Questões sobre Enfermagem em Centro Cirúrgico

Lista completa de Questões sobre Enfermagem em Centro Cirúrgico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsecutivos, com relação à atuação do técnico de enfermagem no centro cirúrgico e na central de esterilização.
( ) No centro de material e esterilização classe II, a sala de expurgo e a sala de preparo são consideradas como setores limpos.
( ) Os produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos à limpeza e ao processo de esterilização.
( ) O centro de material e esterilização classe I deve possuir, no mínimo, barreira técnica entre o setor sujo e os setores limpos.
( ) Inaladores, máscaras de nebulização, ambu e cânulas de Guedel são artigos classificados como críticos do ponto de vista de contaminação, pois apresentam alto risco de infecção.
( ) O processamento de produtos deve seguir um fluxo bidirecional, sempre da área limpa para a área suja.
( ) O trabalhador do CME e da empresa processadora deve utilizar vestimenta privativa, touca e calçado fechado em todas as áreas técnicas e restritas.

    A) V-V-F-F-F-F

    B) F-F-V-V-F-V

    C) V-F-F-F-F-V

    D) F-F-V-F-F-V

    E) F-V-V-F-F-F

Em relação aos materiais e equipamentos do centro cirúrgico, quais são os equipamentos que são fixos, de dentro das salas de cirurgia?

    A) Foco auxiliar, bisturi elétrico, aspirador de secreções.

    B) Aparelho de anestesia, mesa cirúrgica, monitor multiparamétrico

    C) Balde de inox, suporte de soro, hamper.

    D) Foco cirúrgico central e rede canalizada de gases medicinais.

    E) Balança e Mesas auxiliares (Mayo, instrumentação e de roupas).

A Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) deve ser equipada com leitos para o atendimento do paciente no Pós-Operatório. Sobre cuidados pós-operatórios na sala de recuperação pós-anestésica, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Observar o tipo de cirurgia realizada e qualquer complicação intraoperatória, bem como monitorar drenos e curativos.
( ) Não há necessidade de conhecer a qual tipo de anestesia o cliente foi submetido, pois, ao término da cirurgia, não há mais relação do tipo anestésico com o pós-operatório.
( ) Monitorar cuidadosamente os SSVV do paciente que se submeteu à anestesia geral, até que os SSVV estejam estáveis por, pelo menos, 30 min e dentro dos limites de normalidade.
( ) Avaliar vias de infusão, tubos ou drenos, perda sanguínea estimada, condição da ferida, medicamentos usados, infusões e débito urinário.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

    A) V-V-V-F

    B) V-F-V-V

    C) V-F-F-F

    D) F-F-F-V

    E) F-V-V-F

Os cuidados de enfermagem em centro cirúrgico são de fundamental importância para a segurança do procedimento a ser realizado. Em relação ao uso do bisturi elétrico, a placa neutra/dispersiva deverá ser posicionada:

    A) umidificada com soro fisiológico e colocada em áreas de proeminências ósseas

    B) mantida seca e preferencialmente em áreas com grande quantidade de pelo

    C) preferencialmente na região glútea após ser tricotomizada e umedecida.

    D) lubrificada com gel condutor e colocada sob a panturrilha ou outra região de grande massa muscular.

    E) nos membros superior ou inferior direito após ser umedecido.

Na admissão do paciente no Centro Cirúrgico, é importante verificar se:
I. O termo de consentimento de cirurgia foi preenchido corretamente e assinado pelo paciente.
II. O prontuário, os exames de laboratório e de imagem foram encaminhados junto com o paciente.
III. Os dados do paciente conferem com a pulseira de identificação.
IV. O tempo de jejum foi respeitado e se as próteses foram retiradas, quando necessárias.

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) I, II, III, apenas.

    D) I, II, IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. Diante da situação hipotética apresentada e sobre a atuação do técnico de enfermagem no centro cirúrgico, julgue os itens que se seguem em V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Ana tem dois importantes fatores de risco: a obesidade e o tabagismo, que aumentam o risco de complicações durante e após a cirurgia.
( ) No transoperatório, a enfermagem deve atentar-se para a realização de cuidados pertinentes como: à ocorrência de hipotensão e/ou hipotermia.
( ) No pré - operatório imediato é função do técnico de enfermagem verificar acesso venoso para prevenir extravasamento de solução/medicamentos e auxiliar no posicionamento cirúrgico correto da paciente.
( ) Um profissional que fez a degermação e deixa a sala cirúrgica durante o trans-operátorio não precisa, para retornar à cirurgia, passar novamente pelo procedimento de escovação, paramentação e enluvamento.
( ) Suprimentos estéreis, como uma bandeja, que forem abertos para a cirurgia da paciente e não forem utilizados podem ser fechados e reutilizados sem nova esterilização.
( ) Colostomia representa uma abertura cirúrgica na parede abdominal para comunicar uma porção do intestino com o exterior. O pósoperatório pode causar ansiedade e outras questões psicológicas pois, a paciente que terá uma alteração no seu corpo, a equipe de enfermagem deve esclarecer as dúvidas e orientar a paciente sobre os cuidados após o procedimento.

    A) V-V-V-F-F-F

    B) F-V-F-V-F-V

    C) V-F-F-F-V-V

    D) V-F-F-F-V-F

    E) V-V-V-F-F-V

Sobre a atuação da enfermagem no centro cirúrgico, é CORRETO afirmar que:

    A) Ela tem maior relevância no período pré-operatório do que no pós-operatório, pois neste período a responsabilidade do cuidado com o paciente destina-se exclusivamente ao anestesiologista.

    B) O enfermeiro atua apenas na parte gerencial do centro cirúrgico, distribuindo adequadamente as cirurgias agendadas de acordo com tamanho de sala, número de equipe participante e equipamento disponível.

    C) A atuação da enfermagem no centro cirúrgico inicia no ato de admissão do paciente no centro cirúrgico e finaliza somente quando o mesmo recebe alta da sala de recuperação pós anestesia (SRPA), e é encaminhado para outra área hospitalar, onde outra equipe estará assumindo e cuidando do paciente.

    D) O centro cirúrgico que tenha até 15 salas operatórias necessita de apenas um enfermeiro, sendo que ele executa as funções de gerência e assistencial.

    E) Na ausência do enfermeiro no centro cirúrgico, o técnico de enfermagem designado pelo enfermeiro deverá assumir sua função assistencial, mas jamais gerencial.

O cliente cirúrgico recebe assistência da enfermagem nos períodos pré, trans e pós-operatório. Sobre o assunto, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
? O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato. O período pré-operatório mediato corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica. ? A manutenção do jejum antes da cirurgia objetiva evitar vômitos e prevenir a aspiração de resíduos alimentares por ocasião da anestesia. É importante que tanto o cliente como seus familiares tenham conhecimento deste cuidado, para que possam entender o motivo e efetivamente cumpri-lo. ? O preparo físico do cliente é importante para o bom andamento do ato cirúrgico, bem como para evitar complicações posteriores ao mesmo. Evitar estas complicações requer alguns cuidados de enfermagem específicos relacionados com o preparo intestinal, vesical e da pele, além de uma avaliação da equipe, do ambiente e do cliente para prevenir a ocorrência de infecções.
A sequência CORRETA é:

    A) V - V - V.

    B) F - V - F.

    C) V - F - F.

    D) F - V - V.

Na sala de recuperação pós anestesia (SRPA), é muito importante o acompanhamento dos pacientes para que sua recuperação ocorra e também para minimizar riscos de intercorrências. Entre os cuidados que se deve ter com o paciente na SRAP, estão:

I. Monitorar sinais vitais, além de sinais e sintomas adventício, através do monitor cardíaco.

II. Em especial após anestesia geral, monitorar saturação e frequência respiratória, pois devido ao relaxante muscular administrado, é comum o paciente perder o reflexo da respiração, o que levará na diminuição da saturação.

III. No caso de crianças, é comum que ocorra agitação e até mesmo alucinações devido ao efeito dos gases utilizados para induzir e manter a anestesia durante o ato cirúrgico, sendo assim, deve-se permanecer próximo ao leito e este estar sempre com as grades elevadas.

Está(ão) CORRETA(S):

    A) I, II e III.

    B) Apenas I e III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) Apenas III.

Um paciente de 53 anos de idade foi submetido a retossigmoidectomia após diagnóstico de neoplasia. Está utilizando sonda vesical de demora há sete dias. Ao inspecionar o débito urinário, o enfermeiro observa grumos de sangue e pus.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A utilização de bundles relacionados à técnica de inserção e manutenção do cateterismo vesical é uma forma de prevenir ITU.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...