Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Correlacione as colunas abaixo sobre o sistema gastrointestinal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
II IV III I
IV III I II
III IV I II
IV III II I
I II III IV
Assinale a alternativa CORRETA. Durante o procedimento de entubação orotraqueal, são algumas das funções do técnico em enfermagem:
disponibilizar o material de aspiração conectado à rede de vácuo; aspirar as vias aéreas, se necessário; fixar a cânula orotraqueal.
disponibilizar o material de aspiração conectado à rede de vácuo; escolher o tamanho da cânula orotraqueal a ser utilizada; fixar a cânula orotraqueal.
aspirar as vias aéreas, se necessário; fixar a cânula orotraqueal; auscultar o paciente para certificar a posição da cânula nas vias aéreas.
auscultar o paciente para certificar a posição da cânula nas vias aéreas; ventilar o paciente, quando solicitado; verificar a integridade do cuff da sonda orotraqueal.
ventilar o paciente, quando solicitado; verificar a integridade do cuff da sonda orotraqueal; escolher o tamanho da cânula orotraqueal a ser utilizada.
Sobre a administração de oxigênio (O2) por cateter, é CORRETO afirmar que:
o umidificador deve estar até a metade, ou até o nível indicado pelo fabricante, com água destilada estéril ou soro glicosado a 5%.
o fluxômetro marca a quantidade de litros de oxigênio/minuto.
o intermediário de borracha ou silicone (esterilizado) deve ter mais de 3 m, pois a pressão de O2 diminui com o aumento do espaço morto.
para saber o tamanho do cateter de O2 que deve ser introduzido na narina do cliente, deve-se medi-lo do lóbulo da orelha à ponta do nariz e dividir esta medida por 3.
antes de introduzir o cateter na narina do cliente deve-se umedecê-lo com solução de glicose a 5%.
Sobre a comunicação no trabalho de enfermagem, analise as afirmativas abaixo.
I. As anotações de enfermagem são o meio utilizado por ela para informar sobre a assistência prestada e, como consequência, uma fonte disponível para avaliação da eficiência e eficácia dessa assistência.
II. Registrar corretamente as situações que envolvem o doente é uma responsabilidade somente dos técnicos e auxiliares de enfermagem.
III. As anotações de enfermagem fornecem dados que servem de fonte de investigação e pesquisa para os profissionais da área da saúde e de outras áreas afins.
IV. Apresentar-se ao paciente, explicar o que vai ser realizado e solicitar a autorização para a realização dos cuidados facilita o processo comunicacional entre profissional e paciente.
V. Os registros realizados no prontuário do paciente torna-se um documento legal de defesa dos profissionais, devendo, portanto, estar imbuídos de autenticidade e de significado legal.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Após a dieta por gavagem é cuidado de enfermagem;
Manter cabeceira elevada e lavar sonda
Estimular deambulação e lavar a sonda
Manter decúbito ventral e estimular deambulação
Aspirar a sonda e administrar a dieta independente do resíduo
Todas estão corretas
A verificação da freqüência respiratória é uma das funções da equipe de enfermagem, quais os valores normais da freqüência respiratória de um adulto?
14 a 20 respirações por minutos.
20 a 27 respirações por minutos.
8 a 13 respirações por minutos.
10 a 15 respirações por minutos.
No controle do pulso, como é denominado o pulso normal?
Pulso normocardico.
Pulso filiforme.
Pulso bradicardico.
Pulso taquicardico.
Na verificação da pressão arterial devemos conhecer os valores da normalidade. Qual o limite normal de diferença entre a pressão sistólica e diastólica?
10 a 20 mmhg.
12 a 15 mmhg.
30 a 50 mmhg.
45 a 65 mmhg.
A Manobra de Heimlich é comum e prática. Sobre este método, assinale a alternativa que a defina.
Método que se baseia na palpação da artéria radial após insuflação do manguito acima da pressão sistólica.
Método de desobstrução das vias aéreas.
Método realizado ao exalar o ar contra os lábios fechados e o nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido se a tuba auditiva estiver aberta.
Método de se determinar a posição do feto dentro do útero da mãe.
Método realizado em recém- nascidos, em um exame físico para investigação de displasia de quadril.
A expectativa de vida é o número médio de anos que se pode esperar que uma pessoa viva. No século XX, a expectativa de vida desde o nascimento aumentou dramaticamente de uma média de 47,3 anos (1900) para 75,4 anos (1990), com as mulheres (79,0 anos) vivendo cerca de 7 anos mais que os homens (72,1 anos). No início deste século, o aumento da expectativa de vida foi atribuído à diminuição das taxas de mortalidade entre lactantes e pessoas jovens. Desde 1970, no entanto, os aumentos na expectativa de vida resultaram da redução da mortalidade entre as populações de meia-idade e idosa. Porque mais pessoas estão vivendo por mais tempo, espera-se que os profissionais de saúde ajudem o paciente geriátrico a tornar esses anos adicionais saudáveis e produtivos. O campo mais amplo da gerontologia refere-se ao estudo do processo de envelhecimento e inclui as ciências biológicas, psicossociais e sociológicas.
Fonte: Suzanne C. Smeltzer e Brenda G. Bare. Nona edição. Vol. 1, páginas 144, 145.
Muitas são as mudanças que ocorrem com os idosos no estado funcional com recomendações de enfermagem, e sobre isso, relacione a coluna B com a coluna A:
COLUNA A
1. Sistema tegumentar.
2. Sistema reprodutivo.
3. Sistema gastrointestinal.
4. Sistema respiratório.
5. Sistema nervoso.
COLUNA B
( ) Pode necessitar de reposição de hormônios.
( ) Proteção diminuída contra trauma e exposição ao sol.
( ) Aumento no volume pulmonar residual; diminuição na capacidade vital e trocas gasosas.
( ) Salivação diminuída, dificuldade de deglutir, esvaziamento gástrico e esofágico retardado.
( ) Confusão aumentada com a doença física e perda de estímulos ambientais, circulação cerebral diminuída.
1, 3, 2, 5, 4.
3, 2, 5, 4, 1.
2, 1, 4, 3, 5.
5, 4, 1, 2, 3.
4, 5, 3, 1, 2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...