Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante maratona em um dia ensolarado com temperaturas elevadas, um corredor amador apresentou desmaio seguido de convulsões. O salva-vidas notou que sua pele estava seca, quente e avermelhada.
Nessa situação hipotética, o diagnóstico provável, a causa e a melhor conduta a ser tomada são, respectivamente,

    A) síncope pelo calor; perdas hidroeletrolíticas; hidratação da vítima por via oral para correção das perdas de sais.

    B) exaustão pelo calor; vasodilatação; hidratação da vítima por via venosa para estabilização hídrica.

    C) intermação; falha do centro termorregulador; encaminhamento da vítima para o pronto-socorro devido a risco de sequelas neurológicas.

    D) hipertermia; falta de ambientação; aplicação de gelo na virilha da vítima para diminuir a temperatura corporal.

    E) eritema ab-igne; aumento do metabolismo; condução da vítima a um ambiente com ar condicionado para normalização da temperatura corporal.

O preparo humanizado do paciente, pela equipe de enfermagem, para cirurgia inclui

    A) aguardar para fornecer orientações ao paciente depois de manifestação de interesse dele e de sua família.

    B) esclarecer ao paciente que a equipe de enfermagem não poderá fornecer orientações sobre exames, cirurgia e pós-operatório, visto que isso é atribuição privativa do médico.

    C) providenciar, independentemente de manifestação do paciente, assistência religiosa com visitas de equipe auxiliar de fiéis voluntários.

    D) limitar-se ao uso de comunicação verbal com o paciente, pois esta é menos sujeita a entendimentos errôneos.

    E) adotar postura de autoridade, para que o paciente siga todas as orientações que lhe tenham sido previamente fornecidas e não prejudique a cirurgia e a recuperação pós-operatória.

Acerca de cuidados de enfermagem no pós-operatório imediato em unidade de terapia intensiva, assinale a opção correta.

    A) Para eventual correção rápida de temperatura corporal, recomenda-se o uso de bolsa térmica, já que a resposta fisiológica nesses casos encontra-se desacelerada.

    B) Para manter a integridade da sua pele, o paciente deverá ser reposicionado a cada hora, o que exige que as grades da cama sejam mantidas abaixadas a todo momento.

    C) Pacientes submetidos à anestesia geral devem ser acomodados na posição semi-Fowler, o que previne a ocorrência de esofagite de refluxo.

    D) O mais comum é que o paciente apresente febre na aferição de temperatura ao retornar da sala de cirurgia, em vista da resposta fisiológica de combate a infecções.

    E) Na primeira hora de recuperação pós-anestésica, o controle dos sinais vitais deve ser feito a cada quinze minutos.

No que diz respeito à tuberculose, é correto afirmar que

    A) sua incidência, desde a Segunda Guerra Mundial, mantém-se em queda no mundo, devido às medidas de prevenção e tratamento.

    B) o risco de transmissão dessa doença pelo infectado começa a diminuir apenas a partir do segundo mês de tratamento.

    C) o sucesso no diagnóstico de tuberculose pulmonar por métodos bacteriológicos convencionais independe da faixa etária.

    D) a tuberculose meningoencefálica é de difícil detecção, especialmente por não levar a um quadro de meningite.

    E) pacientes com tal doença devem ser testados para HIV o mais brevemente possível após o diagnóstico.

De acordo com protocolos de suporte básico de vida validados pelo Ministério da Saúde,

    A) a entrevista SAMPLA é passo obrigatório na avaliação primária do paciente com suspeita de trauma.

    B) um critério de inclusão para suspeita de trauma raquimedular é a existência de fratura por impacto nas pernas.

    C) em traumas envolvendo pneumotórax aberto, a administração de oxigênio é prioritária em relação à cobertura do ferimento.

    D) em traumas cranioencefálicos, um resultado da escala de coma de Glasgow igual a 10 exige contato precoce com a regulação médica.

    E) na avaliação primária de paciente com suspeita de trauma, primeiramente se deve avaliar a circulação, para depois se avaliar a responsividade.

Um técnico em enfermagem em ação na atenção básica realizou os seguintes procedimentos durante a visita de uma criança ao serviço de saúde:
I avaliou o índice de massa corporal da criança; II aferiu os dados de peso e altura da criança; III aferiu a pressão arterial da criança; IV aplicou na criança vacina preconizada para a idade dela; V orientou a família da criança sobre a necessidade de aplicação vacinal.
Nessa situação hipotética, de acordo com o Ministério da Saúde, extrapola as atribuições do técnico de enfermagem o procedimento

    A) I.

    B) II.

    C) III.

    D) IV.

    E) V.

Em paciente adulto, a aplicação de injeção intramuscular contendo medicamento que irrita o tecido deve ser feita

    A) utilizando-se a técnica em Z.

    B) no músculo deltoide.

    C) a uma angulação de 15 graus em músculo grande.

    D) associada a um medicamento anestésico.

    E) no abdome, com agulha calibrosa.

Um médico prescreveu a um paciente 150 mg de amicacina. Ao checar a disponibilidade do medicamento na enfermaria, o técnico de enfermagem constatou que existiam apenas ampolas com 500 mg/2 mL desse fármaco.
Nesse caso, deve-se proceder ao cálculo para obter a quantidade correta a ser administrada àquele paciente. Essa quantidade corresponderá a

    A) 0,3 mL.

    B) 0,6 mL.

    C) 1,0 mL.

    D) 1,6 mL.

    E) 3,3 mL.

Assinale a opção correta acerca das medidas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

    A) Os equipos de infusão de hemocomponentes devem ser trocados a cada 96 horas, a fim de se evitar infecção da corrente sanguínea.

    B) Na higiene íntima rotineira do paciente que usa cateter de longa permanência, é preciso aplicar antibióticos ou antissépticos junto ao meato urinário e realizar a troca periódica desse dispositivo.

    C) Para prevenir infecção cirúrgica, a tricotomia deve ser feita de rotina no dia anterior, com lâminas descartáveis.

    D) Na utilização de cateteres venosos periféricos, devem-se escolher aqueles de maior calibre, para diminuir a resistência das soluções infundidas, e manter fixação com esparadrapo comum ou fita micropore.

    E) Para diminuir os riscos de pneumonia associada à ventilação mecânica do paciente entubado, a higiene bucal dele deve ser feita com gaze seca ou umedecida em água destilada, inclusive na superfície externa do tubo orotraqueal.

As doenças parasitárias frequentemente acometem populações com vulnerabilidade social e são classificadas pela Organização Mundial da Saúde como doenças negligenciadas. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

    A) O ciclo biológico do parasito responsável pela ascaridíase, o Ascaris lumbricoides, inicia-se com a ingestão das larvas do parasito pelo hospedeiro humano, contidas em água ou alimento contaminado, continua com a eliminação dos ovos nas fezes, o crescimento e a eclosão no solo, até a nova contaminação.

    B) Para completar o ciclo biológico da esquistossomose, o parasito Schistosoma mansoni necessita do hospedeiro definitivo, que é o ser humano, e do hospedeiro intermediário, que é o rato.

    C) A enterobíase é causada pela tênia, um platelminto da classe cestoda que contamina seu hospedeiro a partir da ingestão de carne crua

    D) Ancylostoma duodenale e Necator americanus são os agentes infecciosos responsáveis pela ancilostomíase, os quais aderem à mucosa intestinal do hospedeiro e provocam-lhe quadro de anemia.

    E) O verme adulto Trichuris trichiura é um helminto arredondado que penetra no hospedeiro em forma de larva e fixa-se no duodeno a partir de uma ampla cavidade bucal e dentes, causando a oxiurose.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...