Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Amebíase conhecida também como Disenteria amebiana é causada pela Entamoeba histolytica, um tipo de:

    A) Vírus.

    B) Bactéria.

    C) Fundo.

    D) Protozoário.

    E) Helminto.

A Malária é causada por um protozoário esporozoário do gênero:

    A) Plasmodium.

    B) Anopheles.

    C) Kalanchoe.

    D) Handroanthus.

    E) Treponema.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM é composto por três indicadores, sendo eles:

    A) Saúde, Educação e Segurança.

    B) Longevidade, Renda e Escolaridade.

    C) Trabalho/Emprego, Saúde e Participação Social.

    D) Saúde Física, Meio Ambiente e Renda.

    E) Satisfação Pessoal, Satisfação Social e Satisfação Econômica.

De acordo com a Portaria 264/2020, a Leptospirose:

    A) Não é mais considerada doença de Notificação Compulsória.

    B) É doença de Notificação Compulsória Semanal

    C) É doença de Notificação Compulsória, imediata, somente à Secretaria Municipal de Saúde.

    D) É doença de Notificação Compulsória, imediata, somente às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

    E) É doença de Notificação Compulsória, imediata, às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e ao Ministério da Saúde.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz, dada a natureza específica de cada doença ou agravo à saúde, a notificação deve seguir um processo:

    A) entre os responsáveis pela vigilância e as diversas fontes que podem ser utilizadas para o fornecimento de dados.

    B) por meio das declarações de óbitos que são processadas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade. Mesmo considerando o sub-registro, que é significativo em algumas regiões do país, e a necessidade de um correto preenchimento das declarações, trata-se de um dado que assume importância capital como indicador de saúde.

    C) Suficientemente, rápido para o desencadeamento de ações, particularmente, quando for necessário o desenvolvimento dessas por um outro nível, visando à adoção das medidas em momento oportuno.

    D) de recursos diferenciados para cada área de acordo com o desenvolvimento.

    E) dinâmico, variável em função das mudanças no perfil epidemiológico, dos resultados obtidos com as ações de controle e da disponibilidade de novos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Dos dados e informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, número de habitantes e características de sua distribuição, condições de saneamento, climáticas, ecológicas, habitacionais e culturais, são exemplos de dados:

    A) de morbidade.

    B) de mortalidade.

    C) psicossociais.

    D) demográficos e ambientais.

    E) de surtos e epidemias.

De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os Resíduos Sólidos de Saúde - RSS são classificados em cinco grupos. O grupo A engloba RSS do tipo:

    A) reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados.

    B) peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue.

    C) sobras de alimentos e do preparo de alimentos.

    D) ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares.

    E) quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.

Ainda sobre o mesmo tema, a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, especificamente sobre as diretrizes para gestão do SUS no Pacto de Gestão, a “Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores”. O planejamento da Regionalização possui determinados instrumentos, estes que estão expostos corretamente na alternativa:

    A) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    B) Plano Formador de Regionalização – PFR, o Plano Diretor de Investimento – PDI e a Programação Universal da Atenção em Saúde – PUAS,

    C) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Vinculativo de Investimento – PVI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    D) Plano Formador de Regionalização – PFR, o Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    E) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Diretor de Investimento – PDI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI.

A Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006 define que “o Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira”. Tal Pacto possui prioridades para se alcançar os objetivos. Considerando a Portaria anteriormente referida, observe as prioridades expostas nas assertivas e assinale a que não compõe uma delas, de acordo com a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006:

    A) Controle das doenças laborais.

    B) Saúde do idoso.

    C) Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.

    D) Redução da mortalidade infantil e materna.

    E) Fortalecimento da Atenção Básica.

Com relação à Educação Popular em Saúde, considere a alternativa que traz informações incorretas:

    A) É ferramenta estratégica por apoiar os processos de redução das desigualdades regionais e das iniquidades sociais.

    B) Potencializa a ampliação da participação social e da gestão compartilhada.

    C) Enquanto campo teórico-metodológico e prática social, tem apresentado desafios à política pública de saúde para o avanço da democracia participativa.

    D) Apresenta-se com potencialidade, apenas como referencial teórico/metodológico para a construção de políticas.

    E) Traz a dimensão do potencial apresentado pelo trabalho em rede, o qual poderá ser fortalecido enquanto referencial nas políticas de saúde.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...