Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tuberculose continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde. Apesar de existirem recursos tecnológicos capazes de promover o seu controle, é preciso critério na assistência e conhecimento acerca do seu tratamento, atividades de prevenção, vigilância, diagnósticas e tratamento. Sobre tuberculose, marque a alternativa ERRADA:
A transmissibilidade está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, mas com base em evidências de transmissão de tuberculose resistente às drogas, recomenda-se que além do início do tratamento seja considerada a negativação da baciloscopia para que as precauções com o contágio sejam desmobilizadas.
Levando-se em consideração o comportamento metabólico e localização do bacilo o esquema terapêutico antituberculose deve ter atividade bactericida precoce, ou seja, capacidade de matar o maior número de bacilos possível, após duas ou três semanas de tratamento a maior parte dos doentes deixa de ser baclífero (ter baciloscopia direta de escarro positiva).
A forma de se evitar a seleção de bacilos resistentes é a utilização de esquemas terapêuticos com diferentes fármacos antituberculose simultaneamente, uma vez que bacilos naturalmente resistentes a um medicamento podem ser sensíveis a outro.
fármacos antituberculose de primeira linha de maior poder bactericida são Isoniazida e Rifampicina. A rifampicina é o medicamento esterilizante. A pirazinamida é ativa em meio ácido em nível intracelular e nos granulomas; a estreptomicina é bactericida e é usada para prevenir a emergência de bacilos resistentes, utilizada em associação com outros fármacos.
A meningoencefalite tuberculosa e os casos de intolerância aos medicamentos antituberculose não são, necessariamente, casos de internação.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculoses. Sobre a tuberculose é correto afirmar:
A transmissão direta ocorre por meio de gotículas de sangue ou secreções contendo os bacilos. Quando essas gotículas são inaladas por pessoas sadias, podem provocar a infecção tuberculosa.
A propagação do bacilo da tuberculose está associada principalmente às condições de vida da população. Prolifera em áreas de grande concentração humana, com precários serviços de infraestrutura urbana, como saneamento e habitação, onde coexistem a fome e a miséria. Por isso, a sua incidência é notadamente maior em áreas rurais.
A transmissão ocorre geralmente em ambientes fechados, nos quais as partículas expelidas pelo doente de Tuberculose (TB) podem permanecer no ar, principalmente em locais escuros e pouco ventilados, por longos períodos.
A ventilação constante e a luz solar direta são fatores de disseminação e reprodução dos bacilos.
A infecção pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil, geralmente acontece no idoso.
Dengue é uma doença de notificação compulsória, os casos suspeitos ou confirmados devem ser comunicados ao Serviço de Vigilância Epidemiológica do município. A presença dos sinais de alarme indica a possibilidade de gravidade do quadro clinico. O enfermeiro deve, entre outras atribuições, saber identificar os sinais de alarme da Dengue. Estes podem ser:
Febre como primeiro sintoma, sendo geralmente alta (39º a 40°C), com início abrupto, associada à cefaléia, prostação, mialgia, artralgia, dor retroorbitária, acompanhado ou não de prurido. Também pode haver quadros diarréicos, vômitos, náuseas e anorexia.
Crise convulsiva, hipertensão arterial súbita, hipertermia, edema importante.
Quadros diarréicos, vômitos, náuseas, anorexia crise convulsiva edema importante.
Dor abdominal intensa e continua, vômito persistente, baço palpável e doloroso, hemorragia importante dispnéia, crise convulsiva, hipertermia, edema importante.
A Portaria nº 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006, no Art. 2º, aprova as Diretrizes operacionais do Pacto pela saúde em 2006. Entre os três componentes estão os Pactos pela Vida. Um dos objetivos para 2006 é Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias com ênfase na
dengue, hanseníase, tuberculose, malária e leptospirose.
dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
dengue, hanseníase, tuberculose, AIDS e influenza.
dengue, hanseníase, tuberculose, AIDS e hepatites.
dengue, AIDS, tuberculose, malária e leptospirose.
O Técnico em Enfermagem observou que a criança apresentava inicialmente uma lesão, de crosta espessa, amarelada e, ao redor, a pele encontrava-se vermelha e inflamada. Prontamente, ao fazer o diagnóstico, tomou alguns cuidados, como o de limpar as superfícies afetadas, removendo as crostas, escamas e secreções, usando água morna e sabão neutro. Realizou, ainda, banho de permanganato de potássio diluído e aplicou pomadas, conforme prescrição médica. Diante do exposto, pode-se inferir que a criança apresentava uma infecção de pele denominada
pediculose.
monolíase.
impetigo.
escabiose.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O nome mais antigo da hanseníase é
candidíase.
tifo.
malária.
lepra.
tricomoníase.
Sobre a Hepatite B, é correto afirmar que:
é uma doença bacteriana.
não há transmissão por via sexual.
possui apenas a forma aguda.
um dos modos de transmissão é a vertical (mãe-filho).
o esquema básico de vacinação é de 3 doses, com intervalo de 1 mês entre as doses.
Qual é o modo de transmissão da tuberculose?
Ainfecção é adquirida por via intrauterina.
Pela tosse, fala e espirro.
Por meio de contato com lesões.
Por via sexual.
Por via sanguínea.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
A descoberta precoce por meio da busca ativa dos casos bacilíferos de tuberculose é importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno. Ao identificar um sintomático respiratório no serviço de saúde, a ação imediata é _______________________________________________.
iniciar a antibioticoterapia
encaminhar o paciente ao pneumologista
realizar Raios-X de tórax
coletar duas amostras de escarro, uma no momento da identificação e a outra no dia seguinte
fazer a identificação dos contatos para bloqueio
Na infecção causada pelo agente etiológico Schistosoma mansoni, o homem é o principal hospedeiro definitivo, o caramujo é o hospedeiro intermediário e a hipertensão portal uma das complicações. A patologia em questão refere- se a
Shigelose.
Brucelose.
Leishmaniose.
Esquistossomose.
Cisticercose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...