Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico são medidas que previnem a hepatite do tipo
A.
delta.
B.
C.
D.
Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de enfermagem deve orientar o cliente portador de tuberculose para
realizar a coleta, preferencialmente, no período da noite.
inspirar superficialmente e, imediatamente, tossir e escarrar a saliva diretamente no pote.
coletar amostra do escarro, no pote, em quantidade necessária ao exame (5,0 a 10,0 mL).
manter a amostra do escarro em temperatura ambiente por um período máximo de 48 horas.
no dia anterior à coleta, restringir a hidratação por 24 horas.
O aconselhamento consiste no diálogo baseado na relação de confiança que proporciona ao paciente condições para que avalie seus próprios riscos, tome decisões e encontre maneiras realistas de enfrentar os problemas relacionados às DST HIV/AIDS. No aconselhamento, após resultado positivo do teste anti-HIV em gestante, na 12a semana de gestação, o técnico de enfermagem deve orientá-la que
a transmissão vertical do HIV pode ocorrer durante a gestação, no trabalho de parto, no parto e pela amamentação.
é indicado parto normal, pois a transmissão do HIV durante esse tipo de parto é um mito.
a amamentação deverá ser realizada pela mãe, pois o risco do recém-nascido adquirir AIDS com as chamadas amas de leite é muito maior.
a terapia antirretroviral será realizada após o parto, na mãe e no filho, se comprovado positividade no teste anti-HIV do filho.
toda criança, ao nascer, receberá o antirretroviral, se resultado de teste anti-HIV positivo na mãe e no pai.
Assinale a doença caracterizada por apresentar lesões múltiplas (podendo ser única), como úlceras, habitualmente dolorosas, de borda irregular, com contornos eritemato-edematosos e fundo irregular, cobertas por exsudato necrótico, amarelado e de odor fétido que, quando removido, revela tecido de granulação que apresenta sangramento fácil se submetido a traumatismos.
Sífilis.
Herpes simples.
Cancro mole.
Infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).
Hanseníase.
Poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os 4 Ps) são sintomas clássicos do(a)
hipertensão arterial sistêmica.
aumento do colesterol no sangue.
diabetes mellitus.
hipertrigliceridemia.
hipoglicemia.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
Identifique as formas de transmissão:
A tuberculose é uma doença não contagiosa, causada por um microorganismo, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose (TB) pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo que se transmite por transfusão do sangue e seus derivados.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, e por roedores infectados. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso; no caso dos roedores, por meio dos dejetos.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo, que se propaga através de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose, pela relação sexual, pelo sangue e seus derivados.
A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pelo Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis.
Os problemas de saúde que o feto pode apresentar, em decorrência da sífilis congênita, são:
resfriado, cólicas.
verminose, diarréia.
tétano, tuberculose.
fibromialgia, distrofias.
surdez, retardo mental.
Em relação à vacina contra Febre Amarela podemos afirmar, EXCETO:
É administrada aos nove meses de idade, porém em surtos da doença pode antecipar para os seis meses de idade
Indicada aos residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, entre outros
Administrar a vacina dez dias antes da data da viagem
Administrar reforço a cada quinze anos após a data da última dose
Qual da doença abaixo é causada por fungo, assinale a alternativa CORRETA?
Amebíase
Brucelose
Coccidioidomicose
Criptosporidíase
Zoonose transmitida por carrapatos e causada por uma espiroqueta (Borrelia burgdorferi), caracterizada por pequena lesão cutânea, expansiva, única ou múltipla, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, denominada de eritema crônico migratório. Esta Zoonose é conhecida como, assinale a alternativa CORRETA:
Raiva
Doença de Lyme
Leishmaniose
Escabiose
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...