Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os dados da história clínica e do exame físico são suficientes para preencher os critérios de confirmação de caso de tétano neonatal.Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A pontuação relativa ao BSA leva em consideração sinais de desconforto respiratório. A pontuação do BSA dessa criança indica dificuldade respiratória grave.Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso clínico, uma das suspeitas diagnósticas é a de sepse precoce, tendo em vista as condições relacionadas ao parto e a falta de acompanhamento materno durante a gestação.Com relação ao tratamento medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS), julgue os itens subsequentes. A monoterapia pode ser a estratégia anti-hipertensiva inicial para pacientes com hipertensão arterial estágio 1 e com risco cardiovascular baixo e moderado.
Com relação ao tratamento medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS), julgue os itens subsequentes. Entre os determinantes da não adesão ao tratamento anti-hipertensivo estão: o baixo nível socioeconômico, aspectos culturais e crenças erradas adquiridas em experiências com a doença no contexto familiar, além de baixa autoestima.
Com relação ao tratamento medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS), julgue os itens subsequentes. Emergências hipertensivas caracterizam condição em que há elevação crítica da PA com quadro clínico grave e progressiva lesão de órgãos-alvo e risco de morte, o que exige redução imediata da PA com agentes aplicados por via parenteral, como, por exemplo, nitroprussiato de sódio, um potente medicamento diurético.
Julgue os itens a seguir acerca de vacinas, especificidades e indicações. As vacinas sarampo, caxumba e rubéola são indicadas para serem administradas em indivíduos imunocomprometidos, como os portadores de doenças hematológicas, tumores, imunodeficiências congênitas, em uso de imunossupressores e pacientes com HIV/AIDS.
Julgue os itens a seguir acerca de vacinas, especificidades e indicações. A vacina influenza (gripe) é recomendada para todos os idosos, em duas doses, no esquema 0 6 meses.
Julgue os itens a seguir acerca de vacinas, especificidades e indicações. A varicela, conhecida como catapora, é uma infecção altamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa e que causa surtos. A vacina contra varicela deve ser administrada em crianças com idade entre um e doze anos, em dose dupla, com intervalo mínimo de três em três meses.
No que diz respeito à atenção básica e à rede de atenção à saúde, julgue os próximos itens. Entre as características do processo de trabalho das equipes de atenção básica consta a realização do acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...