Questões de Enfermagem do ano 2006

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre as rotinas gerais em hospital, relacione a rotina de assistência de enfermagem prestada ao cliente (Coluna B) com a rotina específica (Coluna A):

A seqüência correta da coluna B, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 6, 5, 2, 4 e 1.
  • B. 2, 3, 1, 5, 6 e 4.
  • C. 6, 3, 5, 2, 4 e 1.
  • D. 3, 6, 5, 2, 1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao conjunto de regras, instruções ou leis escritas, que nortearão o Serviço de Enfermagem como um todo, adotadas como base da administração do serviço, chamamos de:

  • A. rotinas.
  • B. normas.
  • C. fluxograma.
  • D. organograma.

No que se refere a aplicação da psicologia à enfermagem, julgue os próximos itens.

A psicologia é uma ferramenta que ajuda o profissional de enfermagem a entender melhor a condição vulnerável em que se encontra a pessoa doente. Também permite estabelecer boas relações entre os membros da equipe de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aplicação da psicologia à enfermagem, julgue os próximos itens.

O trabalho multidisciplinar é uma utopia na maioria das instituições de saúde brasileiras, onde predomina o trabalho chamado transdisciplinar em que cada profissional faz a sua parte isoladamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aplicação da psicologia à enfermagem, julgue os próximos itens.

Uma equipe de trabalho em que o líder laissez-faire permite a cada membro decidir isoladamente como realizar suas tarefas obtém melhores resultados quanto à garantia de qualidade da assistência prestada, ao contrário do que costuma ocorrer em equipes com outro tipo de liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aplicação da psicologia à enfermagem, julgue os próximos itens.

Com relação ao quesito saúde, os valores do profissional de saúde são superiores aos dos pacientes. Esses valores devem ser impostos e ensinados aos pacientes, a fim de que adotem comportamentos que promovam seu bem-estar e sua saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aplicação da psicologia à enfermagem, julgue os próximos itens.

O profissional de saúde deve buscar relacionar-se em harmonia com a família do paciente, que, também, pode apresentar necessidade de sua atenção especial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos passos que deve ser considerado para que o processo de trabalho da área de enfermagem em uma instituição seja efetivo é a implementação de um sistema de gestão que não deixe de contemplar avaliação de desempenho e programa de desenvolvimento dos integrantes da equipe. Para tanto, faz-se necessário conhecer principalmente

  • A.

    o fluxograma da instituição.

  • B.

    o diagnóstico situacional da instituição.

  • C.

    o organograma da instituição.

  • D.

    os recursos materiais da instituição.

  • E.

    os recursos humanos da instituição.

O dimensionamento do quadro de pessoal de enfermagem segue normas básicas nas instituições de atendimento à saúde e baseia-se em características relativas a(o)

  • A.

    grau de dependência do paciente, modelo gerencial democrático, realidade sóciocultural.

  • B.

    política de pessoal, atribuições e competências dos profissionais da área da saúde carga horária mensal.

  • C.

    instituição/empresa, serviço de enfermagem, clientela.

  • D.

    missão da empresa, padrões de desempenho do pessoal, classificação fisiopatológica do cliente.

  • E.

    serviço de enfermagem, instituição, classificação fisiopatológica do cliente.

O relacionamento interpessoal é uma atividade que deve ser desenvolvida pelo enfermeiro em seu campo de atuação. Assinale a seqüência mais apropriada para o desenvolvimento do relacionamento interpessoal.

  • A.

    Fase introdutória, pré-interação, trabalho e término.

  • B.

    Fase de observação, comunicação, exploração e término.

  • C.

    Fase de exploração, fase de observação, comunicação e término.

  • D.

    Fase de exploração, fase introdutória, comunicação e término.

  • E.

    Pré-interação, fase introdutória, trabalho e término.

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