Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 62 anos de idade, com doença de Parkinson, encontra-se internado na unidade de um hospital para tratamento. Após alguns dias de internação, teve início um quadro de prurido intenso, que levou ao diagnóstico da escabiose. O paciente apresenta bradicinesia, hipotensão ortostática e tremor em repouso nos membros superiores, mais acentuado à direita, além de dificuldades na realização de atividades rotineiras, como vestir-se ou tomar banho. Com o agravamento da doença, houve piora nos aspectos relacionados à fala, que se tornou menos audível e mais arrastada. Os sinais vitais registrados foram: 36,7 ºC, 20 mrm, 70 bpm e pressão arterial de 140 mmHg × 90 mmHg.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
A partir dos dados relativos aos sinais vitais, é correto concluir que o paciente encontra-se dispneico, afebril, bradicárdico e hipertenso.Julgue os itens a seguir, que tratam da assistência de enfermagem a pacientes hospitalizados que se recuperam de cirurgia. Deve-se dar atenção especial à atelectasia, que representa uma possível complicação para esses pacientes, em decorrência do uso de medicamentos depressivos respiratórios, da expansão pulmonar diminuída e da mobilidade reduzida.
Julgue os itens a seguir, que tratam da assistência de enfermagem a pacientes hospitalizados que se recuperam de cirurgia. São cuidados com pacientes submetidos a cirurgia intracraniana: mudança de decúbito para evitar lesões de pele, banho no leito durante a internação e exercícios respiratórios, como inspirações forçadas e tosse, que auxiliam a expansão pulmonar.
Julgue os itens a seguir, que tratam da assistência de enfermagem a pacientes hospitalizados que se recuperam de cirurgia. Para evitar a trombose venosa profunda, deve-se orientar o paciente a permanecer boa parte do tempo sentado no leito, com as pernas pendentes, ou utilizar suportes que as apoiem junto à região poplítea.
A avaliação e o controle de hemorragias externas são fundamentais na atenção a vítimas de acidentes. Hemorragias graves não atendidas podem provocar choque e levar o acidentado à morte. Julgue os itens a seguir, que tratam do socorro a vítimas de hemorragia. O torniquete deve ser empregado sempre que houver hemorragia arterial, pois a perda de sangue por uma artéria costuma ser rápida e abundante.
A avaliação e o controle de hemorragias externas são fundamentais na atenção a vítimas de acidentes. Hemorragias graves não atendidas podem provocar choque e levar o acidentado à morte. Julgue os itens a seguir, que tratam do socorro a vítimas de hemorragia. É necessário manter o acidentado agasalhado com cobertores ou roupas, evitando contato com o chão frio ou úmido, e não administrar líquidos caso a vítima esteja inconsciente.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A avaliação e o controle de hemorragias externas são fundamentais na atenção a vítimas de acidentes. Hemorragias graves não atendidas podem provocar choque e levar o acidentado à morte. Julgue os itens a seguir, que tratam do socorro a vítimas de hemorragia. Em caso de hemorragia no braço ou na perna com fratura, deve-se elevar o membro afetado, buscando realizar concomitantemente a compressão direta.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A insulina é um hormônio que controla o armazenamento e o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Em alguns pacientes, a carência desse hormônio exige sua administração, instituindo-se assim a insulinoterapia. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem ação intermediária e é tradicionalmente administrada pela manhã para ajudar na normalização da glicose.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A insulina é um hormônio que controla o armazenamento e o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Em alguns pacientes, a carência desse hormônio exige sua administração, instituindo-se assim a insulinoterapia. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. A principal complicação da insulinoterapia é a hipertrofia insulínica, caracterizada por um endurecimento no local de aplicação de insulina.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A insulina é um hormônio que controla o armazenamento e o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Em alguns pacientes, a carência desse hormônio exige sua administração, instituindo-se assim a insulinoterapia. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. A mistura das duas insulinas, NPH e regular, pode ser feita na mesma aplicação, desde que seja aspirada primeiramente a insulina NPH.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...