Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Ministério da Saúde (in Kawamoto et al 2011), antissepsia é o conjunto de meios empregados para impedir a proliferação microbiana e utiliza-se o termo, dentre outros, quando
na manipulação de material esterilizado é agregado o uso de produtos capazes de aderirem à pele matéria orgânica precipitada, garantindo uma técnica asséptica.
nas mucosas são utilizadas soluções de tintura com formulação em veículo aquoso, hipoalergênicas e bacteriostáticas.
na pele e mucosas são aplicados compostos fenólicos sintéticos com amplo espectro de ação antimicrobiana, umectantes e que mantenham a instabilidade perante diluições.
nos materiais utilizados na assistência de enfermagem ocorre redução do número de microrganismos patogênicos, com a utilização de produtos que eliminem o risco ocupacional.
na pele e nas mucosas são empregadas soluções antissépticas germicidas, de baixa causticidade e hipoalergênicas.
Na comunicação, as informações veiculam como códigos e, quando a mensagem chega ao destino, elas precisam ser decodificadas adequadamente. SILVA (2002) descreve quatro tipos de códigos utilizados no processo comunicativo, sendo um deles os códigos
comportamentais, como o uso de movimentos do próprio corpo como expressão.
de clarificação, como aqueles que proporcionam o entendimento de uma mensagem.
xêmicos, como os utilizados pela percepção do tato.
tacêsicos, como aqueles que revelam a distância estabelecida pelos interlocutores.
da paralinguagem, como expressões da face e formas de olhar.
Um indivíduo que contraiu mais de uma vez shigelose e somente uma vez a rubéola, perante várias exposições a ambos os agentes no decorrer da vida, significa, nesta situação, que a shigella e o vírus da rubéola têm, respectivamente,
alta virulência e baixa incidência.
baixa imunogenicidade e alta imunogenicidade.
baixa infectividade e baixa imunogenicidade.
alta imunogenicidade e baixa patogenicidade.
alta morbidade e baixa prevalência.
Um paulista, recém-chegado de viagem pela selva amazônica, apresentou um quadro caracterizado por febre alta, vômitos negros, leucopenia, proteinúria e icterícia. Muito provavelmente o seu diagnóstico será de:
Malária.
Febre amarela.
Dengue hemorrágica.
Cólera.
Leptospirose
Assinale a alternativa que contenha os conceitos corretos sobre sístole e diástole.
Sístole: contração do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos tornam-se maiores à medida que o sangue é ejetado / Diástole: contração menor do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos enchem-se com sangue.
Sístole: relaxamento do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos enchem-se com sangue / Diástole: contração do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos tornam-se menores à medida que o sangue é ejetado.
Sístole: relaxamento do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos tornam-se maiores à medida que o sangue é ejetado / Diástole: contração do músculo cardíaco , os compartimentos cardíacos enchem-se com sangue.
Sístole: relaxamento do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos tornam-se maiores à medida que enchem-se com sangue / Diástole: relaxamento do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos tornam-se menores à medida que o sangue é ejetado.
Sístole: contração do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos tornam-se menores à medida que o sangue é ejetado / Diástole: relaxamento do músculo cardíaco, os compartimentos cardíacos enchem-se com sangue.
A educação do paciente a ser submetido a um procedimento cirúrgico se reveste de ações importantes no período perioperatório e para a reabilitação deste. Os cuidados de enfermagem a serem realizados para a educação do paciente apresentam como vantagens:
I. O atendimento às necessidades individuais quanto às informações sobre a intervenção a que será submetido, sua participação na reabilitação e os cuidados que serão prestados.
II. Promoção de confiança e segurança.
III. Participação do paciente e ou família no tratamento e reabilitação, especialmente nos que apresentam limitações físicas ou psicológicas.
IV. Redução do tempo de hospitalização.
V. Criação de condições para o paciente lidar com seus problemas de saúde.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e V.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I, III, IV e V.
Somente as afirmativas II, III, IV e V.
De acordo com as normas e princípios da biossegurança, um dos atos que infringe esses preceitos refere-se a
desprezar resíduo de medicamento líquido na pia do posto de serviço antes de descartar o recipiente em lixo apropriado.
usar máscara cirúrgica nos cuidados aos portadores de sarampo.
manter isolamento do portador de caxumba por até 9 dias após o início da tumefação.
utilizar luvas estéreis na passagem de sonda vesical.
efetuar a segregação de resíduos dos serviços de saúde na fonte geradora.
Para a construção de um projeto assistencial, o desenvolvimento do trabalho em equipe é fundamental. Uma das características pertinente à execução desse trabalho está pautada
na inflexibilidade da divisão de trabalho.
preservação das diferenças técnicas entre os diferentes trabalhos.
no questionamento das igualdades e na ingerência dos colaboradores.
na centralização da tomada de decisão pelo enfermeiro.
na autonomia profissional exercida na ausência de chefia imediata, infringindo a hierarquia.
O processo de Saúde em Enfermagem, realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, corresponde ao usualmente denominado, nesses ambientes, como:
Educação.
Consulta de Enfermagem.
Metodologia Científica de Enfermagem.
Metodologia Aplicada.
Planejamento de Enfermagem.
Considerando a exposição laboral, todo trabalhador de serviço de saúde deverá receber, gratuitamente, imunização ativa contra
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...