Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
20. Para aqueles que trabalham nos serviços de saúde, sejam públicos ou privados, tornou-se obrigatório o conhecimento básico do funcionamento das Políticas de Saúde do Brasil. Sobre essas políticas, é correto afirmar que:
1) A gestão de recursos para a saúde do país, aprovada pelo MS (NOB 01/1993), está distribuída em: administração semiplena, parcial e incipiente.
2) A formulação dos Projetos de Saúde da Família (PSF) teve como modelo os planos assistenciais à família, desenvolvidos em Québec (Canadá), Cuba, Suécia e Inglaterra.
3) O sistema Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) foi criado com o intuito de completar os quadros de saúde das clínicas e hospitais do Norte e Nordeste.
4) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) antecedeu à formação dos Programas de Saúde da Família (PSF) instituído pelo Governo Federal.
5) Há dois tipos de reforma distintos nos sistemas de saúde brasileiros: um é o tipo Big-Bang, que introduz modificações expressivas, rápidas e pontuais; e outro é o tipo incremental, que se baseia em pequenas mudanças sucessivas. Desta forma, podemos classificar com sendo do tipo Big-Bang a reforma brasileira de saúde de 1988.
Estão corretas, apenas:
1, 2, 3 e 5.
1, 3 e 4
2 e 3.
3, 4 e 5.
1, 2, 4 e 5.
Dentro dos novos paradigmas que regem a vida das empresas, a qualidade continua a desempenhar papel fundamental no seu sucesso. Podemos afirmar que qualidade total tem como filosofia
satisfação das necessidades dos clientes internos.
realização de serviços e produtos iguais aos do concorrente.
satisfação das necessidades dos clientes externos.
inserção da qualidade como eixo central de todas as atividades da organização.
alcance parcial das expectativas do cliente.
A vacina dupla do tipo adulto (dT) é indicada para a prevenção da difteria e do tétano. Em relação a essa vacina, assinale a alternativa incorreta.
Contém a mesma concentração de toxóide diftérico e de toxóide tetânico presente na vacina DTP.
O aumento do intervalo entre as doses não invalida as anteriores e, portanto, não exige que se reinicie o esquema.
Devem-se considerar válidas as doses da vacina DTP aplicadas anteriormente
Na vacinação da gestante, caso só haja tempo para aplicação de duas doses da vacina dT, a segunda dose deve ser feita 20 dias ou mais antes da data provável do parto.
Reforços de 10 em 10 anos, por toda a vida, devem ser antecipados se ocorrer gravidez ou ferimentos 5 anos, ou mais, depois da aplicação da última dose.
Alguns eventos adversos são observados depois da administração de algumas vacinas. No entanto, as manifestações que ocorrem são geralmente benignas e transitórias. Das reações abaixo, qual contra-indica a administração das doses subseqüentes da vacina DTP, devido ao componente pertusis?
Choro persistente e incontrolável, durante 3 horas ou mais, ocorrendo nas primeiras 48 horas após a vacinação DTP.
Convulsões nas primeiras 72 horas após a vacinação DTP.
Encefalopatia, nos primeiros 7 dias após a vacinação DTP.
Temperatura igual ou superior a 39,5oC, sem outra causa identificável, nas primeiras 48 horas após a vacinação DTP.
Episódio hipotônico-hiporresponsivo, nas primeiras 48 horas após a aplicação da vacina DTP
Como espaço de execução da estratégia de Saúde da Família, o nível municipal define a melhor adequação dos meios e condições operacionais. Uma das competências do PSF, em nível municipal, é:
implantar o sistema de informações e avaliação da estratégia de Saúde da Família
promover intercâmbio de experiências entre os municípios de sua área de abrangência
identificar e estruturar parcerias com organizações governamentais e não governamentais
estabelecer normas e diretrizes que definam os princípios da estratégia do PSF.
planejar, acompanhar e avaliar a implantação da estratégia de Saúde da Família em seu nível de abrangência
Com relação ao processo de trabalho na Enfermagem, é correto afirmar que:
é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas visando à assistência do ser humano
deve ser cíclico, com etapas inter-relacionadas, dependentes e recorrentes.
a primeira etapa é o recolhimento não sistemático de dados a respeito das necessidades de enfermagem do paciente.
a verificação sistemática da Enfermagem alertará para uma mudança no estado funcional e para a dispensável observação imediata e posterior.
os Diagnósticos de Enfermagem são especificações das metas de ação de Enfermagem a curto prazo.
Com relação ao parto normal, é correto afirmar que:
o segundo período do trabalho de parto é denominado expulsão e inicia com o nascimento do bebê.
o cordão umbilical deve ser pinçado e laqueado tão logo o recém-nascido tenha saído pelo canal de parto.
na dequitação ou delivramento, deve-se realizar compressão uterina, para diminuir a perda sanguínea, que é superior a 500ml.
a placenta deve ser examinada quanto a sua vascularização, local de inserção do cordão e verificação de vasos sanguíneos (duas artérias e uma veia).
Considera(m)-se 'infecção hospitalar':
quando o intervalo entre a data de admissão do cliente e as manifestações clínicas da infecção forem inferiores ao tempo de incubação da doença.
os processos infecciosos inespecíficos, em que o intervalo entre a data de admissão do cliente e as manifestações clínicas da infecção forem iguais ou superiores a 24 horas.
o cliente ser internado por infecção comunitária, e apresentar sinais e sintomas clínicos de infecção em local diferente, ainda que provocada pelo mesmo agente.
infecções manifestas ou em período de incubação até a admissão do cliente, desde que não estejam relacionadas com outro internamento.
quando o intervalo entre a data de admissão do cliente e as manifestações clínicas da infecção forem superiores a 24 horas.
Numa prescrição, 2.500U.I. de Penicilina G Potássica devem ser acrescentadas a 100ml de Soro Glicosado a 5% e administradas por via endovenosa, sendo infundidas em 50 minutos. Sabe-se que a penicilina apresenta-se em frasco-ampola contendo 5.000U.I., sob a forma de pó. A diluição desse frasco deve ser feita com 10mL de água destilada. O gotejamento será:
35 gotas/min.
40 gotas/min.
42 gotas/min.
49 gotas/min
56 gotas/min
A aminofilina apresentada em ampola de 10mL/240mg deve ser administrada acrescentando-a a 250mL de Soro Fisiológico a 0,9%, que será infundida por via endovenosa em 40 minutos. Considerando que a aminofilina será acrescida aos 250mL de Soro Fisiológico a 0,9 %, qual deve ser a concentração do citado medicamento por mL após diluição
0,70 mg/mL.
1,00 mg/mL
0,92 mg/mL.
1,20 mg/mL
1,50 mg/mL
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...