Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Você foi visitar S. R. T. em seu domicílio e constatou que ele encontrava-se acamado, não havia feito a higiene matinal, apresentava paralisia de face, do braço e da perna do lado direito do corpo e era incapaz de formar palavras. Frente a esse quadro, é correto afirmar:
S. R. T. está com hemiplegia à direita e afasia.
S. R. T. está com hemiparesia à direita e disfagia.
S. R. T. está com hemianopsia à direita e disfagia.
S. R. T. está com hemianopsia à esquerda e afasia.
S. R. T. está com hemiparesia à esquerda e disfagia.
Acerca da esterilização de materiais hospitalares por meio de produtos químicos, assinale a única assertiva incorreta.
Este método de esterilização é indicado somente para aqueles materiais que não podem sofrer ação do calor e quando não se dispõe do óxido de etileno e do peróxido de hidrogênio.
Estes produtos não devem ser irritantes e tóxicos para os tecidos humanos, devem ser estáveis, quando em solução, por tempo prolongado, e ter o poder de destruir os microrganismos patogênicos em todas as suas formas.
Um mesmo produto químico, considerando a concentração em que é usado, pode ter a propriedade esterilizante ou desinfectante.
O material precisa estar totalmente coberto pelo produto químico, e o tempo de exposição depende da concentração desse produto
A presença de matéria orgânica não altera ação do produto químico, não tendo necessidade do material estar rigorosamente limpo e seco.
A análise estatística de uma investigação clínica ou epidemiológica, realizada por um enfermeiro, constitui ferramenta básica que auxilia na tomada de decisões e proporciona ganho na validade desse estudo. Acerca dos elementos da bioestatística, analise os itens que se seguem.
Quando são comparados dois tratamentos que têm reconhecidamente a mesma eficácia (por exemplo, uma medicação comparada com um placebo), é possível que uma investigação desenhada com o intuito de compará-los demonstre uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos experimental e controle, decorrente apenas do fator chance (acaso). Nesse caso, tem-se o chamado erro tipo II.
Ao retornar à sua unidade, você identificou que S. R. T. possui os seguintes problemas de enfermagem: falta de higiene matinal, mobilidade prejudicada pela paralisia e dificuldade na fala. Resolveu estabelecer alguns diagnósticos de enfermagem para elaborar o plano de cuidados para S. R. T. Para tanto, utilizou-se da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição do diagnóstico.
Baixo risco para autocuidado deficiente, integridade da pele prejudicada, agitação.
Alto risco para autocuidado deficiente, alto risco para atividade motora deficiente e afasia.
Baixo risco para autocuidado deficiente, desidratação hipotônica, agitação.
Alto risco para autocuidado deficiente, maceração e encoprese.
Baixo risco para autocuidado deficiente,diarréia e encoprese.
A respeito do método de esterilização físico calor úmido, empregando vapor de água sob pressão, assinale a opção incorreta.
O calor e a umidade são elementos indispensáveis à destruição dos microrganismos
A ação destruidora do calor úmido se dá pela termocoagulação das proteínas bacterianas
Cada tipo de material exige um tempo de exposição à máxima temperatura para ser esterilizado.
Com o objetivo de facilitar a circulação do vapor no interior da câmara, deve-se usar 80% da capacidade do aparelho.
O uso de fitas ou tiras que mudam de cor indica que o material foi submetido a um processo de esterilização assegurando uma perfeita esterilidade.
A análise estatística de uma investigação clínica ou epidemiológica, realizada por um enfermeiro, constitui ferramenta básica que auxilia na tomada de decisões e proporciona ganho na validade desse estudo. Acerca dos elementos da bioestatística, analise os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um enfermeiro, ao realizar um estudo voltado para a melhoria das condições de trabalho, aplicou uma instrução programada aos trabalhadores de um determinado setor. Esses trabalhadores foram testados com relação ao conhecimento sobre o tema antes e após a aplicação da instrução programada por meio de uma nota obtida em avaliação escrita.
Nessa situação, considerando que as distribuições das notas (antes e após) tenham sido não-gaussianas, o teste estatístico indicado para a comparação é o t pareado.
Segundo o Caderno de Atenção Básica à Saúde do Ministério de Saúde (Brasil, 2002), são atribuições:
I. Comuns a todos os membros da equipe de saúde da família: criar vínculo com o usuário e sua família, realizar visitas domiciliares, desenvolver processos de educação em saúde.
II. Específicas do profissional médico: incentivar e coordenar a criação de grupos de patologias específicas, como de hipertensos, de diabéticos, de saúde mental, entre outros; realizar consultas e procedimentos na unidade de saúde; avaliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva.
III. Específicas do profissional enfermeiro: executar ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida (criança, adolescente, mulher, adulto e idoso); executar assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e sanitária; realizar ações de saúde na USF e no domicílio; organizar e coordenar a criação de grupos de patologias específicas; supervisionar e coordenar ações para capacitação dos agentes comunitários de saúde e do auxiliar de enfermagem.
IV. Do profissional auxiliar de enfermagem: garantir o controle de infecção através da limpeza de materiais e equipamentos; realizar busca ativa de casos de tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico; realizar ações de educação em saúde aos grupos de patologias específicas e às famílias de risco.
V. Do agente comunitário de saúde: cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias em situações de risco, por meio de visita domiciliar; realizar busca ativa de casos de tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico; promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta.
Os itens I e V são verdadeiros.
Os itens I e V são falsos.
Os itens II, III e V são verdadeiros.
Os itens I, III e IV são falsos.
Os itens I, III e IV são verdadeiros.
Quanto à terminologia utilizada no controle de infecção, assinale a opção correta.
A limpeza consiste na lavagem com soluções detergentes ou desincrostantes, destinada a remover a sujeira, reduzindo, assim, a população microbiana do ambiente hospitalar.
Desinfecção é a destruição ou inativação de microrganismos nas suas formas vegetativas existentes na pele, por meio de agentes físicos e químicos.
Assepsia é o processo pelo o qual se consegue destruir os germes patogênicos de determinado local ou objeto, por meio de medidas técnicas.
Anti-sepsia é o meio usado para impedir a proliferação dos microrganismos existentes na pele e em superfícies
Degermação é a remoção ou redução do número de bactérias na pele apenas com aplicação de anti-sépticos.
A análise estatística de uma investigação clínica ou epidemiológica, realizada por um enfermeiro, constitui ferramenta básica que auxilia na tomada de decisões e proporciona ganho na validade desse estudo. Acerca dos elementos da bioestatística, analise os itens que se seguem.
O coeficiente de correlação de Pearson é usado para medir o grau de linearidade (associação) entre duas variáveis (eventos), podendo assumir qualquer valor entre +1 e -1. Os valores de coeficientes iguais a 1 e -1 indicam, respectivamente, relação linear perfeita e ausência total de relação linear entre as variáveis.
O choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos do corpo. Considere as seguintes afirmativas sobre os itens que, na abordagem primária, contêm sinais de choque hipovolêmico que podem ser detectados precocemente:
I. Diminuição do nível de consciência, ansiedade, evoluindo para inconsciência.
II. Tempo de enchimento capilar menor que um segundo.
III. Pele fria, pálida, pulso fraco e rápido.
IV. Ingurgitamento das veias do pescoço.
V. Tempo de enchimento capilar acima de 2 segundos.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...