Questões sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Lista completa de Questões sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre os princípios e as instruções para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas, conforme estabelecido no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2014), consideram-se os seguintes:

    A) propiciar o acesso e o acolhimento aos usuários com doenças crônicas em todos os pontos de atenção; humanizar a atenção; efetivar um modelo centrado no usuário e baseado nas necessidades de saúde.

    B) garantir a autonomia dos profissionais na constituição de estratégias de apoio ao cuidado do paciente e equidade a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde.

    C) prover a formação profissional e educação permanente de pacientes, familiares e profissionais para qualificação do cuidado e autocuidado, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

    D) garantir o atendimento dos portadores de doenças crônicas, principalmente idosos, mulheres e cardiopatas.

As quatro doenças crônicas de maior impacto mundial (doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas) têm quatro fatores de risco em comum. São elas

    A) inatividade física, alimentação não saudável, tabagismo e álcool.

    B) asma brônquica, obesidade, vida sedentária e cigarro.

    C) alimentação não saudável, inalação de gazes poluentes, álcool e atividade física.

    D) poluição ambiental, obesidade, tabagismo e álcoo

    E) taquipneia, consumo do fumo de mascar, poluição ambiental e tabagismo.

Sobre a infecção do trato urinário (ITU), o enfermeiro deve saber:

    A) Uma das estratégias indicada para prevenção da ITU é utilizar rotineiramente cateter impregnado com prata ou outro antimicrobiano.

    B) A ITU relacionada à assistência à saúde associada a cateter vesical é definida como qualquer infecção sintomática de trato urinário em paciente em uso de cateter vesical de demora há pelo menos 12 horas.

    C) O cateter vesical de demora, um fator de risco para ITU, é aquele que entra pelo orifício da uretra e permanece, incluindose o cateter duplo J, a cistostomia e a cateterização intermitente.

    D) Como medida preventiva da ITU, recomenda-se o uso de cateter urinário no pós-operatório com tempo máximo de 72 horas, incluindo-se as cirurgias urológicas específicas.

    E) As ITU assintomáticas são definidas como a infecção presente em paciente, com ou sem cateter vesical de demora que não apresenta sinais ou sintomas e possui cultura de urina e hemocultura positivas, não são foco de vigilância e não são alvo de notificação.

O profissional enfermeiro está comprometido com ações e práticas de educação, promoção à saúde e prevenção das doenças/agravos da comunidade, em busca de uma melhor qualidade de vida, empoderamento crítico e construtivo. Essas características são essenciais para o cuidado à saúde das pessoas com Doença Crônica Não Transmissível (DCNT). As DCNT, por sua vez, são consideradas um dos principais problemas de saúde no mundo, em decorrência de sua magnitude, exigindo, assim, uma resposta de todos os setores da sociedade.
Diante do texto citado acima, sobre DCNT, assinale a opção CORRETA.

    A) Lesões cutâneas, violência psicológica, etilismo e tabagismo são os principais fatores de risco em comum para as principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

    B) A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.

    C) Garantir a autonomia dos profissionais na constituição de estratégias de apoio ao cuidado do paciente e equidade, a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde, é um dos princípios e instruções para o cuidado das pessoas com DCNT, conforme o estabelecido no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2014).

    D) O estresse é o fator considerado de maior risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.

    E) As doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus se configuram como as principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

As doenças crônicas representam um grande desafio para os profissionais da equipe de saúde, uma vez que são muito prevalentes, multifatoriais com coexistência de determinantes biológicos e socioculturais, exigindo conhecimento e desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, de prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações, e de tratamento e recuperação. Considerando a temática em questão, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) As doenças do aparelho circulatório, diabetes, cânceres e doenças respiratórias são as quatro doenças crônicas de maior impacto mundial.

    B) Os principais fatores de risco para as doenças crônicas são o tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e consumo excessivo de álcool.

    C) O uso de qualquer produto derivado do tabaco, mesmo em doses baixas, está relacionado com o aumento do risco cardiovascular, sendo que a cessação do tabagismo não reduz a incidência de doenças cardiovasculares.

    D) A alimentação está relacionada diretamente a alguns fatores que interferem na prevenção e/ou controle das doenças crônicas, como o excesso de peso, dislipidemia, mau controle da glicemia e padrão alimentar com consumo excessivo de gordura saturada e pouca ingestão de frutas e vegetais.

A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil. Segundo Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país.
Sobre as doenças crônicas não transmissíveis, analise os itens:
I. Uma doença crônica é caracterizada pelos seguintes elementos: condição não tratada em três meses, não fatal no curto prazo (não emergencial), quando apresenta quadros pontuais graves. II. Fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. III. A pessoa com diabetes, principalmente Diabetes Tipo 2, terá maiores chances de se tornar um hipertenso. Para evitar possíveis complicações, o tratamento da hipertensão é imperativo, pois, se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. IV. As doenças crônicas não transmissíveis geralmente são o resultado de diversos fatores como os genéticos, ambientais, fisiológicos e até mesmo comportamentais, ou seja, de acordo com o estilo de vida da pessoa. V. A atividades físicas e dietas pobres em nutrientes corroboram para um sistema imunológico mais fraco e consequentemente mais propenso a infecções.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...