Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à biossegurança, julgue os itens a seguir. O uso de aventais é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção do risco de transmissão de microrganismos para clientes, pacientes e profissionais de saúde.
No que se refere à biossegurança, julgue os itens a seguir. As superfícies das bancadas de trabalho devem ser limpas e descontaminadas com hipoclorito a 0,5% ou álcool a 98%, antes e após os trabalhos e sempre após algum respingo ou derramamento, sobretudo no caso de material biológico potencialmente contaminado e substâncias químicas.
O enfermeiro supervisor de uma unidade de terapia intensiva percebeu que os funcionários, principalmente os técnicos de enfermagem, apresentavam grande quantidade de atestados médicos com quadros infecciosos diversos. Ao consultar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foi informado de que o índice de infecção por bactérias multirresistentes nos pacientes estava fora do padrão esperado. Em relação à situação hipotética apresentada, e quanto à eficácia de técnicas para a diminuição dos atestados, julgue os itens a seguir. É necessário orientar a equipe e monitorizar o uso das técnicas de lavagem das mãos.
O enfermeiro supervisor de uma unidade de terapia intensiva percebeu que os funcionários, principalmente os técnicos de enfermagem, apresentavam grande quantidade de atestados médicos com quadros infecciosos diversos. Ao consultar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foi informado de que o índice de infecção por bactérias multirresistentes nos pacientes estava fora do padrão esperado. Em relação à situação hipotética apresentada, e quanto à eficácia de técnicas para a diminuição dos atestados, julgue os itens a seguir. Deve-se orientar a equipe a usar máscaras de TNT em todos os procedimentos realizados, inclusive em casos de pacientes com disseminação de alguns agentes de transmissão por via respiratória, como o Mycobacterium tuberculosis, o vírus do sarampo e o vírus da H1N1/gripe tipo A.
O enfermeiro supervisor de uma unidade de terapia intensiva percebeu que os funcionários, principalmente os técnicos de enfermagem, apresentavam grande quantidade de atestados médicos com quadros infecciosos diversos. Ao consultar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foi informado de que o índice de infecção por bactérias multirresistentes nos pacientes estava fora do padrão esperado. Em relação à situação hipotética apresentada, e quanto à eficácia de técnicas para a diminuição dos atestados, julgue os itens a seguir. É preciso sensibilizar, disponibilizar material e monitorar a equipe quanto ao uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI).
A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, desde a sua criação em 2004, tem elaborado programas e diretrizes que visam a sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população para a busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade no cenário mundial. No mesmo propósito, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligadas à saúde e à educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos estados e municípios no território nacional. No que se refere à segurança do paciente, julgue os itens a seguir. Para assegurar que o paciente seja corretamente identificado, o enfermeiro deve participar exclusivamente do processo de identificação, da admissão, da transferência ou do recebimento de pacientes de outra unidade ou instituição, antes do início dos cuidados, de qualquer tratamento ou procedimento, da administração de medicamentos e soluções.
A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, desde a sua criação em 2004, tem elaborado programas e diretrizes que visam a sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população para a busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade no cenário mundial. No mesmo propósito, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligadas à saúde e à educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos estados e municípios no território nacional. No que se refere à segurança do paciente, julgue os itens a seguir. Higienizar as mãos é remover a sujidade, o suor, a oleosidade, os pelos e as células descamativas da microbiota da pele, com a finalidade de prevenir e reduzir as infecções relacionadas a assistência à saúde.
A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, desde a sua criação em 2004, tem elaborado programas e diretrizes que visam a sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população para a busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade no cenário mundial. No mesmo propósito, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligadas à saúde e à educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos estados e municípios no território nacional. No que se refere à segurança do paciente, julgue os itens a seguir. A infusão de soluções em vias erradas, como, por exemplo, soluções que deveriam ser administradas em sondas enterais serem realizadas em cateteres intravenosos em razão da possibilidade de conexão errada, é um evento frequente, porém pouco documentado, que pode causar graves consequências e até a morte do paciente. A capacitação, a orientação e o acompanhamento contínuo sobre os riscos à segurança do paciente frente às conexões erradas devem ser destinados e orientados exclusivamente aos profissionais de enfermagem.
A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, desde a sua criação em 2004, tem elaborado programas e diretrizes que visam a sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população para a busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade no cenário mundial. No mesmo propósito, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligadas à saúde e à educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos estados e municípios no território nacional. No que se refere à segurança do paciente, julgue os itens a seguir. A utilização de uma ou de várias listas de verificação (check-list) traz inúmeras vantagens. Os serviços devem elaborar as próprias listas específicas, dependendo da complexidade dos procedimentos cirúrgicos que são realizados.
A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, desde a sua criação em 2004, tem elaborado programas e diretrizes que visam a sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população para a busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade no cenário mundial. No mesmo propósito, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligadas à saúde e à educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos estados e municípios no território nacional. No que se refere à segurança do paciente, julgue os itens a seguir. O enfermeiro deve estimular a cultura de segurança do paciente, implantando a lista de verificação recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que define duas fases distintas: checar imediatamente antes (sign in ̶ realizado antes da indução anestésica) e checar depois (sign out ̶ realizado antes de o paciente sair da sala de cirurgia).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...