério imediato.

    B) É a interrupção da gravidez ocorrida antes da 22ª semana de gestação.

    C) É quando a placenta se implanta total ou parcialmente no segmento inferior do útero, com presença de sangramento indolor, geralmente no segundo ou terceiro trimestre da gestação.

    D) Caracteriza-se pela separação da placenta da parede uterina antes do parto, com quadro de dor abdominal, acompanhada ou não de sangramento.

A Resolução Cofen 358/2009 estabelece que o processo de enfermagem (PE) deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. As etapas do PE compreendem:

    A) Histórico, diagnóstico, implementação e avaliação.

    B) Coleta de dados, planejamento, implementação e avaliação.

    C) Histórico, diagnóstico, planejamento e implementação.

    D) Coleta de dados ou histórico, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.

Paciente B.M.L., 4 anos de idade, sexo masculino, sofreu queda em escada com 15 degraus, apresentando trauma em diversos locais do crânio. No que se refere aos sinais e sintomas apresentados por um paciente com suspeita de fratura de base de crânio, assinale a alternativa CORRETA:
I- saída de líquor ou liquorreia em cavidade oral, nasal ou auricular. II- hematoma retroauricular ou “sinal de batalha”. III- hematoma periorbitário conhecido como sinal do “olho de guaxinim”. IV- em casos mais graves, o paciente pode evoluir com mau ajustamento psicológico, coma e morte.

    A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

    B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A estratégia de triagem utilizada pelas equipes de atendimento pré-hospitalar em acidentes com múltiplas vítimas é denominada START, que significa “simples triagem e rápido tratamento”, sendo os pacientes classificados por meio de cores que representam sua gravidade. Sendo assim, um paciente que se encontra em risco imediato de vida, com frequência respiratória maior que 30 rpm e em estado de choque, é classificado com a cor:

    A) Preta

    B) Verde

    C) Amarelo

    D) Vermelho

Um acidente automobilístico envolvendo dois carros em uma rodovia estadual, resultou em trauma a duas vítimas, sendo que uma foi à óbito no local, e a vítima sobrevivente apresentou múltiplas fraturas e trauma de abdome e pelve. Referente ao trauma de abdome e pelve, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A incidência é de 15 a 20% dos traumas. Pode ser decorrente de agressão física, ferimento por arma branca ou de fogo, explosão, queda, atropelamento, colisão de veículos.

    B) O uso correto de cinto de segurança previne lesões internas, e quando incorretamente posicionado, pode provocar lesão de pâncreas e de outros órgãos retroperitoniais, ruptura e explosão de intestino.

    C) A laceração ou rompimento de estruturas sólidas, como fígado e baço, e de estruturas vasculares provoca sangramento interno e, por não ser visualizável, dificulta a identificação e a intervenção imediatas, principalmente na prevenção de choque hipovolêmico e da redução do risco de morte.

    D) Em caso de exposição ou saída de órgão da cavidade abdominal ou pélvica, recomenda-se reposicionar as vísceras na cavidade, cobrindo com tecido limpo e seco, evitando a infecção.

A assistência de enfermagem ao paciente vítima de queimadura consiste em interromper a progressão do calor, manter a perfusão tissular, controlar a dor, evitar infecção e efetuar a reposição líquida. Considerando a fórmula de Baxter e Parkland e utilizando 2ml para o cálculo, um paciente adulto, 70 kg, que apresenta SCQ de 37%, deve receber qual volume para reposição de líquidos?

    A) 2.180 ml

    B) 5.180 ml

    C) 10.180 ml

    D) 14.180 ml

A prioridade no atendimento e tratamento das lesões infantis são as mesmas de um adulto, porém algumas particularidades devem ser levadas em consideração. Sobre a assistência à vítima pediátrica de trauma, qual alternativa se apresenta INCORRETA?

    A) A punção intraóssea é a primeira escolha de acesso venoso na criança.

    B) A intubação nasotraqueal não deve ser realizada em crianças devido à angulação da nasofaringe em relação à glote, aumentando o risco de lesões.

    C) Taquicardia e diminuição da perfusão periférica são os únicos aspectos para o reconhecimento precoce da hipovolemia.

    D) A hipotermia pode comprometer a recuperação da criança vítima de trauma.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...