Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

Lista completa de Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A notificação compulsória consiste na comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às doenças ou agravos de notificação compulsória:

    A) Acidente de trabalho com exposição à material biológico, acidente por animal peçonhento e acidente por animal potencialmente transmissor de raiva.

    B) Herpes Zóster, Gonorreia e Clamídia.

    C) Dengue, doença aguda pelo vírus Zika e febre amarela.

    D) Eventos adversos graves ou óbito pós-vacinação, mortalidade infantil e materna e violência doméstica e/ ou outras violências.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foi desenvolvido entre 1990 e 1993, sendo hoje o mais importante para a Vigilância Epidemiológica. A respeito do Sinan, marque a alternativa CORRETA:

    A) É alimentado, exclusivamente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

    B) A Notificação negativa é a notificação atrasada, pelo Sinan, da ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde.

    C) A entrada de dados, no Sinan, é feita mediante de maneira manual, sem uso de formulários padronizados.

    D) O Sinan tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada.

A respeito do Sistema de notificações em vigilância sanitária - NOTIVISA, marque a alternativa CORRETA:

    A) As notificações devem ocorrer exclusivamente na área de farmacovigilância.

    B) A notificação serve como forma de obter informação necessária para a retroalimentação dos processos de revalidação de registros de produtos e certificação de Boas Práticas de Fabricação de Produtos (BPF).

    C) A ANVISA, as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais não devem garantir a confidencialidade do Notificante.

    D) A notificação através do Sistema NOTIVISA, deve ser feita exclusivamente por profissionais de saúde.

Após a identificação de um caso suspeito ou confirmado de COVID-19, deve ser iniciada a investigação epidemiológica, o que inclui o levantamento de dados em diversas fontes (prontuários e fichas de atendimento, laudos de laboratório, profissionais de saúde, dentre outros) e a coleta de informações com o próprio caso e/ou seus familiares. Essa investigação pode ser realizada por contato telefônico. Conforme o Manual de Orientações da COVID-19 o período necessário de isolamento domiciliar é de:

    A) 14 dias e pelo menos 48hs sem sintomas

    B) 20 dias e pelo menos 24hs sem sintomas

    C) 20 dias e pelo menos 72hs sem sintomas

    D) 10 dias e pelo menos 24hs sem sintomas

    E) Nenhuma das alternativas anteriores.

A notificação compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria do Ministério da Saúde, que deve ser feita às autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de controle pertinentes. São doenças que fazem parte da Notificação Compulsória Imediata, EXCETO:

    A) Cólera.

    B) Tétano.

    C) Botulismo.

    D) Febre hemorrágica da dengue.

Com relação à investigação epidemiológica de casos e epidemias, é CORRETO afirmar que:

    A) somente se justifica e deve ser iniciada após a notificação de casos isolados ou agregados de doenças/agravos, clinicamente declarados.

    B) seu propósito final é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos.

    C) envolve obrigatoriamente o exame do doente e opcionalmente o exame de seus contatos.

    D) a primeira providência a ser tomada no sentido de minimizar as consequências do agravo para o indivíduo é se adotarem medidas de isolamento.

Segundo o modelo da História Natural da Doença (Leavell e Clark, 1976), a vacinação com a tríplice viral (MMR) em crianças é um exemplo de prevenção:

    A) primária - promoção da saúde.

    B) primária - proteção específica.

    C) secundária.

    D) terciária.

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, são eventos ou doenças de notificação compulsória:
I. Acidente Vascular Encefálico (AVE). II. Acidente de trabalho com exposição a material biológico. III. Acidente por animal peçonhento.
Está(ão) CORRETO(S):

    A) Somente o item I

    B) Somente o item II.

    C) Somente os itens I e III.

    D) Somente os itens II e III.

    E) Todos os itens.

Sobre os indicadores de saúde, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Existem diversas formas de medir a saúde de uma população. Os indicadores de saúde são dados preenchidos pela população a partir de questionário virtual, autoaplicável, no site do Ministério da Saúde, que alimentam os Sistemas de Informação em Saúde do Governo Federal.

    B) Os indicadores de saúde medem na população diferentes aspectos relacionados com a função ou incapacidade, a ocorrência de doença ou óbito, bem como os aspectos relacionados com os recursos e desempenho dos serviços de saúde.

    C) Os indicadores de mortalidade geral ou por causas específicas permitem comparar o nível geral de saúde e identificar causas de mortalidade relevantes, como acidentes, tabagismo, etc.

    D) Os indicadores de morbidade medem a frequência de problemas de saúde específicos como infecções, cânceres, acidentes de trabalho, etc.

Sobre a vigilância à saúde, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) As atividades da vigilância em saúde não incluem a participação de profissionais de nível médio.

    B) O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não-transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.

    C) A vigilância em saúde deve estar cotidianamente inserida em todos os níveis de atenção da saúde.

    D) Os componentes da vigilância à saúde incluem as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir em espaço de articulação de conhecimentos e técnicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...