Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos parâmetros para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização, através do Acolhimento com Classificação de Risco, pode- se afirmar, EXCETO:
Respeito à individualidade do sujeito/usuário.
Incentivo às práticas promocionais de saúde.
Des-hierarquização de riscos para acolhimento do usuário.
Definição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias.
Nas ações educativas em saúde sobre a prevenção da hepatite B, recomenda-se
alimentação balanceada e higienização dos alimentos com água potável.
higienização dos alimentos e uso de hipoclorito de sódio 0,1% para imersão de frutas e legumes.
manipulação cuidadosa de secreções, sangue e utilização de preservativo.
restrição de bebida alcoólica e dieta balanceada.
atividade física regular e utilização de diafragma nas relações sexuais.
Com relação ao protocolo de atendimento estabelecido no Guizlelines 2005 do AHA (American Heart Association) e utilizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os itens a seguir.
É adequado utilizar adrenalina subcutânea em adultos em PCR.
O Ministério da Saúde desenvolve uma política que objetiva, no Sistema Único de Saúde (SUS), garantir atenção integral à saúde da população idosa, com ênfase no envelhecimento saudável e ativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Nos últimos anos, tem-se observado um importante envelhecimento populacional brasileiro; e o formato tipicamente triangular da pirâmide populacional, com uma base alargada, está sendo substituído por uma pirâmide populacional com base ainda alargada, mas com vértice também mais largo, característico de uma sociedade em acelerado processo de envelhecimento.
O Brasil encontra-se em processo de transição epidemiológica, que se caracteriza pela mudança do perfil de morbidade e de mortalidade de uma população, com diminuição progressiva das mortes por doenças infectocontagiosas e elevação das mortes por doenças crônicas.
A Lei n.º 10.741, que regulamenta o Estatuto do Idoso, aprovada há mais de dez anos, representou uma das maiores conquistas sociais da população idosa no Brasil, porém, àquela época, a referida lei ainda não contemplava os aspectos relacionados à prevenção e à manutenção da saúde em ambientes de atendimento domiciliar.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) do Ministério da Saúde foi aprovada recentemente, trazendo um novo paradigma para a discussão da situação de saúde dos idosos. Nela, reforça-se a necessidade de se considerar essa população igualitariamente, sem distinção de grupos ou extratos, com elaboração de ações igualitárias independentemente das condições funcionais dessa população.
Entre as diversas competências específicas atribuídas ao Gestor Federal do SUS para viabilizar o alcance do propósito da PNSPI, está discutir e pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as estratégias e as metas a serem alcançadas por essa política a cada ano.
Dentre os fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica, segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, são considerados:
obesidade, sedentarismo, doença vascular encefálica e diabetes melito.
ingestão de bebidas alcoólicas, ingestão de fibras, diabetes melito e obesidade.
consumo de sal, asma, gordura saturada e doença renal.
doença arterial coronária, fatores psicossociais, ansiedade e tabagismo.
etnia, tabagismo, excesso de peso, sedentarismo e etilismo.
O período pós-operatório estende-se do momento em que o paciente deixa a mesa de cirurgia até quando realiza a última consulta de acompanhamento com o cirurgião. Esse período pode ser tão breve quanto uma semana ou tão longo quanto vários meses. Durante este período, o cuidado de enfermagem é direcionado para o restabelecimento do equilíbrio das necessidades humanas básicas afetadas do paciente.
Baseando-se no contexto acima, analise as afirmativas abaixo:
I. Estão entre os objetivos do tratamento de enfermagem, para o paciente na sala de recuperação anestésica, ações de controle até que o paciente tenha se recuperado dos efeitos da anestesia, estar consciente e orientado, ter sinais vitais estáveis e não demonstrar evidência de hemorragia.
II. Nas horas iniciais à admissão na unidade clínica, o profissional de enfermagem deve estar atento, entre vários aspectos, à ventilação adequada.
III. Geralmente, em razão de medicamentos analgésicos, as respirações são rápidas.
IV. A temperatura deve ser mensurada a cada 4 horas nas primeiras 24 horas.
Marque a alternativa CORRETA:
as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
apenas a afirmativa IV é falsa.
apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
apenas a afirmativa III é falsa.
Um paciente com 40 anos de idade, que é tabagista e bebe Socialmente, chegou à emergência de determinado hospital, queixando se de dor no peito (precordial) que irradiava para membro superior direito e mandíbula, apresentando sinais vitais FC = ll0 bpm, PA = 120 >< 80 mmHg, saturação de 02 90% e glicemia de l00 mg/dL,
A partir do caso clinico acima, julgue os seguintes itens.
O quadro sintomático e o de infarto agudo do miocárdio (IAM).
A Portaria n.º 648/2006 do Ministério da Saúde aprova a Política Nacional de Atenção Básica e estabelece a revisão de diretrizes e normas para a reorganização da Atenção Básica no Brasil. O trabalho em equipe é um dos pontos primordiais para as mudanças preconizadas na assistência integral ao usuário da Atenção Básica. Assim, o enfermeiro está inserido em uma equipe que visa atender às necessidades dos usuários desde a promoção à saúde à reabilitação, com enfoque no cuidado centrado na família e em um território determinado. Assinale a alternativa correta com base nessa portaria.
O enfermeiro tem a atribuição de supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos agentes comunitários em saúde, dos membros da equipe de enfermagem e dos auxiliares de saúde bucal.
A Atenção Básica constitui-se porta de entrada do sistema de saúde, com ação focalizadora nas ações dos profissionais de saúde de maneira individual, com ausência de comunicação interdisciplinar.
Constitui-se como um dos princípios da Atenção Básica o foco da atenção à saúde do indivíduo, para mudança do paradigma de foco anterior, que era pautado na família.
O processo de trabalho das equipes de Atenção Básica inclui a realização do primeiro atendimento às urgências médicas e odontológicas.
É atribuição da equipe multiprofissional realizar encaminhamentos para outros níveis de atendimento, não se preocupando com o planejamento das ações de diagnóstico situacional, e centralizar o foco na família e na comunidade.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A administração de medicamentos é um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem, requerendo conhecimentos de farmacologia e terapêutica no que diz respeito à ação, dosagem, efeitos colaterais, métodos e precauções na administração das drogas. Sobre a administração, a alternativa incorreta é
Ao administrar o medicamento devemos investigar se o paciente tem alergia.
Checar a prescrição médica e o horário que a medicação foi administrada.
Saber se existem cuidados de enfermagem específicos para a administração da droga.
Lembrar a regra dos cinco certos: medicamento certo, paciente certo, dose certa, hora certa e via certa.
Deixar o medicamento sobre a mesa de cabeceira do paciente.
Conforme a Lei Federal no 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, são atividades privativas do enfermeiro
administrar medicamentos e prestar consultoria de enfermagem.
observar e reconhecer sinais e sintomas e realizar auditoria em enfermagem.
efetuar consultas de enfermagem e emitir parecer sobre matéria de enfermagem.
prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e coletar materiais para exame.
realizar a anotação de enfermagem e executar a episiotomia com anestesia local.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...