Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à unidade de custo hospitalar e seus componentes, assinale a opção correta.
Centro de custo são departamentos, setores ou unidades que acumulam gastos com a finalidade de determinar seus custos totais e o custo da unidade do bem ou serviço produzido.
Todos os custos das unidades são formados por custos especificamente diretos.
A Radiologia, o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico são exemplos de centros que utilizam a unidade de custo real simples.
A unidade de custo real é aquela que é produzida ou fornecida por um centro de custos que seja de difícil identificação.
No centro de custo de administração, onde as tarefas realizadas são de grandezas diferentes, encontram um exemplo de unidade nãoconvencionado.
Com relação ao sistema de gerenciamento de custos hospitalares, assinale a única assertiva incorreta.
A participação dos enfermeiros no processo de compras de materiais nas instituições de saúde, vem sendo cada vez mais requisitada; as instituições públicas e privadas têm de seguir rigidamente as normas relativas aos procedimentos legais que regulamentam as licitações do setor público.
O planejamento é a tarefa básica do processo administrativo que prepara o hospital para seus objetivos; tal preparação pode consistir na elaboração de orçamentos expressos em dados físicos e financeiros, tais como, volume de procedimentos médicos expressos em valores monetários de custos, despesas e receitas, materiais médicos e medicamentos também com seus valores monetários de custos, despesas e receitas.
Nas empresas e instituições da área de saúde, as substâncias e ingredientes de uso em farmácia e os medicamentos industrializados, controlados ou não por órgãos fiscalizadores devem ser estocados, controlados e distribuídos pela farmácia.
Devemos entender como custos e despesas hospitalares como os gastos, medidos em termos monetários, incorridos ou potencialmente a incorrer, que viabilizarem o serviço médico
Os custos hospitalares têm aumentado consideravelmente devido à complexidade de tratamento e procedimento realizados pelos técnicos da área de saúde em sua especialidade, exigindo materiais modernos para a sua excussão junto à clientela.
A utilização pré-concepcional de ácido fólico é útil na prevenção de defeitos no:
Coração.
Sistema esquelético.
Tubo neural.
Aparelho urinário.
Com relação à vasectomia, é INCORRETO afirmar-se que:
Inviabiliza a produção dos espermatozóides.
Através da obstrução dos canais deferentes impede-se que os espermatozóides façam parte do sêmen.
O homem deve usar preservativos ou outro método eficaz de contracepção pelo menos nas primeiras 30 ejaculações ou por 3 meses após o procedimento, o que ocorrer primeiro.
É um procedimento que pode ser realizado em ambulatório, com anestesia local, com imediata recuperação e liberação do cliente.
No Brasil, estima-se que o câncer de colo do útero seja a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama, e que seja a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Para o ano de 2003, as estimativas da incidência e mortalidade por câncer apontavam a ocorrência de 16.480 novos casos e 4.110 óbitos por câncer do colo do útero. Em relação a esta patologia assinale a alternativa INCORRETA:
A principal estratégia utilizada para detecção precoce da doença (prevenção secundária), no Brasil, é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou).
Estudos recentes mostram que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.
A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual, uma vez que a prática de sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio com o HPV, vírus este que tem um papel importante no desenvolvimento desse câncer e de suas lesões precursoras.
Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que, alguns dos principais fatores estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início tardio da atividade sexual, à menarca precoce (idade da primeira menstruação), e à menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade).
No que diz respeito à amamentação, assinale a alternativa INCORRETA:
A falta de amamentação está sendo associada com o aumento na incidência de esclerose múltipla.
O desenvolvimento psicomotor e social dos bebês amamentados é claramente melhor e resulta, na idade de um ano, em vantagens significantes.
A Organização Mundial da Saúde atualmente recomenda amamentação exclusiva entre o quarto e o sexto mês de vida, e, a partir daí, sua continuidade, com a introdução de outros alimentos, até o segundo ano de vida ou mais.
A amamentação diminui o risco de osteoporose na vida madura
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. No que diz respeito aos fatores de risco relacionados com esta patologia, assinale a alternativa INCORRETA:
A menopausa tardia (além dos 50 anos, em média) está associada a uma maior incidência.
A multiparidade é um dos fatores de risco mais relevantes para o aparecimento da doença.
Outro fator de risco é a exposição à radiação ionizante antes dos 35 anos.
O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou na irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa.
M.L.S, puérpera, 2º dia pós-parto, internada na unidade de alojamento conjunto de uma maternidade pública, solicita à enfermeira chefe do setor autorização para consultar os resultados dos seus exames laboratoriais e os registros constantes em seu prontuário clínico. A enfermeira-chefe não autorizou e agiu de forma:
Ética, porque a puérpera poderia se prejudicar ao interpretar incorretamente os resultados dos exames e demais registros.
Não-ética, porque o prontuário é um documento do usuário e ele tem direito de acessá-lo sempre que assim o desejar.
Não-ética, porque a autorização da consulta ao prontuário pelo usuário, é da competência exclusivamente do médico.
Ética, porque o prontuário é um documento sigiloso do serviço de saúde.
O autocuidado" é a prática de ações que indivíduos iniciam e executam por si mesmos para manter a vida, a saúde e o bem estar". Este é um dos principais conceitos da Teoria de Enfermagem de:
Sor Callista Roy.
Virginia Henderson.
Dorothea E. Orem.
Imogene King.
O Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, instituído pelo Ministério da Saúde, através da Portaria/GM n.º 569, de 1/6/2000, e baseado nas análises das necessidades de atenção específica à gestante, ao recém-nascido e à mulher no período pós-parto, busca os seguintes objetivos, EXCETO:
Ampliar as ações já adotadas pelo Ministério da Saúde na área de atenção à gestante, como os investimentos nas redes estaduais de assistência à gestação de alto risco, o incremento do custeio de procedimentos específicos e outras ações, como o Projeto de Capacitação de Parteiras Tradicionais, do financiamento de cursos de especialização em enfermagem obstétrica e a realização de investimentos nas unidades hospitalares integrantes destas redes.
Concentrar esforços no sentido de reduzir as altas taxas de morbimortalidade materna e perinatal.
Adotar medidas que assegurem a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto, puerpério e neonatal.
Ampliar em 60% o número de maternidades nos estados e municípios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...