Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por causa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), hoje várias doenças são consideradas erradicadas ou controladas. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.
O esquema básico da vacina tríplice viral corresponde a uma dose aos nove meses de idade e uma dose adicional após os 12 meses de idade.
Por causa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), hoje várias doenças são consideradas erradicadas ou controladas. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.
Mulheres grávidas não devem receber a vacina contra a rubéola.
De acordo com o calendário vacinal, a faixa etária adequada para o início da vacinação contra a coqueluche é:
0 a 1 mês.
2 a 3 meses.
4 a 5 meses.
6 a 9 meses.
10 a 12 meses.
A vacina oral contra a poliomielite é do tipo
neurotóxica.
vírus selvagem.
vírus atenuado.
forma específica.
cultura de bacilo.
O Ministério da Saúde, em seu Manual de Vacinação, tem como objetivo, em primeira instância,
controlar as doenças endêmicas.
controlar as doenças imunopreviníveis.
garantir à população a qualidade das vacinas.
garantir a boa cobertura vacinal no grupo infantil.
vacinar somente mulheres com gestação de risco.
O Programa Nacional de Imunização – PNI foi criado em 1973, há mais de 30 anos no Brasil. As campanhas nacionais de vacinação direcionadas a diferentes faixas etárias proporcionaram o crescimento da conscientização social a respeito da cultura em saúde. Sobre o PNI, marque a alternativa correta.
Em 1973, o Brasil definiu as vacinas obrigatórias para menores de 1 (um) ano de idade: contra tuberculose, poliomielite, sarampo, difteria, tétano e coqueluche (Portaria Ministerial nº 438, de 7/10).
Em 1973, o país sofre com a falta de estoques de soros antiofídicos, e aumenta a incidência de óbito por essa causa; ainda nesse ano, a BCG passa a ser responsabilidade do PNI.
Fazem parte do calendário básico brasileiro de vacina da criança vacinas: BCG – ID, contra hepatite B, contra poliomielite, DTP+Hib, contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana.
Quando o PNI foi criado, eram apenas três vacinas que faziam parte do calendário vacinal da criança: contra sarampo, a BCG e contra poliomielite; no calendário de vacinação do adulto e do idoso, atualmente existem, apenas, as vacinas contra dT e contra febre amarela.
A vacina contra febre amarela, que faz parte do calendário vacinal da criança, é feita em dose única no primeiro mês de vida.
Para a aplicação da vacina anti-hepatite B é preciso observar o intervalo entre as doses e a idade da criança. De acordo com o calendário vacinal do Estado de São Paulo, considerando que a 1.ª dose será aplicada no 30º dia de vida da criança, o intervalo entre I. a 1.ª e a 2.ª dose é de 30 dias.
II. a 1.ª e a 3.ª dose é de 120 dias.
III. a 1.ª e a 3.ª dose é de 60 dias.
IV. as doses é de 30 dias.
V. a 2.ª e a 3.ª dose é de 120 dias. Somente são verdadeiras as afirmações
I, III, IV e V.
I, III e IV.
III e IV.
A avaliação sorológica para as pessoas submetidas ao tratamento profilático da raiva humana pré-exposição deve ser realizada a partir de quantos dias após a administração da vacina ?
7
10
14.
15
21.
Até os 6 anos de idade, as crianças moradoras no Estado de São Paulo, pelo calendário de vacinação, terão tomado as seguintes vacinas:
5 doses da vacina contra poliomielite.
1 dose da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola.
2 doses da vacina tetravalente.
A organização interna da geladeira para a conservação das vacinas obedece à seguinte distribuição pelas prateleiras:
I. na 1.ª prateleira, as vacinas que podem ser submetidas à temperaturas negativas;
II. na 2.ª prateleira, o estoque de vacinas, soros e diluentes;
III. na 3.ª prateleira, as vacinas que não podem ser submetidas à temperaturas negativas;
IV. na prateleira inferior, garrafas com água colorida. Está correto somente o contido em
I, II e III.
III e IV.
I e IV.
I e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...