Lista completa de Questões sobre Administração em Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A coordenação calculou que seriam necessários 100 (cem) profissionais de enfermagem em uma instituição de saúde prestadora de assistência mínima e intermediária. Ao utilizar as recomendações da Resolução COFEN 293/2004, o número de enfermeiros deverá ser de
14 a 18.
20 a 24.
27 a 31.
33 a 37.
42 a 46.
Após a alta dos pacientes, em determinado período, realizou- se a auditoria para mensurar a qualidade da assistência prestada. Ao utilizar as recomendações de SÁ, o enfermeiro auditor deve elaborar relatório no qual conste
a data da sua elaboração; a descrição dos casos auditados, de acordo com os preceitos de auditoria operacional; o parecer técnico do COREN e a assinatura do auditor.
o período a que se refere; a data da sua elaboração; o número de ordem; a descrição dos casos auditados; as conclusões e a assinatura do auditor.
a definição da auditoria concorrente; o método de admissão do paciente; a descrição e a análise da sistematização da assistência; o parecer técnico do COREN e a assinatura do auditor.
o tipo e a classificação da auditoria; o período a que se refere; as condições dos pacientes na admissão e na alta; a descrição da sistematização da assistência e a assinatura com firma reconhecida do auditor.
o critério dos sorteios dos prontuários a serem auditados; as condições dos pacientes na admissão e na alta; o resumo dos casos auditados; a data e a assinatura com firma reconhecida do auditor.
O enfermeiro de uma unidade de emergência de um hospital escola, participante do gerenciamento físico e dos recursos materiais específicos dessa unidade, deve considerar que
os equipamentos devem ser necessariamente versáteis, a fim de permitir deslocamentos para outras instituições de saúde privadas ou não.
os equipamentos devem estar sujeitos à manutenção preventiva, segundo as especificações dos fabricantes.
um dos propósitos básicos do planejamento físico da unidade visa melhorar e ampliar as ações improvisadas.
a descentralização de esforços e de coordenação deve ser o fator preponderante e norteador das ações médicas e de enfermagem.
os equipamentos de operacionalidade complexa são os mais indicados, por garantirem a eficiência dos procedimentos.
A figura acima apresenta graficamente uma estrutura organizacional do tipo
matricial.
linha assessoria.
linear.
órgão de linha.
funcional.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No que se refere à organização do trabalho de enfermagem, julgue os próximos itens.
A educação continuada no trabalho destaca-se como uma nova forma de organização das atividades profissionais de enfermagem.
Ao dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em uma unidade de saúde que presta assistência mínima ou autocuidado, deve-se respeitar a Resolução COFEN no 293/2004. De acordo com essa legislação, considera-se como horas de enfermagem, por leito, nas 24 (vinte e quatro) horas:
2,4 horas de enfermagem, por cliente.
3,0 horas de enfermagem, por cliente.
3,8 horas de enfermagem, por cliente.
4,9 horas de enfermagem, por cliente.
5,6 horas de enfermagem, por cliente.
Um dos instrumentos que o Serviço de Enfermagem dispõe para gestão da qualidade é a Comissão de Auditoria em Enfermagem, que realiza a
comparação entre a assistência prestada e os padrões de assistência considerados como aceitáveis.
correlação entre a prescrição de enfermagem com a prescrição médica.
correlação entre a prescrição de enfermagem com o plano terapêutico estabelecido, no momento da abertura do prontuário.
conferência entre as anotações sobre o cuidado prestado com as atividades exercidas pela equipe de enfermagem.
verificação de todos os cuidados prestados pela equipe multiprofissional com a assistência de enfermagem.
No gerenciamento de custos dos serviços de enfermagem, o enfermeiro deve
I. Implantar medidas que melhorem o desempenho do seu serviço, redefinindo prioridades, racionalizando recursos e acompanhando a produtividade.
II. Controlar os custos e tomar decisões que visam a eficiente racionalização de recursos disponíveis e limitados, objetivando alcançar resultados coerentes com as necessidades de saúde da clientela e com as finalidades institucionais.
III. Considerar não somente os gastos e o cálculo de custos, mas também a motivação das pessoas que efetuam os gastos em seus locais de trabalho, como uma estratégia de contenção de custos.
IV. Ter como meta, saber onde há possibilidade de cortar passos dos processos de atendimento ou dos procedimentos que não agregam qualidade, mas gastos, ou ainda, buscar modificações inserindo novas tecnologias que possibilitem a contenção de custos.
É correto o que se afirma em
II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Segundo Pichon-Rivièree, que foi um estudioso do processo grupal, um grupo torna-se equipe quando
não existem desavenças, conflitos ou atritos entre pessoas e todos se dão bem.
a tarefa grupal se desenvolve, de modo colaborativo/ cooperativo, rumo a um projeto comum, estabelecido com base em consenso.
o grupo se reúne periodicamente para votar as decisões do líder e, dessa forma, evitar a "doença organizacional".
a disciplina e o controle são os eixos centrais da equipe.
o coordenador do grupo coloca em prática o modelo funcionalista de organização do trabalho, em que cada um é responsável por uma parte da atividade.
Sobre o registro das anotações de enfermagem no prontuário do paciente, podemos afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...