Questões de Enfermagem do ano 2021

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à gestão do planejamento e organização da assistência em enfermagem, algumas funções são consideradas de suma importância para uma gerência ocorrer de forma adequada, sendo estas funções que integram o papel do enfermeiro.
Neste sentido, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1 Funções
1. planejar 2. controlar 3. dirigir 4. organizar
Coluna 2 Descrição
( ) que se relaciona com a motivação, a liderança e a atuação. ( ) é estabelecer um plano com os meios necessários para cumprir os objetivos. ( ) é determinar de que forma ocorrerão os planos elaborados no planejamento. ( ) tem o objetivo de medir, qualitativa e quantitativamente, a execução dos planos e o seu êxito.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A)

    1 • 2 • 3 • 4



    B) 2 • 1 • 3 • 4

    C) 3 • 1 • 4 • 2

    D) 3 • 2 • 4 • 1

    E) 4 • 3 • 2 • 1

Um paciente precisa receber Cefazolina 400 mg a cada horário, porem na unidade só existem frascos de 500 mg com 5 ml.
Tendo em vista que foi prescrita essa medicação a cada 8 horas, quantos ml ele irá receber em cada horário e ao final do dia, somando-se todas as doses, respectivamente?

    A) 2 ml e 4 ml

    B) 3 ml e 6 ml

    C) 4 ml e 8 ml

    D) 4 ml e 12 ml

    E) 5 ml e 10 ml

Os problemas respiratórios em crianças continuam sendo um dos principais problemas de saúde pública. As infecções das vias respiratórias compõem a causa mais comum de doença durante a infância.
Dentre os sinais e sintomas possíveis de serem encontrados na ocorrência de asma em crianças, assinale a alternativa correta.

    A) Tosse recorrente ou persistente produtiva, que pode agravar durante o dia, sendo acompanhada de roncos. Os sibilos são raros.

    B) Hiperemia em faringe e/ou vesículas associada a sintomas de resfriado comum: febre (geralmente abaixo de 38,5°C), irritabilidade, congestão nasal, tosse leve e inapetência.

    C) Sibilância recorrente, inclusive durante o sono ou com gatilhos, como a atividade, rir, chorar ou exposição ao fumo ou à poluição do ar.

    D) Febre alta (> 38,5°C), gânglios aumentados e dolorosos no pescoço, amígdalas hiperemiadas com pontos purulentos ou petéquias em palato e em alguns sintomas gastrointestinais.

    E) Obstrução nasal e roncos durante o sono, boca aberta ou entreaberta, lábios ressecados, língua rebaixada e hipotônica.

Assinale a alternativa correta no que se refere aos cuidados ao paciente em uso de nutrição enteral.

    A) É contraindicado lavar o cateter entre as medicações com água pois esse procedimento pode prejudicar a absorção das medicações.

    B) O teste da ausculta positivo com estetoscópio na região epigástrica é suficiente para garantir o posicionamento do cateter.

    C) Nas sondagens nasogástricas considera-se como medida da sonda a distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e deste até o apêndice xifóide mais a distância do apêndice xifóide até o ponto médio da cicatriz umbilical, devendo ser acrescentados de 10 a 15 cm da medida feita.

    D)

    O uso de cateteres de polivinil, por serem mais transparentes são os mais indicados, além de serem mais rígidos, o que favorece a migração do cateter para a posição desejada.



    E) O uso de cateteres de poliuretano são mais compatíveis, diminuem o risco de erosões ou úlceras, reduzem risco de infecções, mais fácil para o manuseio, maior disponibilidade de diâmetros, mais fácil de identificar a posição e são mais duráveis.

São doenças consideradas de notificação compulsória:

    A) HIV, Diabetes, Câncer em geral e Hanseníase.

    B) HIV/AIDS, Doença de Chagas, febre amarela e Doença aguda pelo vírus Zika.

    C) Febre amarela, Tétano, Doença aguda pelo vírus Zika e Hipertensão.

    D) Raiva humana, Coqueluche, Meningites e Câncer em geral.

    E) Sarampo, Caxumba, Rubéola, Hepatite B e Infecções causadas pelo Haemophilus influenzae.

A Infecção Hospitalar é um dos maiores problemas enfrentados nos hospitais e por profissionais da saúde e a principal medida para controle das infecções é a higienização das mãos realizada de forma correta nos momentos indicados.
Sobre a infecção hospitalar e os cuidados a serem adotados, é correto afirmar:

    A) A infecção hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

    B) Para evitar a transmissão por gotículas é obrigatório o uso de máscara do tipo N95.

    C) As precauções padrão devem ser usadas em Infecção (ou suspeita de infecção) ou colonização por bactérias multirresistentes ou microrganismos epidemiologicamente importantes (como rotavírus, vírus sincicial respiratório, herpes simples localizado, diarreia aguda, furunculose, infecção de ferida operatória, escabiose, pediculose.

    D) Dentre as medidas para controle de infecção relacionados a cateter vesical de demora está a indicação de desconectar o cateter da bolsa diariamente para limpeza das conexões com álcool a 70%.

    E) A transmissão por aerossóis ocorre apenas pelo contato próximo com o paciente, umas vez que as gotículas produzidas são eliminadas durante a fala, respiração, tosse, e procedimentos como aspiração. Atingem no máximo um metro de distância e rapidamente se depositam no chão, cessando a transmissão.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma das doenças crônicas mais prevalentes na população mundial e necessita de cuidados contínuos e específicos.
Assinale a alternativa correta sobre o Diabetes Mellitus.

    A) Os hormônios insulina e glucagon são produzidos pela adrenal e armazenados no pâncreas.

    B) O DM tipo 2 Manifesta-se por deficiência relativa de insulina, com resistência à ação da insulina, associada a um defeito na sua secreção.

    C) O DM tipo 1 acomete em sua maioria pessoas idosas, sendo comumente diagnosticado após os 60 anos de idade.

    D) Dentre as possibilidade de tratamento para o DM tipo 1 está o uso da insulina regular que possui absorção lenta, tendo seu pico de ação entre 4 a 6 horas após administrado.

    E) Os locais adequados para a administração da insulina são abdome, braço e parte interna da coxa.

Considerando as orientações através das resoluções do COFEn acerca da consulta e teleconsulta de enfermagem, é correto afirmar:

    A) Durante a consulta de enfermagem não é possível realizar o processo de enfermagem.

    B) A consulta de enfermagem é prioritária do enfermeiro mas na ausência deste o técnico de enfermagem poderá realizá-la.

    C) Para a realização da teleconsulta de enfermagem não é necessário aplicar termo de consentimento do paciente ou de seu representante legal.

    D) É de responsabilidade do paciente a guarda dos registros eletrônicos ou digital em prontuário/formulário específico para teleconsulta, considerando que o paciente não está no hospital.

    E) A teleconsulta de enfermagem foi autorizada por resolução como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), mediante consultas, esclarecimentos, encaminhamentos e orientações com uso de meios de tecnologia de informação e comunicação, com recursos audiovisuais e dados que permitam o intercâmbio à distância entre o enfermeiro e o paciente de forma simultânea ou de forma assíncrona.

No que se refere à gestão do planejamento e organização da assistência em enfermagem, algumas funções são consideradas de suma importância para uma gerência ocorrer de forma adequada, sendo estas funções que integram o papel do enfermeiro.
Neste sentido, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1 Funções
1. planejar 2. controlar 3. dirigir 4. organizar
Coluna 2 Descrição
( ) que se relaciona com a motivação, a liderança e a atuação. ( ) é estabelecer um plano com os meios necessários para cumprir os objetivos. ( ) é determinar de que forma ocorrerão os planos elaborados no planejamento. ( ) tem o objetivo de medir, qualitativa e quantitativamente, a execução dos planos e o seu êxito.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) 1 • 2 • 3 • 4

    B) 2 • 1 • 3 • 4

    C) 3 • 1 • 4 • 2

    D) 3 • 2 • 4 • 1

    E) 4 • 3 • 2 • 1

Nas últimas décadas, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) passaram a liderar as causas de óbito no país, ultrapassando as taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias (DIP) na década de 80. São todas doenças consideradas como DCNT de maior mortalidade, exceto:

    A) Diabetes melitus.

    B) Doença coronariana.

    C) Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

    D) Hipertensão arterial.

    E) Hepatite C.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...