Questões sobre Doenças Cardiovasculares

Lista completa de Questões sobre Doenças Cardiovasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O impulso elétrico que se movimenta pelo coração pode ser visualizado por meio de eletrocardiografia, cujo produto final é um eletrocardiograma (ECG). Cada fase do ciclo cardíaco é refletida em forma de ondas, de complexos, de segmentos e de intervalos na tela de um monitor cardíaco ou em uma fita de papel gráfico (ECG). Assinale a alternativa que representa no ECG a repolarização ventricular.

    A) Complexo QRS.

    B) Onda P.

    C) Onda T.

    D) Onda U.

Um adulto chega à unidade de saúde com frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e com a frequência respiratória de 30 movimentos por minuto. Considera-se que este adulto está:

    A) Bradicárdico e bradipneico.

    B) Normocárdico e eupneico.

    C) Bradicárdico e eupneico.

    D) Taquicárdico e taquipneico.

    E) Normotenso e taquipneico.

Em relação ao tratamento e assistência a pericartide, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Repouso em posição ereta.

    B) Observar sinais de tamponamento cardíaco.

    C) Repouso em posição de Trendelenburg que ajuda aliviar os sintomas de compressão.

    D) Balanço hídrico rigoroso.

O enfermeiro ao analisar o perfil de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) da respectiva unidade, observa grande quantidade de tabagistas e elabora um plano de ação, visando a diminuir a incidência de tabagismo. Entre as ações a serem desenvolvidas planeja oficinas com equipe multiprofissional para sensibilização e mudança do estilo de vida dos pacientes.

No que se refere ao tabagismo, julgue o item a seguir.
O risco de doença coronariana aumenta com o número de cigarros fumados por dia, o número total de anos de fumo e a precocidade da idade em que se começou a fumar. A maioria dos estudos aponta para uma significativa redução na incidência de doença coronariana e acidente vascular encefálico (AVE) após a cessação do tabagismo já nos primeiros anos, sendo que o risco de um AVE após 5 anos a 15 anos de abstinência passa a ser o mesmo de quem nunca fumou.

Quando o cuidado de enfermagem envolve a Terapia com diuréticos para condições como a insuficiência cardíaca (IC), principalmente quando administrados por via IV, nas exacerbações da IC, quando há necessidade de diurese rápida. Nesses casos, a enfermagem precisa administrar o medicamento e monitorar a reposta do paciente. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa CORRETA que apresenta cuidados da enfermagem com a Terapia Diurética:

    A) Administrar o diurético em qualquer horário do dia, indiferente do estilo de vida; monitorar o peso e o balanço hídrico diariamente; monitorar os níveis séricos de TGO e TGP à procura de elevação dos níveis; não há necessidade de avaliação dos sons pulmonares.

    B) Administrar o diurético em um momento apropriado ao estilo de vida do paciente, evitando a nictúria; monitorar o peso e o balanço hídrico diariamente; monitorar os níveis séricos de ureia e creatinina à procura de elevação dos níveis, indicando disfunção renal; avaliar sons pulmonares; dentre outros.

    C) Administrar o diurético após a ceia, antes de dormir, pela melhor absorção do fármaco; pedir que o paciente urine e faça a medicação do controle de urina nas 24h, monitorar os níveis séricos de ureia e creatinina e não há necessidade de avaliação pulmonar.

    D) O único risco relacionado à Terapia diurética está relacionado com a hipotensão assintomática.

    E) O único risco relacionado à Terapia diurética está relacionado com a queda do ácido úrico e aumento da ureia.

A Bradicardia é um termo utilizado para designar uma diminuição na frequência cardíaca. O enfermeiro, ao detectar sinais de bradicardia em um adulto, precisará se assegurar de conhecimento específico a respeito de casos suspeitos e possíveis causas associadas aos sinais do acometimento propriamente dito. Para tanto, analise as proposições abaixo acerca de Bradicardia.
I- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 60 bpm. II- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC > 60 bpm. III- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 40 bpm. IV- Algumas das causas são: Hipovolemia, Hipóxia, Hipo ou hipercalemia, Hipoglicemia, Hipotermia podem causar Bradicardia. V- Algumas das causas são: Hipertermia, Hipóxia, Hipervolemia, Trombose e Trauma podem causar Bradicardia.
Qual alternativa apresenta o conjunto de proposições que responde CORRETAMENTE acerca da Bradicardia.

    A) II e IV.

    B) I e IV.

    C) I e III.

    D) II e V.

    E) III e V.

Como é denominado o acúmulo anormal de lipídios ou substâncias gordurosas e tecido fibroso no revestimento das paredes dos vasos arteriais, causando bloqueio e estreitamento de vasos coronários e reduzindo o fluxo sanguíneo para o miocárdio?

    A) Arteriosclerose.

    B) Aterosclerose.

    C) Embolia gordurosa.

    D) Aneurisma.

    E) Angina.

Sobre as intervenções a serem implementadas para evitar complicações/ agravos do paciente com suspeita ou conformação de infecção pelo 2019-nCoV, são medidas para reduzir incidência de tromboembolismo venoso:

    A) Use profilaxia farmacológica em pacientes sem contraindicação. Se houver contraindicações, use profilaxia mecânica.

    B) Adotar uma lista simples de verificação para lembrete da data de inserção do catéter e sua remoção quando não for mais necessário.

    C) Promover mudança de decúbito a cada 2 horas.

    D) Ofertar nutrição enteral precoce (entre 24-48 horas da admissão).

    E) Mobilidade precoce do paciente no início da doença, quando for seguro realizar.

As paredes dos átrios são mais membranáceas e muito delgadas, enquanto que as dos ventrículos são evidentemente constituídas por fibras musculares e bastante espessa. As fibras musculares do coração são estriadas, porém são inervadas pelo sistema nervoso autônomo e por isso funcionam independentes da vontade. Interiormente, nas paredes dos átrios e dos ventrículos, encontramos trabéculas cárneas (feixes de fibras musculares), que fazem saliência na superfície interna das cavidades. Sobre as trabéculas cárneas, considere os itens:
I - são as colunas colocadas paralelamente à superfície interna das cavidades e apenas fazem saliência nessas paredes. II - são os músculos papilares. III - são os músculos pectíneos, que são encontrados nos átrios, principalmente nas aurículas.
Respectivamente, os itens discorrem sobre as trabéculas cárneas de:

    A) Primeira ordem, Segunda ordem e Terceira ordem.

    B) Primeira ordem, Terceira ordem e Segunda ordem.

    C) Segunda ordem, Terceira ordem e Primeira ordem.

    D) Terceira ordem, Primeira ordem e Segunda ordem.

    E) Terceira ordem, Segunda ordem, Primeira ordem.

Cardiotônicos são medicamentos que melhoram a eficácia do coração. Porém, seu uso pode ocasionar um efeito iatrogênico. O técnico de enfermagem pode evitar esse efeito se, antes da administração do fármaco,

    A) verificar o pulso.

    B) verificar a temperatura.

    C) observar a circulação periférica.

    D) registrar a frequência respiratória.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...