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A Equipe de Saúde da Família, da Saúde Bucal e ACS, tem atribuições básicas e específicas de cada membro, que podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local. Nos itens abaixo, estão descritos as atribuições globais comuns a todos os profissionais. Marque a opção INCORRETA.
Responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado, mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde.
Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.
Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida: a microárea.
O conceito de acolhimento concretiza-se no cotidiano das práticas de saúde por meio de escuta qualificada e da capacidade de pactuação entre a demanda do usuário e a possibilidade de resposta do serviço e deve traduzirse em qualificação da produção de saúde complementando- se com a responsabilização daquilo que não se pode responder de imediato, mas que é possível direcionar, de maneira ética e resolutiva, com segurança de acesso ao usuário. Nesse sentido, todos os profissionais de saúde fazem acolhimento. Entretanto, as portas de entrada dos aparelhos de saúde podem demandar a necessidade de um grupo especializado em promover o primeiro contato do usuário com o serviço e fazer a classificação de risco ao atender o cliente: acolhimento com classificação de risco
Com relação ao acolhimento com classificação de risco, marque a opção CORRETA.
Desta maneira exerce-se uma análise (Avaliação) e uma ordenação (Classificação) da necessidade, aproximando- se do conceito tradicional de triagem.
Estas duas tecnologias, Acolhimento e Avaliação/ Classificação de Risco têm objetivos diferentes, mas complementares.
Neste entendimento, o acolhimento com avaliação e classificação de risco configura-se como uma das intervenções potencialmente decisivas na reorganização e realização da promoção da saúde de forma localizada, desconsiderando a referência e contrareferência.
No acolhimento com classificação de risco, não devem ser estabelecidos fluxos ou protocolos de atendimento, evitando assim burocracias desnecessárias
Com relação aos parâmetros para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização, através do Acolhimento com Classificação de Risco, pode- se afirmar, EXCETO:
Respeito à individualidade do sujeito/usuário.
Incentivo às práticas promocionais de saúde.
Des-hierarquização de riscos para acolhimento do usuário.
Definição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias.
O Ministério da Saúde desenvolve uma política que objetiva, no Sistema Único de Saúde (SUS), garantir atenção integral à saúde da população idosa, com ênfase no envelhecimento saudável e ativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Nos últimos anos, tem-se observado um importante envelhecimento populacional brasileiro; e o formato tipicamente triangular da pirâmide populacional, com uma base alargada, está sendo substituído por uma pirâmide populacional com base ainda alargada, mas com vértice também mais largo, característico de uma sociedade em acelerado processo de envelhecimento.
O Brasil encontra-se em processo de transição epidemiológica, que se caracteriza pela mudança do perfil de morbidade e de mortalidade de uma população, com diminuição progressiva das mortes por doenças infectocontagiosas e elevação das mortes por doenças crônicas.
A Lei n.º 10.741, que regulamenta o Estatuto do Idoso, aprovada há mais de dez anos, representou uma das maiores conquistas sociais da população idosa no Brasil, porém, àquela época, a referida lei ainda não contemplava os aspectos relacionados à prevenção e à manutenção da saúde em ambientes de atendimento domiciliar.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) do Ministério da Saúde foi aprovada recentemente, trazendo um novo paradigma para a discussão da situação de saúde dos idosos. Nela, reforça-se a necessidade de se considerar essa população igualitariamente, sem distinção de grupos ou extratos, com elaboração de ações igualitárias independentemente das condições funcionais dessa população.
Entre as diversas competências específicas atribuídas ao Gestor Federal do SUS para viabilizar o alcance do propósito da PNSPI, está discutir e pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as estratégias e as metas a serem alcançadas por essa política a cada ano.
A Portaria n.º 648/2006 do Ministério da Saúde aprova a Política Nacional de Atenção Básica e estabelece a revisão de diretrizes e normas para a reorganização da Atenção Básica no Brasil. O trabalho em equipe é um dos pontos primordiais para as mudanças preconizadas na assistência integral ao usuário da Atenção Básica. Assim, o enfermeiro está inserido em uma equipe que visa atender às necessidades dos usuários desde a promoção à saúde à reabilitação, com enfoque no cuidado centrado na família e em um território determinado. Assinale a alternativa correta com base nessa portaria.
O enfermeiro tem a atribuição de supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos agentes comunitários em saúde, dos membros da equipe de enfermagem e dos auxiliares de saúde bucal.
A Atenção Básica constitui-se porta de entrada do sistema de saúde, com ação focalizadora nas ações dos profissionais de saúde de maneira individual, com ausência de comunicação interdisciplinar.
Constitui-se como um dos princípios da Atenção Básica o foco da atenção à saúde do indivíduo, para mudança do paradigma de foco anterior, que era pautado na família.
O processo de trabalho das equipes de Atenção Básica inclui a realização do primeiro atendimento às urgências médicas e odontológicas.
É atribuição da equipe multiprofissional realizar encaminhamentos para outros níveis de atendimento, não se preocupando com o planejamento das ações de diagnóstico situacional, e centralizar o foco na família e na comunidade.
A organização dos serviços de saúde pode conter unidades prestadoras de atenção primária, secundária e terciária. Assinale a alternativa correta quanto aos tipos de atenção.
A vacinação pode ser classificada como um procedimento de atenção secundária, quando for realizada no ambulatório de um hospital.
O trabalhador acidentado que é atendido no pronto-socorro utiliza o serviço de atenção secundária.
A amputação de um artelho em decorrência de acidente de trabalho é considerada um procedimento de atenção secundária.
A quimioterapia pode ser realizada em serviço de atenção primária, desde que os profissionais de saúde sejam treinados.
A organização dos serviços de saúde em níveis de atenção primário, secundário e terciário considera a complexidade tecnológica dos procedimentos realizados.
Em 2011, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n.º 104, definiu a relação de doenças, agravos e eventos e padronizou os procedimentos relativos à notificação compulsória e à vigilância em saúde no âmbito do SUS. De acordo com essa portaria, a notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, entre outros. Com base nessas informações e na Portaria n.º 104, assinale a alternativa incorreta.
Os casos de malária diagnosticados na região da Amazônia Legal devem ser registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVEP Malária).
A lista das doenças de notificação compulsória que devem ser registradas em unidades sentinelas inclui acidente de trabalho fatal e acidente de trabalho com crianças e adolescentes.
Doenças e eventos deverão ser notificados e registrados no Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN).
Estão incluídas na lista de doenças de notificação compulsória imediata encefalite japonesa, febre do Nilo Ocidental, tularemia e exposição a contaminantes químicos.
Doenças, agravos e eventos devem ser notificados às secretarias estaduais de saúde e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde por e-mail em, no máximo, 24 horas a partir da suspeita inicial, isentando-se o informante de preencher outros formulários.
Julgue os itens abaixo em V para verdadeiro e F para falso sobre a Lei Orgânica nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Todos os Seres Humanos tem direito a prestação dos serviços de saúde básica e de especialidades, sendo esse fornecido e de responsabilidade exclusiva do Estado. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
( ) A saúde tem como fatores determinantes a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
( ) Os serviços de saúde serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em nível de complexidade crescente. E sua Direção, conforme o inciso I do Art. 198 da Constituição Federal é única, exercida no âmbito da União pelo Ministério da Saúde e no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente. Os Municípios podem constituir consórcios para desenvolver serviços de saúde.
V V F.
V F F.
F V V.
F V F.
V F V.
A participação nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde, particularmente nos programas de educação continuada, é uma atribuição
privativa do enfermeiro.
do técnico de enfermagem do trabalho.
do auxiliar de enfermagem do trabalho.
do enfermeiro integrante da equipe de saúde.
do enfermeiro docente em programas de saúde.
Quanto à elaboração de Normas e padrões para a promoção da saúde do trabalhador, analise as instâncias a seguir.
I Comissões Intersetoriais
II Comissões Permanentes
III Estados e Municípios
IV União e Distrito Federal
V Conselho Nacional de Saúde
São responsáveis por elaborar as normas técnicas e estabelecer os padrões de qualidade para a promoção da saúde do trabalhador APENAS o que for citado em
I e II.
II e IV.
II e V.
III e IV.
IV e V.
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