Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de doenças agudas e crônicas, julgue os itens subsequentes. Para evitar a transmissão da tuberculose, os profissionais de saúde, no atendimento a pacientes bacilíferos, devem fazer uso da máscara cirúrgica e oferecer a máscara N95/PFF2 a todos os pacientes confirmados com tuberculose ou sintomáticos respiratórios, isto é, aqueles com tosse por tempo maior ou igual a duas semanas.
Acerca de doenças agudas e crônicas, julgue os itens subsequentes. Os sinais e sintomas de infecção pelo vírus zika incluem febre baixa de até 38,5 ºC, dores nas articulações, dores musculares, dores de cabeça e erupções cutâneas com coceira.
Acerca de doenças agudas e crônicas, julgue os itens subsequentes. O quadro de um portador de diabetes do tipo 1 com queixas de visão turva, dor abdominal, náusea, dois episódios de vômito em menos de uma hora e hálito cetônico é compatível com o diagnóstico de cetoacidose.
Em relação à tuberculose, é incorreto afirmar-se que
Acerca de doenças agudas e crônicas, julgue os itens subsequentes. Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e o surgimento no sangue de anticorpos anti-HIV, que são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV; assim, a presença desses anticorpos é uma confirmação da infecção pelo vírus.
Em relação à tuberculose resistente, o trabalho sistematizado dos profissionais de enfermagem tem o papel fundamental de garantir a supervisão de todo o tratamento e evitar as intercorrências que favoreçam o abandono, a recidiva e a falência da doença, assegurando a adesão dos pacientes e um tratamento bem-sucedido. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O tratamento diretamente observado da tuberculose fica sob a responsabilidade de dois profissionais da equipe de saúde, em virtude da possibilidade de ocorrência de licenças, férias e doenças.
Analise os itens em relação à hanseníase.
I. Acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas também se manifesta como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.
II. Os casos de hanseníase podem ser classificados operacionalmente em Paucibacilares (até duas lesões de pele) e Multibacilares (mais de duas lesões de pele).
III. Contato intradomiciliar de caso de hanseníase (sem sinais e sintomas dessa doença), sem cicatriz de BCG, deve receber uma dose dessa vacina.
IV. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente (forma infectante da doença Paucibacilar), sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis.
Estão corretos:
São doenças de Notificação Compulsória no Brasil, exceto
Em relação às precauções universais, bem como aos procedimentos que devem ser seguidos após exposição ocupacional ao material biológico potencialmente contaminado, é incorreto revelar-se que
Sobre o HIV/aids, analise os itens.
I. O HIV é um retrovírus com genoma DNA que utiliza, para multiplicar-se, uma enzima denominada transcriptase reversa.
II. Janela imunológica é o tempo compreendido entre a aquisição da infecção e a soroconversão.
III. Embora o HIV tenha sido isolado de vários fluidos corporais que contêm células inflamatórias, somente o contato com sangue, saliva, sêmen, secreções vaginais e leite materno tem sido implicados como fontes de infecção desse vírus.
IV. Uma vez instalada a aids, as pessoas portadoras do HIV apresentam sinais e sintomas de processos oportunistas, representados principalmente pelas seguintes doenças: infecções oportunistas (pneumonias, meningites e enterites), tumores (sarcoma de Kaposi e linfomas) e alterações neurológicas induzidas pelo HIV.
Estão corretos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...