Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A doença que já foi erradicada no Brasil, mais que continua tendo campanhas para manter a barreira territorial livre é
meningite.
tétano.
catapora.
poliomielite.
tuberculose.
O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.
O resultado negativo do teste anti-HIV retrata duas possibilidades: a ausência de infecção ou a possibilidade de o indivíduo estar em janela imunológica, sendo necessária a retestagem, especialmente se tiver havido contato recente com o vírus.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A hanseníase é uma doença antiga, onde encontra-se relatos da sua existência idade antiga. Naquele tempo, qual o nome se dava para tal doença?
Malária.
Gripe
Tifo.
Tuberculose.
Lepra.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
São doenças infectocontagiosas
meningite, sarampo, catapora, AIDS.
cistite, ascite, rubéola, AIDS.
hipertensão, glaucoma, pneumonia, pneumonia, blenorragia.
diabetes, gastrite, diarreia, miopia.
sífilis, sarampo, faringite, adenoide.
Os sintomas da esquistossomose em sua fase aguda são:
tontura, falta de apetite e aumento do baço e fígado;
febre, dor de cabeça, calafrios, sudorese, fraqueza, falta de apetite, tosse e diarreia;
dor abdominal, prisão de ventre e aumento do baço;
diarreia, com muco e sangue, e vômito com sangue;
aumento do baço e febre alta com convulsões.
O Trypanosoma cruzi é transmitido pelo barbeiro. Quando o inseto termina de se alimentar, ele defeca, depositando fezes com protozoários sobre a pele da vítima. A doença de Chagas também pode ser transmitida por transfusão de sangue ou durante a gravidez, de mãe para filho. Ao analisar o texto acima, considera-se vetor
o Trypanosoma.
os protozoários.
a gestação.
o inseto barbeiro.
a transfusão de sangue.
Há um caso suspeito de febre amarela. O médico orienta o técnico de enfermagem para registrar o evento no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), somente após confirmação do caso; porém, a enfermeira orienta que esse evento é de notificação compulsória imediata. Ao analisar essa situação hipotética, sob o ponto de vista epidemiológico e gerencial, pode-se afirmar que
o médico orientou corretamente o técnico de enfermagem, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.
o médico errou na orientação do técnico de enfermagem pois esse evento é de notificação nas Unidades Sentinelas, e não no SINAN, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.
ambos profissionais erraram na conduta técnica porque a febre amarela é de notificação compulsória após nota informativa da Central de Imunização.
a divergência de opiniões do médico e da enfermeira é saudável ao desenvolvimento organizacional, de acordo com os preceitos do planejamento estratégico situacional.
Um importante aspecto da Zoonose está relacionado às doenças e infecções que se transmitem naturalmente entre os animais e o homem. Nesse contexto, faz-se necessário desenvolver ações de controle dos
ratos, por serem os principais transmissores de histoplasmose.
gatos, pois suas fezes podem transmitir a toxoplasmose.
pombos, por transmitirem o tifo murino.
cachorros, pois sua urina transmite a leptospirose.
pássaros, por serem importantes transmissores da peste bubônica.
Na assistência ao cliente portador de meningite bacteriana detectada há 4 horas, recomenda-se
o uso da máscara com PFF2 (N95) pelo profissional da saúde e máscara comum para o cliente durante o transporte.
a utilização de avental esterilizado na manipulação de secreções e de materiais orgânicos, pois esse agravo necessita de precauções por contato.
a higienização das mãos antes e após contato com o cliente e a utilização de máscara cirúrgica.
a utilização de máscara PFF2 (N95) nos procedimentos, devido ao risco de transmissão por aerodispersoides.
a utilização de luvas de procedimento durante o cuidado ao cliente e manejo dos equipamentos, pois esse agravo necessita de precauções hemáticas.
A transmissão de algumas doenças ocorre por meio da picada de inseto de espécie específica, considerado o vetor. Algumas dessas doenças são:
dengue e carbúnculo.
malária e doença de Chagas.
febre amarela e esquistossomose.
febre maculosa e varicela.
tularemia e febre tifoide.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...