Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos, suas principais características e formas de associação, como as infecções parasitárias e a transmissão dos agentes infecciosos. Nos elementos básicos da cadeia de transmissão, existe um ser vivo capaz de reconhecer seu hospedeiro, nele penetrar, desenvolver-se, multiplicar-se e, mais tarde, sair para alcançar novos hospedeiros. Referimo-nos ao:
São seres unicelulares cuja maioria é extremamente pequena, ou seja, microscópica. A maior parte vive de forma livre em ambientes úmidos ou aquáticos. Existem os comensais e os que são parasitas do homem e capazes de causar doenças graves, como a malária e a doença de Chagas. Referimo-nos aos:
Observação de indivíduos, a fim de facilitar o diagnóstico de infecções ou doenças de que podem ser acometidos. Por exemplo: Indivíduos com maior risco de morbidade - Exames periódicos em: lactentes ou gestantes. Trabalhadores que manipulam certos produtos; Suscetíveis que tiveram contato com, indivíduos doentes. Este é um trabalho do profissional da saúde, parte da:
Fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos. Sua operacionalização compreende um ciclo completo de funções específicas que devem ser desenvolvidas de modo contínuo. Referimo-nos ao propósito da:
Percurso feito pelo agente biológico a partir da fonte de exposição até o hospedeiro. Pode ocorrer das seguintes formas: Direta: do agente biológico, sem a intermediação de veículos ou vetores. Indireta: do agente biológico por meio de veículos ou vetores. Conhecido como:
O site G1 publicou em 02/10/2014 que Serra Leoa, um país localizado na África, está tendo a pior epidemia de ebola já registrada na história, onde milhares de pessoas já morreram devido à doença. Por epidemia entende‐se como a ocorrência de uma doença
O Sistema de Vigilância Epidemiológica é responsável pelos eventos adversos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos eventos adversos.
( ) Evento adverso é toda situação clínica ocorrida em tempo variável após a utilização de produtos imunobiológicos, respeitando-se um diagnóstico diferencial adequado, o afastamento da situação coincidente e a plausibilidade biológica do evento.
( ) As vacinas podem apresentar eventos adversos pós-vacinais que se caracterizam como locais ou sistêmicos, leves, moderados ou graves, categorizados em relação à vacina e aos vacinados.
( ) A convulsão pode ser um evento adverso da vacina tríplice DPT. Nesse caso, recomenda-se que o esquema vacinal não seja completado e que o paciente receba o tratamento indicado.
( ) A notificação dos eventos adversos pós-vacinais inicia-se na unidade de saúde que deverá identificar, investigar e notificar a coordenação de imunização e/ou serviço de vigilância do município.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação a indicadores na área de saúde coletiva, julgue os itens seguintes.
A mortalidade é definida como a relação entre o número de óbitos e o número de pessoas expostas ao risco de morrer. Tais dados podem ser agrupados por características como sexo, idade, estado civil, causa, lugar e condição.
Com relação a indicadores na área de saúde coletiva, julgue os itens seguintes.
A letalidade é um indicador que permite conhecer a gravidade de uma doença, considerando-se seu maior ou menor poder para causar a morte, mas não permite avaliar a eficácia de estratégias e terapias a serem implementadas.
Com relação a indicadores na área de saúde coletiva, julgue os itens seguintes.
Para que se possa avaliar o significado dos indicadores e compará-los frente a populações, sem que haja distorção das informações, estes devem ser calculados por meio de taxas, índices e coeficientes, expressos em porcentagens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...