Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.
A exposição aos agentes carcinogênicos presentes no ambiente onde se vive, o tipo de atividade desenvolvida no trabalho, o estilo de vida e os fatores ambientais produzidos ou alterados pela atividade humana podem ser fatores determinantes no surgimento do câncer.
O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.
Entre os agentes hematotóxicos de interesse para a saúde do trabalhador, destacam-se o benzeno e as radiações ionizantes, que podem causar lesão celular em célula primitiva multipotente, reduzindo seu número ou provocando lesões citogenéticas, que resultam em hipoprodução celular ou linhagens celulares anormais.
O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.
O hipotireoidismo relacionado a doenças ocupacionais acomete trabalhadores expostos aos materiais a base de iodetos e fluoretos.
O enfermeiro do trabalho é um profissional de formação universitária (nível superior), portador de certificado de conclusão do curso de especialização de enfermagem do trabalho. As atribuições desse profissional incluem
a realização das atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores, como o atendimento ambulatorial no local de trabalho e os primeiros socorros aos trabalhadores acidentados.
O enfermeiro do trabalho é um profissional de formação universitária (nível superior), portador de certificado de conclusão do curso de especialização de enfermagem do trabalho. As atribuições desse profissional incluem
a realização de visitas e observação dos locais de trabalho, para analisar as condições de segurança e higiene do trabalho e propor programas de prevenção de acidentes e doenças, e de promoção da saúde do trabalhador.
O enfermeiro do trabalho é um profissional de formação universitária (nível superior), portador de certificado de conclusão do curso de especialização de enfermagem do trabalho. As atribuições desse profissional incluem
a execução das normas de segurança referentes a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho.
O enfermeiro do trabalho é um profissional de formação universitária (nível superior), portador de certificado de conclusão do curso de especialização de enfermagem do trabalho. As atribuições desse profissional incluem
a convocação das reuniões mensais da comissão interna de prevenção de acidentes em horário que não coincida com a jornada de trabalho dos participantes.
O enfermeiro do trabalho é um profissional de formação universitária (nível superior), portador de certificado de conclusão do curso de especialização de enfermagem do trabalho. As atribuições desse profissional incluem
a organização e administração do setor de enfermagem da empresa, a realização de treinamento e supervisão da equipe de enfermagem e o desenvolvimento de estudos epidemiológicos sobre absenteísmo, doenças profissionais e acidentes de trabalho.
Alguns agentes tóxicos podem estar presentes durante a realização do trabalho, fato que requer ações para o gerenciamento dos riscos. Nessas circunstâncias, devem-se observar medidas e recomendações que garantam a preservação da saúde e evitem o acidente e a doença ocupacional. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes.
A prática profissional e o tempo de serviço na função são suficientes para garantir a integridade do profissional e evitar exposição aos riscos e acidentes de trabalho.
Segundo a Resolução n.º 306/2004, da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Em conformidade com essa resolução, julgue os itens a seguir.
Todo gerador deve elaborar um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, embasado nas características dos resíduos gerados e seus riscos, estabelecendo diretrizes de manejo de RSS.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...