Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

Lista completa de Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a composição da equipe multiprofissional de Saúde da Família (eSF), ela deve ser composta por, no mínimo:

    A) I - médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; II - enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; III - cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família; e IV - auxiliar ou técnico de enfermagem.

    B) I - médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; II - enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; III - cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família; IV - auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal; e V - agentes comunitários de saúde.

    C) I - médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; II - enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; III - auxiliar ou técnico de enfermagem; e IV - agentes comunitários de saúde.

    D) I - enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; II - auxiliar ou técnico de enfermagem; III - cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família; IV - auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal; e (V) agentes comunitários de saúde.

Assinale a alternativa que se refere corretamente a composição Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) na sua terceira modalidade de conformação de equipe, o NASF 3.

    A) 1 a 2 Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas.

    B) 3 a 4 Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas.

    C) 5 a 9 Equipes de Saúde da Família somente.

    D) 5 a 9 Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas.

    E) 5 a 9 Equipes de Atenção Básica para populações específicas somente.

O programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território, com um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde é a(o):

    A) Política Nacional de Promoção da Saúde.

    B) Política Nacional de Humanização das Equipes de Saúde.

    C) Programa de Estratégia de Saúde da Família (PSF).

    D) Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

    E) Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

São atribuições específicas do Técnico de Enfermagem e do Técnico em Enfermagem Saúde da Família:


I. Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.);

II. Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe;

III. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

IV. Realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente os itens I, III, IV estão corretos.

    B) Somente os itens I, II estão corretos.

    C) Somente os itens I, II, III estão corretos.

    D) Somente os itens II, IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Em relação as Equipes de Saúde da Família do Programa Estratégia Saúde da Família-ESF, julgue as afirmativas abaixo:
I.Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas desempenham a maior parte de suas funções em Unidades Básicas de Saúde construídas/localizadas nas comunidades pertencentes a regiões à beira de rios e lagos cujo acesso se dá por meio fluvial. II.Equipes de Saúde da Família Fluviais desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais. III.Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 3.000 pessoas, sendo a média recomendada de 2.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.

    A) Apenas a alternativa III está correta.

    B) Apenas a alternativa II está correta.

    C) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

    D) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

São atribuições em comum de todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica, exceto:

    A) Cadastrar e manter atualizado o cadastramento e outros dados de saúde das famílias e dos indivíduos no sistema de informação da Atenção Básica;

    B) Realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local, bem como aquelas previstas nas prioridades, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, assim como, na oferta nacional de ações e serviços essenciais e ampliados da AB;

    C) Responsabilizar-se pelo acompanhamento da população adscrita ao longo do tempo no que se refere às múltiplas situações de doenças e agravos, e às necessidades de cuidados preventivos, permitindo a longitudinalidade do cuidado;

    D) Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe;

Para a composição de uma Equipe de Saúde da Família é necessário minimamente os seguintes profissionais:

    A) Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Dentista e Agentes Comunitários de Saúde.

    B) Médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

    C) Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Dentista, auxiliar de consultório dentário e Agentes Comunitários de Saúde

    D) Todas as alternativas estão corretas.

Programa do ministério da saúde que viabiliza o custeio dos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

    A) Programa Saúde na hora

    B) Requalifica UBS

    C) Esus Atenção Básica

    D) Nasf - AB

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

    A) O Programa Saúde da Família possui ações para a promoção e proteção da saúde, como também para a prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, incluindo o diagnóstico e o tratamento.

    B) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim de década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Norte do país em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

    C) O PSF facilita a compreensão do paciente no contexto em que vive, como exemplo, as visitas domiciliares que possibilitam a identificação dos componentes de cada núcleo familiar.

    D) O Programa Saúde da Família é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de oferecer atenção básica de forma mais resolutiva e humanizada.

Programa de agentes comunitários de saúde: a percepção de usuários e trabalhadores da saúde
Por LEVY et al, 2004 (trecho de artigo adaptado).

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) foi criado em junho de 1991, pelo Ministério da Saúde (MS), visando contribuir para uma melhor qualidade de vida, investindo maciçamente na educação em saúde. O programa ataca de maneira objetiva e direta os problemas cruciais da saúde materno-infantil, e o agente comunitário de saúde (ACS) atua como elo entre as necessidades de saúde das pessoas e o que pode ser feito para a melhoria das condições de vida da comunidade (1,2,3).
A regulamentação da profissão ocorreu em 2002 (Lei 10.501) (4). De acordo com um levantamento realizado pelo Departamento de Atenção Básica/SPS do Ministério da Saúde, em outubro de 2002, estima-se, no Brasil, a existência de 173.593 agentes comunitários em atuação, com maior concentração na Região Nordeste (75.138 ACS).
O PACS foi efetivado no município de Bauru, estado de São Paulo, em junho de 2000, com 22 agentes que atuam, especificamente, na região do Jaraguá e na região do Godoy, num total de 2.609 e 2.164 famílias atendidas, respectivamente, em cada localidade (bairro). A partir de julho de 2002, 26 agentes comunitários passaram a atuar nesses mesmos bairros. Na Regional de Saúde de Bauru, Diretoria Regional X (DIR X), entre os 38 municípios que a compõem, sete apresentam o PACS e, no município-sede, duas áreas são atualmente contempladas com o desenvolvimento de atividade pelo ACS.
Cada ACS passou por treinamento, sob supervisão da Direção Regional de Saúde, antes do início das atividades. No contrato atual, foi realizada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a SORRI (Sociedade para Reabilitação e Reintegração do Incapacitado), que é uma entidade não governamental com objetivo de promover a reabilitação e educação profissional, bem como a inclusão social de pessoas com deficiência física, sensorial, mental e social (5).

(LEVY, Flávia Mauad; MATOS, Patrícia Elizabeth de Souza; TOMITA, Nilce Emy. Programa de agentes comunitários de saúde: a percepção de usuários e trabalhadores da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 197-203, Feb. 2004 .)
Leia o texto 'Programa de agentes comunitários de saúde: a percepção de usuários e trabalhadores da saúde' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. São 222 os agentes comunitários de saúde que atuam, especificamente, na região do Jaraguá e na região do Godoy, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto. II. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde ataca de maneira objetiva e direta os problemas cruciais da saúde materno-infantil, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...