Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

Lista completa de Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as verminoses, verifique as assertivas e assinale a correta. I. Conhecida como amarelão, opilação, doença do Jeca Tatu, é uma infecção intestinal causada por nematódeos que pode apresentar-se assintomática em caso de infecções leves. II. Causada por um helminto, habitualmente não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. III. Infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. Quando sintomática, pode apresentar-se através de diarreia, acompanhada de dor abdominal. Pode ser adquirida pela ingestão de água com falhas no sistema de tratamento; também é descrita a transmissão envolvendo atividades sexuais, resultante do contato oro-anal. IV. É infestação intestinal causada por helmintos. Tem como característica principal, coceira retal frequentemente noturna, o que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo. V. É uma doença provocada por um verme intestinal, adquirido através de carne de boi ou de porco mal cozidos.

    A) I - Ancilostomose; II - Ascaridíase; III - Giardíase; IV - Oxiuríase; V - Teníase.

    B) I - Giardíase; II - Teníase; III - Oxiuríase; IV - Ancilostomose; V - Ascaridíase.

    C) I - Ancilostomose; II - Teníase; III - Giardíase; IV - Oxiuríase; V - Ascaridíase.

    D) I - Teníase; II - Giardíase; III - Ascaridíase; IV - Oxiuríase; V - Ancilostomose.

Sobre a coqueluche, verifique as assertivas e assinale a correta. I. A coqueluche o é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). II. É causada pelo vírus Bordetella pertussis. III. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. IV. Bebês menores de seis meses são propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte. V. Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP não correm o risco de adquiri-la.

    A) Apenas as assertivas I, III, IV e V são corretas.

    B) As assertivas I, II, III, IV e V são corretas.

    C) Apenas as assertivas II, IV e V são corretas.

    D) Apenas as assertivas I e V são corretas.

Doença infecciosa febril aguda, de notificação compulsória imediata, causada por um vírus transmitido por mosquito vetor, e, possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Trata-se de:

    A) Febre tifoide

    B) Dengue

    C) Febre Amarela

    D) Nenhuma das alternativas

A pandemia que atingiu diversos países foi causada pelo coronavírus, que se trata de uma família de vírus que causam infecções respiratórias, sendo que o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China provocando a doença chamada COVID-19. Sobre a temática, leia as afirmativas a seguir:

I- Os coronavírus são uma família de vírus que causam doenças respiratórias, que variam de um resfriado até uma pneumonia fatal, como o SARS-CoV, SARS-CoV2 e MERS-CoV.
II- O período de incubação da COVID-19 varia de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus.
III- A transmissão ocorre por meio do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, e por objetos ou superfícies contaminadas.
IV- Os principais sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, coriza, dor de garganta, anosmia, ageusia, cansaço e alterações gastrointestinais.
V- O diagnóstico laboratorial que identifica a presença do vírus é o RT-PCR, que deve ser realizado após o oitavo dia do início dos sintomas.

Assinale a alternativa CORRETA :

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A respeito das doenças infectoparasitárias de interesse para saúde pública, marque a alternativa CORRETA:

    A) Leishmaniose tegumentar americana é doença infecciosa, contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas.

    B) O HIV, agente etiológico da AIDS, pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal); pelo sangue (via parenteral e vertical), mas não pelo leite materno.

    C) Doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são bactérias transmitidas por vetores.

    D) O complexo teníase/cisticercose constitui-se de duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie de cestódio, em fases diferentes do seu ciclo de vida.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Sobre a vacinação contra o sarampo, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) As vacinas que protegem do sarampo são tetra viral, tríplice viral e dupla viral.

    B) Em crianças, a primeira dose deve ser realizada aos 12 meses e a segunda dose aos 15 meses de vida.

    C) Indivíduos de 1 a 29 anos devem tomar duas doses da vacina, e dos 30 aos 59 anos devem tomar apenas uma dose (exceto profissionais de saúde).

    D) As gestantes devem ser vacinadas contra o sarampo, a fim de se proteger e proteger o bebê.

A brucelose é uma zoonose causada por bactérias do gênero Brucella. Com base no Protocolo Estadual de Brucelose Humana de Santa Catarina (SC), assinale a alternativa incorreta.

    A) Quando a transmissão se dá durante a atividade profissional do paciente a mesma deve ser caracterizada como risco ocupacional e notificada como brucelose relacionada ao trabalho.

    B) A Brucella sp pode permanecer viável na água e no solo úmido por mais de 10 semanas.

    C) A transmissão por meio da relação sexual, por transfusão de sangue e transplante de medulaóssea são relatos raros na literatura.

    D) A inoculação acidental durante a vacinação dos animais não caracteriza um meio de transmissão da doença.

    E) A transmissão por meio da ingestão de carne não caracteriza uma fonte comum de transmissão, uma vez que o número de bactérias presentes é baixa e o consumo de carne crua não é habitual.

“Doença toxi-infecciosa aguda, contagiosa, potencialmente letal, imunoprevenível, causada por bacilo toxigênico, que frequentemente se aloja nas amígdalas, faringe, laringe, fossas nasais e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. É caracterizada por apresentar placas pseudomembranosas típicas.” O conceito acima se refere à (ao):

    A) Tétano

    B) Tuberculose

    C) Coqueluche

    D) Sarampo

    E) Nenhuma das alternativas anteriores.

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Para prevenir a pediculose (popular piolho), o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como, evitar o contato direto cabeça com cabeça ou cabelo com cabelo de pacientes infestados. É necessário o corte de cabelos de crianças acometidas e o afastamento das atividades sociais e/ou escolares por 7 dias.

    B) A tungíase (popular bicho de pé) é uma parasitose causada por uma espécie de pulga, Tunga penetrans, que habita o solo de zonas arenosas. Assim, a prevenção consiste basicamente em evitar o contato com solo contaminado e usar sapatos.

    C) Sobre a escabiose (popular sarna) é importante lavar com água quente todos os fômites dos pacientes, as roupas devem ficar livres do contato com o hospedeiro e contactantes por 7 dias. É fundamental atentar para a necessidade de maior higiene pessoal e limpeza do ambiente. Buscar casos nos residentes do mesmo domicílio do doente e tratá-los para evitar disseminação da doença.

    D) Os cuidados com a ascaridíase (popular lombriga) incluem: evitar as possíveis fontes de infecção, ingerir vegetais cozidos, lavar e desinfetar verduras cruas, cuidado na higiene pessoal e na manipulação de alimentos.

Observe as assertivas relacionadas a doenças infecciosas e parasitárias e assinale a resposta correta.
I. Os vetores hospedeiros são os mosquitos do gênero Aedes. II. No Brasil, o Culex quinquefasciatus é o principal transmissor dessa doença. III. É transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium. IV. O agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, protozoário que pode habitar Triatomíneos hematófagos (no Brasil, conhecidos como “barbeiros” ou “chupões”).

    A) I - Dengue, II - Malária, III - Filariose, IV - Doença de Chagas.

    B) I - Filariose, II - Doença de Chagas, III - Malária, IV - Dengue.

    C) I - Dengue, II - Filariose, III - Malária, IV - Doença de Chagas.

    D) I - Doença de Chagas, II- Dengue, III - Filariose, IV Malária.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...