Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As medidas de prevenção e controle da leptospirose, relativas às fontes de infecção e às vias de transmissão, incluem
incineração de cadáveres humanos e animais e alimentos contaminados.
antirratização e desratização, utilização de água potável, fervida ou limpa.
vacina antimurínica e uso de água sanitária em áreas domiciliares que sofreram inundação recente.
vigilância epidemiológica dos doadores de sêmen animal e incineração de cadáveres humanos.
disponibilização de água gaseificada ou fluoretada e vacina antimurínica.
Sobre a raiva humana pode-se afirmar,EXCETO:
É uma zoonose viral, que se caracteriza por uma encefalite progressiva aguda e letal.
A transmissão ocorre pela inoculação do vírus contido na saliva do animal infectado.
O protocolo de assistência consiste, basicamente, em indução do coma, uso de antivirais e reposição de enzimas.
No Brasil, a raiva é endêmica, sendo que a região Sul responde pela maioria dos casos, seguida da região Norte.
O paciente deve ser atendido na unidade hospitalar mais próxima; deve-se evitar removê-lo para outras unidades.
Para controle específico da sífilis em mulheres grávidas, o Ministério da Saúde recomenda:
realização do teste de VDRL apenas no 3º trimestre da gravidez.
realização do teste de VDRL no 1º trimestre da gravidez ou na primeira consulta, e outro, no início do 3º trimestre.
realização do teste de VDRL no 2º trimestre de gravidez e após o parto.
realização do teste em casos suspeitos.
uso regular de preservativos.
Ainfecção persistente, provocada porumou mais dos tipos oncogênicos de Papilomavírus humano (HPV), é um fator fortemente associado ao aparecimento:
da neoplasia cervical.
do adenocarcinoma de ovário.
do adenocarcinoma de endométrio.
do carcinoma gastrointestinal.
do linfoma.
No que concerne ao controle de infecções hospitalares no centro cirúrgico, assinale a opção correta.
As cirurgias contaminadas são realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, como ocorre no debridamento de escaras.
As cirurgias infectadas são realizadas em áreas de trauma penetrante, com tempo superior a duas horas da ocorrência, ferida traumática com tecido desvitalizado ou na presença de pus, como ocorre na apendicectomia supurada.
A ocorrência ou não de infecção depende mais da capacidade de defesa do organismo do que da quantidade do agente inoculado e sua virulência.
As cirurgias limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação e sem drenos, como ocorre na mamoplastia.
As cirurgias potencialmente contaminadas são aquelas realizadas em tecido de difícil descontaminação, como ocorre nas amigdalectomias.
Os instrumentos cirúrgicos são classificados de 31 acordo com sua função. Assim, a pinça Kocher, o afastador Farabeuf, o trépano e a agulha de sutura são chamados respectivamente de instrumentais:
de dissecção, de exérese, de diérese e de sutura.
de apoio, especiais, de síntese cirúrgica e de diérese.
hemostáticos, auxiliares, de diérese e de síntese cirúrgica.
especiais, auxiliares, de síntese cirúrgica e de bainha.
de sutura, de dissecção, anatômicos e de exérese.
A recuperação anestésica é o local onde o paciente é recebido no período do pós-operatório imediato e fica sob observação e cuidados constantes até que haja a recuperação da consciência, estabilidade dos sinais vitais e prevenção das intercorrências, caso ocorram. Durante essa fase, quem é o responsável pela assistência ao paciente?
Cirurgião;
Anestesiologista;
Enfermeiro;
Auxiliar de enfermagem;
Técnico de enfermagem.
A unidade de centro cirúrgico é um ambiente completo, com muitas substâncias, equipamentos perigosos e ambientes com agentes e fatores psicológicos que interferem direta ou indiretamente na vida profissional e/ou do paciente. O enfermeiro perioperatório desempenha um papel importante ao ajudar a manter um ambiente seguro para o paciente em cirurgia e para os outros membros da equipe cirúrgica. A respeito das recomendações para um plano de segurança, afirma-se:
I. Em relação à ergonomia, toda a equipe deve ser educada no uso de mecânica corporal, a fim de evitar quedas e distensões comuns quando permanece em uma mesma posição por longos períodos.
II. Equipamentos de proteção individual devem ser utilizados apenas quando houver a confirmação de doenças infectocontagiosas e exposição à radiação.
III. Os resíduos do centro cirúrgico, como os materiais cortantes descartáveis, devem ser colocados em recipientes resistentes à perfuração com identificação do coletor de material perfurocortante com o símbolo de infectante.
IV. Deve-se constituir um plano de segurança elétrica estabelecendo controle de inventário, inspeção regular, manutenção preventiva e sistemas de aprovação de segurança juntamente com a engenharia clínica.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Em centro cirúrgico, o enfermeiro é o profissional habilitado para gerenciar as necessidades que envolvem o ato anestésico cirúrgico em todas as suas etapas. Dependendo da organização estrutural adotada, há tanto o enfermeiro coordenador e assistencial. A respeito das atividades de coordenação e assistência de responsabilidades do enfermeiro, avalie as assertivas que seguem:
I. Proporcionar condições de recursos humanos para realização do ato anestésico-cirúrgico, bem como a administração de drogas anestésicas e controlar as condições clínicas e anestésicas do paciente durante a cirurgia.
II. Desenvolver a sistematização de assistência de enfermagem perioperatória com o paciente e sua família.
III. Realizara avaliação pré-operatória, de acordo com as condições oferecidas pela instituição.
IV. Elaborar o plano de cuidados, supervisionar sua execução e realizar as atividades complexas de enfermagem, desde a admissão do paciente na recuperação pós-anestésica até a sua alta do centro cirúrgico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I e IV.
O centro cirúrgico é uma área complexa e de acesso restrito. Dessa forma, no planejamento, alguns aspectos importantes devem ser observados, pois implicam na qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente. Sobre esse assunto, avalie as assertivas que seguem:
I. Os vestiários devem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, onde se realiza a troca de roupas privativas, e permite-se o acesso livre de pessoas.
II. O foco cirúrgico precisa ter como características: ausência de sombras, redução de reflexos e eliminação do excesso de calor.
III. O centro cirúrgico sempre deve dispor de iluminação de emergência auxiliar para que intervenções cirúrgicas não fiquem comprometidas por falta de luz.
IV. O centro cirúrgico deve possuir um sistema de ar condicionado, com finalidade de remover gases anestésicos, controlar a temperatura e a umidade, promover uma adequada troca de ar, remover partículas em suspensão e impedir a entrada de partículas oriundas de áreas adjacentes.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...