Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da mulher.
A amamentação contribui para o aumento do intervalo entre partos, previne a osteoporose nas mulheres e diminui a incidência de icterícia e alergias nas crianças.
Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da mulher.
Em condições normais de atendimento na atenção pré-natal e puerperal, os exames laboratoriais de glicemia de jejum, VDRL e urina do tipo 1 devem ser realizados na primeira consulta e repetidos próximo à trigésima semana de gestação.
Em relação aos procedimentos realizados durante o Pré-Natal é INCORRETO afirmar que:
gestante com fator Rh negativo e parceiro Rh desconhecido solicita-se o teste de Coombs direto;
gestante com VDRL positivo e FTA-Abs não reagente descarta-se a possibilidade de sífilis em atividade;
sumário de urina (urina tipo I) com presença de cilindros deve-se referenciar a gestante ao pré natal de alto risco;
gestantes avaliadas como baixo peso devem ser investigadas, entre outros fatores, quanto a presença de hiperêmese gravídica e anemia;
deve-se realizar o teste de rastreamento para diabetes mellitus gestacional na primeira consulta de pré-natal.
No ingurgitamento mamário há a compressão dos ductos lactíferos, o que dificulta ou impede a saída do leite nos alvéolos. Entre as medidas indicadas para o alívio desse ingurgitamento recomenda-se o uso de compressas frias. Em relação a aplicação desta técnica e aos cuidados gerais com a mama ingurgitada, a alternativa INCORRETA é:
o tempo de aplicação das compressas deve ultrapassar 20 minutos devido ao efeito rebote.
o efeito rebote é o aumento do fluxo sanguíneo para compensar a redução da temperatura local.
as compressas frias provocam vasoconstrição temporária pela hipotermia.
se o bebê não sugar, a mama ingurgitada deve ser ordenhada manualmente ou com bomba de sucção.
a hipotermia, decorrente da compressa fria aplicada na mama, leva à redução de fluxo sanguíneo com conseqüente redução do edema e menor produção do leite.
Recomenda-se que o início das consultas de pré-natal deva ocorrer o mais precoce possível como forma de prestar assistência à mulher e reduzir morbimortalidade materna. Para isso é necessária a realização do diagnóstico de gravidez. Entre os sinais de presunção de gravidez cita-se:
Sinal de Chadwick
Aumento do volume uterino
Aumento da consistência uterina
Sinal de Puzos
Congestão mamária
A data provável do parto de uma gestante cuja última menstruação ocorreu em 27 de julho de 2010 foi:
03/05/2011
27/04/2011
03/04/2011
31/05/2011
31/04/2011
Enfermagem - Saúde da Mulher - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Uma senhora de 60 anos, vida sexual ativa, com antecedentes familiares de câncer de colo de útero, nunca realizou o Exame de Papanicolau. Sabendo-se que tal neoplasia é uma doença de ação gradativa que se inicia com alterações neoplásicas intraepiteliais (NIC), as quais podem evoluir para um processo invasivo em um período médio de 10 a 20 anos, a orientação quanto à periodicidade do exame deve ser:
sempre que surgir sintomatologia ginecológica.
semestral, independente de sintomatologia ginecológica.
1 ano, após 2 exames semestrais com resultados negativos.
2 anos, após 2 exames anuais com resultados negativos.
3 anos, após 2 exames anuais consecutivos com resultados negativos.
Enfermagem - Saúde da Mulher - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Atualmente, os serviços de saúde trabalham com a visão de um novo paradigma, a atenção humanizada. A humanização do nascimento compreende ações desde o prénatal. A equipe responsável pela assistência ao recém-nascido (RN) deverá estar habilitada para:
aplicar o método canguru ao RN de baixo peso, por meio do contato pele a pele, precocemente, entre a mãe e o bebê, favorecendo maior vínculo afetivo e estabilidade térmica.
garantir o alojamento conjunto, quando possível, fortalecendo o vínculo afetivo e a aproximação entre a mãe e o bebê, exceto nas unidades de cuidados intensivos.
indicar o método Leboyer em todos os tipos de parto, promovendo menor grau de estresse no momento do nascimento.
assegurar o acesso à fototerapia a todos os RNs em risco e cuidados especializados ao bebê prematuro.
manter a austeridade na orientação à mãe e à família, quanto às normas e rotinas, visando à execução integral da assistência de enfermagem.
Enfermagem - Saúde da Mulher - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O aleitamento materno é a produção e descida do leite, que ocorre entre 48 a 72 horas após o parto. Sobre o processo de amamentação analise as afirmativas abaixo.
1. O leite materno não satisfaz às necessidades proteicocalóricas do RN por isso deve ser feita complementação alimentar com sucos, chás e papas antes do sexto mês de vida.
2. O leite materno é ideal para o RN, pois é de rápida digestão e temperatura ideal.
3. A amamentação estabelece uma relação afetiva entre mãe e filho.
4. O leite materno deve ser oferecido ao RN sempre que tiver fome, e durante o tempo que quiser, inclusive à noite.
5. A higienização do mamilo deve ser feita com algodão e água.
Estão corretas:
1, 2, 3, 4 e 5.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2, 3, 4 e 5, apenas.
3, 4 e 5, apenas.
Com referência às medidas a serem tomadas na assistência de enfermagem a gestantes do grupo de alto risco, julgue os itens de 100 a 103.
Durante a consulta de enfermagem, o enfermeiro deve proceder a uma entrevista completa, buscando colher o maior número de dados possível a respeito do estado de saúde da gestante, bem como realizar exame físico geral e ginecoobstétrico das gestantes atendidas, a fim de detectar possíveis fatores de risco gestacional no decorrer da assistência prénatal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...