Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O rumor venoso, também denominado ruído venoso, é um ruído contínuo (sistodiastólico), de tonalidade grave, que se ouve:

    A) no 1º e 2º espaço intercostal esquerdo na linha hemiclavicular esquerda.

    B) no 4º- 5º espaço intercostal esquerdo, junto ao esterno

    C) no 2º espaço intercostal direito, junto ao esterno.

    D) no 4º espaço intercostal direito, próximo ao processo xifoide.

    E) na base do pescoço e na porção superior do tórax.

O Sopro da comunicação interatrial é um sopro sistólico de ejeção, localizado no foco:

    A) aórtico.

    B) pulmonar.

    C) mitral.

    D) tricúspide.

    E) aórtico acessório.

Na atelectasia o quadro clínico é proporcional à quantidade do pulmão acometido, dispneia, sensação de desconforto respiratório, cianose e tosse seca, podem ser observadas. À inspeção, o enfermeiro identifica:

    A) amplitude diminuída.

    B) frêmito toracovocal diminuído ou abolido.

    C) retração do hemitórax, tiragem, amplitude diminuída.

    D) submacicez ou macicez. Porém, na atelectasia aguda pode haver hipersonoridade.

    E) murmúrio vesicular abolido, ausência de sopro, ressonância vocal diminuída

Sobre a Vacina dsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae tipo b (conjugada) – DTP/HB/Hib (pentavalente), considere a alternativa incorreta:

    A) A vacina combinada é inteiramente líquida na forma de suspensão injetável.

    B) Indicação: imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b. Pode ser administrada até menores de 7anos.

    C) Deve ser administrada com precaução a indivíduos portadores de trombocitopenia ou distúrbio de coagulação, pois sangramentos podem ocorrer após uma administração intramuscular nestes indivíduos. Nestes casos deve ser utilizada agulha fina para a vacinação e fazer uma pressão firme aplicada ao local (sem esfregar) durante pelo menos 2 minutos após a administração.

    D) Esquema básico: 3 doses, com intervalo de 60 dias (mínimo de 30 dias), a partir de 2 meses de idade.

    E) Administração: Via intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa direita, ou região dorso glútea, quando o vasto lateral não for possível. 0,5 mL.

Entrada excessiva e/ou retenção de líquidos conceitua o diagnóstico de enfermagem “Volume de líquidos excessivo”. Sobre esse diagnóstico, é correto afirmar que:

    A) Entrada excessiva e/ou retenção de líquidos é fator relacionado.

    B) Alteração na pressão arterial pulmonar (PAP) é característica definidora.

    C) Dispneia paroxística noturna é fator relacionado

    D) Entrada excessiva de líquidos é característica definidora.

    E) Mecanismo de regulação comprometido é característica definidora.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem - CEPE, a cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. A Cassação aplica-se nos casos de:

I - Art. 90 Negar, omitir informações ou emitir falsas declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem e/ou Comissão de Ética de Enfermagem.

II - Art. 95 Realizar ou participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em que os direitos inalienáveis da pessoa, família e coletividade sejam desrespeitados ou ofereçam quaisquer tipos de riscos ou danos previsíveis aos envolvidos.

III - Art. 98 Publicar resultados de pesquisas que identifiquem o participante do estudo e/ou instituição envolvida, sem a autorização prévia.

Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) Todos os itens.

    E) Nenhum dos itens.

Observe o decúbito, abaixo, e assinale a alternativa que descreve sua indicação:

    A) Cirurgias oftalmológicas, de cabeça e pescoço, facilitar a respiração, prevenir broncoaspiração de vômitos.

    B) Exame físico da vagina, reto e cólon.

    C) Cirurgias de órgãos pélvicos, estado de choque, hipotensão, laparotomia do abdome inferior.

    D) Cirurgia do reto e coluna lombar.

    E) Exame físico e coleta de material para exames do colo, cateterismo vesical e parto.

Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), analise os itens:
I. Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH conta com um núcleo técnico sediado em Brasília – DF e equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações em saúde. II. As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. III. Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização, esse é um dos Propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. IV. Política Nacional de Humanização busca a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso. V. A Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS. A rede é um local de colaboração, que permite o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer um.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) II, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

De acordo com a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências de acordo com o Art. 2° os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. II. Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. III. Investimentos previstos no Plano Anual do Ministério da Saúde. IV. Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde. V. Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e V apenas.

    C) I, II, IV e V apenas.

    D) I, II, III e IV apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Com base no art. 8º na Portaria nº 154/2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, define que seja de competência das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal:
I. Identificar a necessidade e promover a articulação entre os Municípios, estimulando, quando necessário, a criação de consórcios intermunicipais para implantação de NASF 1 entre os Municípios que não atinjam as proporções estipuladas no artigo 5º desta Portaria. II. Assessorar, acompanhar e monitorar o desenvolvimento das ações dos NASF, de acordo com o planejamento, garantindo a interface e a liderança das equipes de Saúde da Família no estabelecimento do cuidado longitudinal dos indivíduos assistidos, bem como de suas famílias. III. Realizar avaliação e/ou assessorar sua realização. IV. Acompanhar a organização da prática e do funcionamento dos NASF segundo os preceitos regulamentados nesta Portaria.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) I e II apenas.

    D) III e IV apenas.

    E) I, II, III, IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...