Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tuberculose - chamada antigamente de peste cinzenta, e conhecida também em português como tísica pulmonar ou doença do peito - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 40.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium. A vacina contra a tuberculose é o BCG (bacilo de Calmette & Guérin) liofilizado, obtido por atenuação do Mycobacterium bovis, apresentada em ampolas com múltiplas doses.
Com relação a esta vacina, pode-se afirmar, EXCETO:
É indicada principalmente para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea) em crianças com menos de cinco anos de idade, mais freqüentes em menores de um ano.
Tem como evento adverso mais comum a febre e erupção cutânea.
Tem como esquema básico, uma dose o mais precoce possível.
Rigorosamente intradérmica, de preferência no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltóide.
Vários fatores inerentes ao organismo, que recebe a vacina, podem interferir no processo de imunização, isto é, na capacidade desse organismo responder adequadamente ao imunobiológico administrado.
Marque entre as opções abaixo, o fator que NÃO interfere no processo de imunização.
IMC.
Idade.
Uso de imunodepressor.
Doença de base ou intercorrente.
Na saúde pública, a campanha de erradicação da varíola ocorreu por meio da vigilância epidemiológica, sendo aprimorado o sistema de notificação compulsória de doenças. Já a vigilância sanitária foi introduzida como proposta da organização do Sistema Nacional de Saúde, incorporando serviços de fiscalização. A respeito dessas vigilâncias, assinale a alternativa correta.
O controle dos riscos institucionais em creches, hotéis, portos, aeroportos e salões de beleza são de competência da vigilância epidemiológica.
É atribuída ao município a competência da execução de todas as ações da vigilância sanitária com base nas leis estaduais e federais cujo processo é denominado de municipalização.
Em vigilância epidemiológica, há pandemia quando ocorre enfermidade ou agente infeccioso de forma contínua em uma determinada área geográfica.
Em casos suspeitos de dengue, a prova do laço realizada com garrote ou torniquete é recomendada e, quando positiva, significa uma resistência capilar.
Na presença de abscesso, em decorrência da administração da vacina tetravalente (DPT/HIB), o enfermeiro deve:
orientar a aplicação de compressa quente;
contraindicar doses subsequentes da vacina;
indicar antibioticoterapia;
notificar e investigar o caso;
recolher os frascos de vacina do lote administrado.
Uma criança que inicia, aos 5 meses de idade, o esquema vacinal com a vacina Pneumocócica 10-valente conjugada deve tomar:
3 doses e 1 reforço;
3 doses sem reforço;
2 doses e 1 reforço;
2 doses sem reforço;
Apenas 1 dose.
O acompanhamento do calendário vacinal é uma das ações primordiais da assistência à saúde infantil. Em relação a esse tema marque a alternativa CORRETA:
Aos dois meses de idade a criança deve tomar a vacina antimeningocócica, recém inserida no calendário básico.
A terceira dose da vacina contra a hepatite B pode ser administrada antes dos 6 meses de idade.
A vacina Sabin não pode ser administrada, durante as campanhas, em crianças com diarréia e /ou vômito.
A vacina BCG deve ser acondicionada na primeira prateleira do refrigerador de vacinas.
Puérperas, em aleitamento materno exclusivo, não devem tomar a vacina contra a febre amarela.
A situação que caracteriza o adiamento da realização de uma vacinação é:
Desidratação.
Doenças agudas febris.
Transplante de medula há mais de 3 anos.
Desnutrição.
Uso de outras vacinas simultaneamente.
As vacinas são geralmente administradas através de uma injeção hipodérmica, mas algumas são administradas através da boca ou nariz. Existem dois tipos principais de vacinas: vacinas de vírus vivos atenuados e vacinas de vírus inativados. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da vacina inativada:
Hepatite A.
Varicela.
Poliomielite.
Influenza.
Pneumocócica.
Faz parte do calendário básico de vacinação da criança, instituído pelo Ministério da Saúde, a administração da vacina SRC, conhecida também como a tríplice viral, porque protege contra três doenças comuns da infância causadas por vírus. Assinale a alternativa que apresenta as doenças virais preveníveis pela administração da vacina SRC.
Salmonelose, tuberculose e caxumba.
Salmonelose, rubéola e caxumba.
Sarampo, rubéola e hepatite B.
Sarampo, rubéola e coqueluche.
Sarampo, rubéola e caxumba.
Faz parte do calendário básico de vacinação da criança a administração da vacina DTP, conhecida também como a tríplice bacteriana, porque protege contra três doenças comuns da infância causadas por bactérias. Assinale a alternativa que apresenta as doenças bacterianas preveníveis pela administração da vacina DTP.
Difteria, tétano e hepatite B.
Difteria, tuberculose e hepatite B.
Difteria, tuberculose e poliomielite.
Difteria, tétano e coqueluche.
Difteria, tifo e coqueluche.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...