Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, referente a especificidades da Equipe de Saúde da Família, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O número de Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 500 pessoas por ACS.

    B) Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000, respeitando critérios de equidade para essa definição.

    C) A carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos profissionais médicos.

    D) Deve ser 1 o número de enfermeiros para até, no máximo, 12 Agentes Comunitários de Saúde e, no mínimo, 4, constituindo, assim, uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde.

    E) Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.

Conforme a Portaria GM nº 2.488/2011, referente às atribuições dos membros das equipes de atenção básica, analise as seguintes assertivas:


I. São atribuições comuns a todos os profissionais participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades.


II. É específico do Agente Comunitário de Saúde trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea.


III. São atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente, bem como controle de insumos na UBS.


IV. É atribuição específica do Agente Comunitário de Saúde realizar busca ativa e notificar doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.


V. É atribuição do Agente Comunitário de Saúde orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas III e IV.

    C) Apenas I, II e V.

    D) Apenas III, IV e V.

    E) I, II, III, IV e V.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponda à vacina de prevenção do Sarampo.

    A) DTP + HB + Hib.

    B)

    VIP.



    C) DTP.

    D) SRC.

    E) dT.

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) é um instrumento utilizado no planejamento das equipes de saúde. Porém, é necessário salientar que, para alimentar esse sistema, são utilizadas fichas para coleta de dados, produzidas, na maioria das vezes, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a partir de informações referidas na Visita Domiciliar (VD). Portanto, o entendimento correto dos conceitos de cada ficha é muito importante. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Ficha A – Agrega informações relacionadas ao cadastro das famílias na microárea do ACS. II. Ficha B – Agrega informações relacionadas às atividades da ESF sobre consultas médicas e de enfermagem, solicitação médica de exames, encaminhamentos médicos, internação domiciliar, procedimentos de enfermagem, marcadores, hospitalizações e óbitos. III. Ficha C – É uma cópia das informações pertinentes da Caderneta da Criança, padronizada pelo Ministério da Saúde e utilizada pelos diversos serviços de saúde. IV. Ficha D – Agrega informações relativas ao acompanhamento de clientes com as seguintes doenças: diabetes melito, hipertensão arterial, tuberculose, hanseníase e gestantes.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D)

    Apenas II e IV.



    E) I, II, III e IV.

O Programa Saúde do Idoso tem por objetivo recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando ações coletivas e individuais de saúde para esse fim. Referente às principais ações que envolvem a saúde do idoso, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Promoção de hábitos saudáveis.

    B) Orientações quanto ao ambiente seguro para prevenção de lesão por pressão.

    C) Orientar e observar o uso correto das medicações.

    D) Orientações quanto à saúde bucal, se necessário encaminhar à UBS.

    E) Política de Assistência Social.

É uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial da produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Tal conceito refere-se a qual doença?

    A) Diabetes melito.

    B) Hipertensão arterial sistêmica.

    C) Hanseníase.

    D) Esquistossomose.

    E) Leishmaniose visceral.

Referente às doenças sexualmente transmissíveis, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) AIDS: causada pela infecção do organismo humano pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida). ( ) HPV: é uma lesão, na região genital, causada pelo Papilomavírus Humano (HPV). ( ) Clamídia: apresenta sintomas parecidos com os da sífilis. ( ) Tricomoníase: os sintomas são, principalmente, corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. ( ) O vírus da hepatite A está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada, as relações sexuais constituem uma via importante de transmissão da hepatite A.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V – F.

    B) V – V – F – F – F.

    C) F – F – V – V – V.

    D) F – F – F – V – V.

    E) V – V – F – V – F.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Constituem-se objetivos específicos do PNSP, EXCETO:

    A) Promover e apoiar a implementação das iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde.

    B) Envolver os profissionais da área da saúde nas ações de segurança do paciente.

    C) Ampliar o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente.

    D) Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente.

    E) Fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pósgraduação na área da saúde.

Conforme Portaria nº 2.436/2017, compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal, EXCETO:

    A) Ser corresponsável, junto ao Ministério da Saúde, e Secretaria Estadual de Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos aos municípios.

    B) Inserir a Estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.

    C) Prestar apoio integrado aos gestores dos municípios no processo de qualificação e de consolidação da Atenção Básica.

    D) Prestar apoio institucional às equipes e serviços no processo de implantação, acompanhamento, e qualificação da Atenção Básica e de ampliação e consolidação da Estratégia Saúde da Família.

    E) Organizar, executar e gerenciar os serviços e ações de Atenção Básica, de forma universal, dentro do seu território, incluindo as unidades próprias e as cedidas pelo estado e pela União.

Parada cardiorrespiratória (PCR) constitui uma situação de emergência, segundo Diretrizes da American Heart Associatios (2015). Assinale a alternativa correta referente aos procedimentos e atendimento prestados durante uma PCR.

    A) Em vítimas adultas de PCR, o socorrista deve aplicar compressões torácicas a uma frequência inferior a 100/min ou superior a 120/min

    B) Em vítimas adultas de PCR, o socorrista deve comprimir o tórax a uma profundidade inferior a 5cm ou superior a 6cm.

    C) Interromper as compressões por um tempo maior que 10 segundos.

    D) Durante uma RCP com via aérea avançada, o socorrista aplica 1 ventilação a cada 6 segundos (10 respirações por minuto), enquanto são aplicadas compressões torácicas.

    E) Pode ser utilizada Atropina para substituir a Adrenalina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...