Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma jovem de 17 anos de idade, primigesta, com 34 semanas de gestação, deu entrada no setor de obstetrícia com quadro de crise convulsiva, hipertensão arterial (200 mmHg × 120 mmHg) e edema. A mãe, que a acompanhava, informou que a filha nunca teve problemas de saúde, mas que ganhou muito peso com a gravidez. Relatou história familiar de eclampsia (irmã). Informou ainda que, na 23.ª semana de gestação, foi detectado aumento da pressão arterial na sua filha, quando iniciou o tratamento com metildopa (150 mg/dia). Foi submetida à cesariana, e a criança demonstrou boa vitalidade ao nascer. No pós-operatório imediato, a puérpera evoluiu comatosa e com anasarca. Encontra-se com cânula de Guedel e oxigênio sob máscara, sonda vesical de demora e sulfato de magnésio IV, 1g/h, em veia periférica.
Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta.
Os dados de história familiar de eclampsia, ganho de peso e hipertensão arterial após a vigésima semana de gestação indicam que a causa mais provável da eclampsia é uma hipertensão arterial crônica.
O anti-hipertensivo utilizado pela gestante (metildopa) habitualmente não é a primeira escolha por estar associado à redução significativa do fluxo sanguíneo uteroplacentário, morte fetal e insuficiência renal em neonatos, sendo utilizada apenas nos casos de hipertensão refratária.
O sulfato de magnésio prescrito deve ser administrado sob bomba de infusão, com controle rigoroso dos parâmetros respiratórios (frequência respiratória deve ser superior a 12 irpm), neurológicos (atenção para o reflexo patelar, que deve estar presente) e de débito urinário (deve ser superior a 100 mL em 4 horas).
Devido à história de crise convulsiva, a paciente deve ser colocada em um leito com grades que impeçam a ocorrência de quedas ou traumatismos, sob decúbito lateral direito, com contensão em ambos os braços, para evitar trauma.
A fisiopatologia envolvida está amparada no dano epitelial, de causa autoimune, que provoca vasoconstrição e elevação da resistência vascular periférica, alterações sanguíneas com hemodiluição, alterações na permeabilidade capilar e alterações hepáticas com diminuição de enzimas.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.
A estrutura do atendimento pré-hospitalar deve contar com uma central de regulação de urgências e emergências de fácil acesso ao público, em que o médico regulador julgue cada caso e defina a resposta mais adequada para a situação.
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, a NR-17 (Norma Regulamentadora nº 17) recomenda:
índice de temperatura efetiva entre 25 °C e 28 °C.
velocidade do ar não superior a 2 m/s.
umidade relativa do ar não inferior a 40 por cento.
curva de avaliação de ruído e vibração não superior a 75 dB.
Numa plataforma de petróleo, o trabalhador que atua como mergulhador que utiliza ar comprimido pode apresentar as seguintes doenças ocupacionais, EXCETO
otalgia.
otite média não supurativa.
sinusite barotraumática.
doença da descompressão.
doença de Kienböck do adulto.
Considere que uma paciente de 57 anos de idade tenha dado entrada na sala de recuperação anestésica de um hospital após ter se submetido a uma cirurgia de toracotomia, com retirada de nódulos pulmonares. Chegou com agitação psicomotora, tremores e pele fria. Seus sinais vitais indicavam pressão arterial de 110 mmHg/60 mmHg, frequência cardíaca de 102 batimentos por minuto, frequência respiratória de 12 irpm, saturação de 95%. Respirava superficialmente e queixava-se de dor intensa. Foi instalado oxigênio sob máscara a 3 L/min e infundidas soluções cristaloides em cateter central. Após 15 minutos, encontrava-se mais sonolenta, não respondia aos chamados, saturação de 82%, valores gasométricos com indicação de pH baixo, hipoxemia e hipercapnia.
Nessa situação, assinale a alternativa correta.
A hipercapnia e a hipoxemia podem ter sido resultantes da ação de drogas administradas durante o procedimento cirúrgico, como diuréticos e anestésicos, e são esperadas em pacientes que se encontram na sala de recuperação cirúrgica.
A paciente apresenta um quadro importante de hipoventilação que deve ser revertido adotando-se medidas de manutenção de via aérea permeável (garantia de oferta adequada de oxigênio e monitoração do padrão respiratório), controle da dor (administração de analgésicos prescritos), aquecimento (para a hipotermia) e manutenção da estabilidade cardiovascular.
Os tremores e a pele fria apresentados pela paciente podem ser considerados fatores relacionados ao diagnóstico de hipotermia da NANDA, que são decorrentes da exposição a um ambiente mais frio, medicamentos utilizados e cavidades abertas durante o procedimento cirúrgico.
O quadro da paciente indica que houve desestabilização cardiorrespiratória, devendo ser avaliados em primeiro lugar o sítio cirúrgico, a função do sistema nervoso central e, em seguida, deve ser realizado o tratamento não farmacológico da dor, a administração de antibióticos e a aplicação de curativo compressivo no tórax.
Os valores gasométricos de pH = 7,63, pO2 = 68 mmHg, pCO2 = 22 mmHg e o bicarbonato de 22,5 são compatíveis com o quadro descrito.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.
Em situações de emergência, os movimentos anatômicos normais do corpo são fundamentais para que se possa identificar alguma anormalidade, pois, em caso de trauma, pode haver comprometimento desses movimentos.
Considerando que a preocupação com a questão ambiental torna o gerenciamento de resíduos de saúde um processo de extrema importância na preservação da qualidade de saúde e do meio ambiente, julgue os itens subsequentes.
O vidro é 100% reciclável, podendo ser reutilizado várias vezes, desde que não apresente risco biológico e químico.
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.
Para garantir a atenção integral à saúde dos trabalhadores existem os Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a rede de serviços sentinela de média e alta complexidade capazes de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET). Essa rede, integrada à rede de serviços do SUS, é uma estratégia denominada
EST − Estratégia Saúde do Trabalhador.
EST/SUS − Estratégia Saúde do Trabalhador no SUS.
ERST - Estratégia de Referência à Saúde do Trabalhador.
RESTSUS - Rede Saúde do Trabalhador no SUS.
RENAST - Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.
Numa indústria de petróleo, o trabalhador atua com hidrocarbonetos alifáticos. São doenças ocupacionais que este composto pode ocasionar, EXCETO
hiporacusia ototóxica.
hipertensão portal.
doença tóxica do fígado.
síndrome de Raynaud.
síndrome de Caplan.
A educação sexual tem sido assunto obrigatório nos últimos anos em muitas Unidades de Ensino buscando, entre outras coisas, o esclarecimento quanto às doenças sexualmente transmissíveis. Com relação às DSTs, é correto afirmar:
Pessoas acometidas por sífilis venérea (causada por Treponema pallidum) são mais susceptíveis a outras treponematoses, ou seja, não desenvolvem resistência a essas infecções.
A sífilis venérea é transmitida através do contato sexual, mas também pode ser passada para o feto ainda no útero.
Comportamentos de contato íntimo, não sexuais, envolvendo troca de fluidos corpóreos não estão relacionados à transmissão de DST.
O HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), agente causador da AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida) ataca todas as células do corpo de uma pessoa após a infecção.
Pessoas que praticam sexo seguro estão isentas do risco de adquirir uma DST.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...