Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe assistir ao enfermeiro em:
preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos.
na prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave.
executar os trabalhos de rotina vinculados à alta do paciente.
participação na elaboração e na operacionalização do sistema de referência e contra-referência do paciente nos diferentes níveis de atenção à saúde.
consulta de enfermagem.
0 técnico de enfermagem foi administrar um medicamento ao paciente por meio da sonda nasoenteral e observou que a sonda estava obstruída. Como era horário de almoço do Enfermeiro e o técnico de enfermagem trabalhava na área de enfermagem há mais de 25 anos, retirou e colocou outra sonda nasoenteral no paciente. Após o procedimento, administrou o medicamento e instalou a dieta enteral conforme prescrição médica. Logo após o paciente apresentou Parada Cardiorrespiratória e o médico que prestou o atendimento constatou que a sonda não estava no sistema digestivo, o que ocasionou o óbito do mesmo. Considerando os aspectos éticos, o técnico de enfermagem cometeu:
Ao assumir uma nova equipe, a enfermeira do setor deu algumas orientações voltadas para a prevenção de infecção da corrente sanguínea, dentre as quais estava a periodicidade recomendada para troca de equipos e cateteres periféricos. Ela listou os tipos de equipos e cateteres usados na unidade e pediu para que a equipe indicasse o prazo adequado para a troca. Considerando as recomendações da ANVISA, usadas como base pela enfermeira, estabeleça a relação correta entre o tipo de equipo e/ou cateter e a periodicidade da troca:
A sequência correta é:
As máscaras com filtro (n95, PFF2, entre outros) são de uso exclusivo do profissional da saúde para precaução de doenças transmitidas por aerossóis. A doença a seguir que requer esse tipo de proteção é:
Com base nos requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas a seguir:
I - Os produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.
II - O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado uma vez ao dia, de preferência, no primeiro ciclo de esterilização.
III - No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis, deve ser adicionado um indicador biológico a cada carga.
Está correto somente o que se afirma em:
Considere que durante um plantão tumultuado um técnico de enfermagem recebe a tarefa de realizar a hemotransfusão de um paciente que se encontra internado em estado grave. Ele preparou o material, informou o paciente e conectou o equipo ao acesso venoso; porém, nesse momento, o enfermeiro chega próximo ao leito e verifica que o hemoderivado estava em nome de outro paciente e não permite a hemotransfusão.
Considerando os principais conceitos relacionados à segurança do paciente e analisando a situação descrita, assinale a alternativa que a define.
O câncer de mama é a neoplasia maligna mais freqüente na mulher brasileira, atingindo-a preferencialmente após os 40 anos de idade, embora nos últimos anos tenha se observado um fenômeno em nível mundial, ainda inexplicado, que é o aumento sensível de sua incidência em faixas etárias mais jovens. Em relação a esta patologia assinale a alternativa INCORRETA
Devido à longa fase pré-clínica de crescimento do tumor e à tendência das lesões infiltrantes metastizarem precocemente, muitos clínicos consideram o câncer de mama como uma doença sistêmica já no momento do diagnóstico.
Origina-se mais comumente no quadrante inferior interno, onde há mais tecido mamário.
É uma doença heterogênea e complexa, como observado pelas múltiplas formas de apresentação clínica e morfológica, bem como pelas diferenças na pré e pós-menopausa, pelos diferentes graus de agressividade tumoral e pelo potencial metastático.
Pode originar-se nos ductos de tamanho intermediário ou nos ductos terminais e nos lóbulos.
Doenças Sexualmente Transmitidas ou DSTs, são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não-sexuais de transmissão são menos freqüentes. O atendimento dos indivíduos com DSTs, visa alcançar os resultados mencionados abaixo, EXCETO:
A cessação imediata dos sintomas.
A cessação dos sintomas a médio e longo prazo.
Evitar as complicações advindas da(s) DST(s) em questão, como também a transmissão do HIV.
Interromper a cadeia de transmissão, da forma mais efetiva e imediata possível.
Recentemente acompanhamos no litoral do Estado de Santa Catarina o aparecimento da doença de Chagas por ingestão de caldo de cana. Em relação a esta doença é correto afirmar:
Na fase aguda está contra-indicado o uso de antiparasitários.
Uma vez infectado o "barbeiro" transmite a doença somente na primeira picada.
A única forma de transmissão é através da picada do Trypanosoma cruzi.
É causada por um protozoário.
Qual dos agentes etiológicos, abaixo relacionados, é sexualmente transmissível e colabora com a incidência de câncer de Colo de Útero nas mulheres?
Papiloma Vírus Humano
Clamídias
Vírus da Imuno Deficiência Adquirida
Stafilococus aureus
Neisseria gonorrheae
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...