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De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz FioCruz, dada a natureza específica de cada doença ou agravo à saúde, a notificação deve seguir um processo:
A) entre os responsáveis pela vigilância e as diversas fontes que podem ser utilizadas para o fornecimento de dados.
B) por meio das declarações de óbitos que são processadas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade. Mesmo considerando o sub-registro, que é significativo em algumas regiões do país, e a necessidade de um correto preenchimento das declarações, trata-se de um dado que assume importância capital como indicador de saúde.
C) Suficientemente, rápido para o desencadeamento de ações, particularmente, quando for necessário o desenvolvimento dessas por um outro nível, visando à adoção das medidas em momento oportuno.
D) de recursos diferenciados para cada área de acordo com o desenvolvimento.
E) dinâmico, variável em função das mudanças no perfil epidemiológico, dos resultados obtidos com as ações de controle e da disponibilidade de novos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Dos dados e informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, número de habitantes e características de sua distribuição, condições de saneamento, climáticas, ecológicas, habitacionais e culturais, são exemplos de dados:
De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os Resíduos Sólidos de Saúde - RSS são classificados em cinco grupos. O grupo A engloba RSS do tipo:
A) reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados.
B) peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue.
C) sobras de alimentos e do preparo de alimentos.
D) ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares.
E) quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN.
Ainda sobre o mesmo tema, a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, especificamente sobre as diretrizes para gestão do SUS no Pacto de Gestão, a Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. O planejamento da Regionalização possui determinados instrumentos, estes que estão expostos corretamente na alternativa:
A) Plano Diretor de Regionalização PDR, o Plano Diretor de Desenvolvimento PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde PPI,
B) Plano Formador de Regionalização PFR, o Plano Diretor de Investimento PDI e a Programação Universal da Atenção em Saúde PUAS,
C) Plano Diretor de Regionalização PDR, o Plano Vinculativo de Investimento PVI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde PPI,
D) Plano Formador de Regionalização PFR, o Plano Diretor de Desenvolvimento PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde PPI,
E) Plano Diretor de Regionalização PDR, o Plano Diretor de Investimento PDI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde PPI.
A Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006 define que o Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tal Pacto possui prioridades para se alcançar os objetivos. Considerando a Portaria anteriormente referida, observe as prioridades expostas nas assertivas e assinale a que não compõe uma delas, de acordo com a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006:
A) Controle das doenças laborais.
B) Saúde do idoso.
C) Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
Com relação à Educação Popular em Saúde, considere a alternativa que traz informações incorretas:
A) É ferramenta estratégica por apoiar os processos de redução das desigualdades regionais e das iniquidades sociais.
B) Potencializa a ampliação da participação social e da gestão compartilhada.
C) Enquanto campo teórico-metodológico e prática social, tem apresentado desafios à política pública de saúde para o avanço da democracia participativa.
D) Apresenta-se com potencialidade, apenas como referencial teórico/metodológico para a construção de políticas.
E) Traz a dimensão do potencial apresentado pelo trabalho em rede, o qual poderá ser fortalecido enquanto referencial nas políticas de saúde.