Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, são consideradas atividades do Agente Comunitário de Saúde compartilhadas com os demais membros da equipe, em sua área geográfica de atuação, EXCETO:

    A) A coordenação no planejamento e no mapeamento institucional, social e demográfico.

    B) A orientação de indivíduos e de grupos sociais quanto a fluxos, rotinas e ações desenvolvidos no âmbito da atenção básica em saúde.

    C) O estímulo à participação da população no planejamento, no acompanhamento e na avaliação de ações locais em saúde.

    D) O planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de ações em saúde

No modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, desde que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) tenha concluído curso técnico e tenha disponíveis os equipamentos adequados, é uma atividade típica do ACS, em sua área geográfica de atuação, assistida por profissional de saúde de nível superior, membro da equipe:

    A) A aferição da pressão arterial, durante a visita domiciliar, em caráter habitual, encaminhando o paciente para a unidade de saúde de referência.

    B) A aferição de temperatura axilar, durante a visita domiciliar, em caráter habitual, com o devido encaminhamento do paciente, quando necessário, para a unidade de saúde de referência.

    C) A medição de glicemia capilar, durante a visita domiciliar, em caráter habitual, encaminhando o paciente para a unidade de saúde de referência.

    D) A orientação e o apoio, em domicílio, para a correta administração de medicação de paciente em situação de vulnerabilidade.

Entre as habilidades que todo trabalhador de saúde deve NÃO buscar desenvolver, está:

    A) Sentir-se confortável para falar sobre o assunto a ser debatido.

    B) Ser gentil, favorecendo o vínculo e uma relação de confiança.

    C) Ter conhecimentos básicos em saúde e ser leigo em se tratando de doenças.

    D) Ter tolerância aos princípios e às distintas crenças e valores que não sejam os seus próprios.

Assinale a INCORETA. Segundo BRASIL (2009), desenvolver atividades educativas faz parte do processo de trabalho de todos os membros da equipe. Para o desenvolvimento de atividades educativas, recomenda-se:

    A) Identificar os conhecimentos, crenças e valores do grupo, bem como os mitos, tabus e preconceitos, estimulando a reflexão sobre eles. A discussão deve ser influenciada por convicções culturais, religiosas ou pessoais.

    B) Neutralizar delicada e firmemente as pessoas que, eventualmente, queiram monopolizar a reunião, pedindo a palavra o tempo todo e a utilizando de forma abusiva, além daqueles que só comparecem às reuniões para discutir seus problemas pessoais.

    C) Realizar dinâmicas que possibilitem a apresentação os participantes e integração do grupo, quebrando a formalidade inicial.

    D) Utilizar recursos didáticos disponíveis como cartazes, recursos audiovisuais, bonecos, balões etc.

Assinale a INCORRETA. Por meio da visita domiciliar, é possível:

    A) Conhecer as condições de moradia e de seu entorno, de trabalho, os hábitos, as crenças e os costumes

    B) Divulgar e explicar o funcionamento do serviço de saúde e quais as atividades disponíveis.

    C) Identificar as famílias que necessitam de acompanhamento mais frequente ou especial.

    D) Orientar a população quanto ao uso correto dos medicamentos e a verificação da necessidade ou de se alterar a dosagem dos mesmos.

A respiração é uma das funções essenciais à vida. É através dela que o corpo promove permanentemente o suprimento de oxigênio necessário ao organismo, vital para a manutenção da vida. Sobre os tipos de respiração, assinale a CORRETA.

    A) Eupneia - Respiração que se processa por movimentos regulares, sem dificuldades, na frequência média.

    B) Apneia - Dificuldade na execução dos movimentos respiratórios.

    C) Dispneia - É a ausência dos movimentos respiratórios. Equivale a parada respiratória.

    D) Taquipneia - Diminuição na frequência média dos movimentos respiratórios.

Ocorre na incapacidade de o coração bombear um volume de sangue suficiente para atender às necessidades metabólicas dos tecidos. (FIOCRUZ, 2003, p. 47) Esta é a definição de:

    A) Choque Cardiogênico.

    B) Choque Hipovolêmico.

    C) Choque Neurogênico.

    D) Choque Septicêmico.

Segundo o Manual de Primeiros Socorros da FIOCRUZ, a vítima de um acidente que apresenta temperatura corpórea entre 36,1° e 36,9°, tem seu estado térmico considerado como:

    A) Estado febril.

    B) Normal.

    C) Febre.

    D) Subnormal.

Perda de sangue em um acidente é um fator no mínimo preocupante, segundo o Manual de Primeiros Socorros da FIOCRUZ (2003, P. 68), no caso de perdas de mais de 50% do volume sanguíneo causam até:

    A) Choque irreversível, parada cardiorrespiratória e morte.

    B) Choque descompensado com hipotensão, alterações das funções mentais, agitação, confusão ou inconsciência, sede intensa, pele fria, palidez, suor frio, taquicardia superior a 120/min., pulso radial ausente (queda da pressão arterial), taquipnéia importante e enchimento capilar lento.

    C) Estado de choque, ansiedade, sede, taquicardia (com frequência cardíaca entre 100-120/min.), pulso radial fraco, pele fria, palidez, suor frio.

    D) Frequência respiratória maior que 20/min. e enchimento capilar lentificado (maior que 2 seg).

Os casos de hemorragia interna são também de muita gravidade, devido ao grau de dificuldade de sua identificação por quem está socorrendo. (FIOCRUZ, 2003, p. 73) O socorrista só NÃO deve suspeitar de hemorragia interna se o acidentado estiver envolvido em:

    A) Contusão contra volante ou objetos rígidos.

    B) Acidente sem gravidade, com lesão externa aparente.

    C) Queda de altura.

    D) Queda de objetos pesados sobre o corpo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...