Lista completa de Questões sobre Imunização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao avaliar o trabalhador com ferimento corto-contuso profundo e sujo de terra, causado por metal enferrujado, o enfermeiro informa sobre a necessidade de imunização ativa contra o tétano. Nessa condição, o funcionário receberá
SAT.
VOP.
SCR.
dT
hib.
Segundo o Relatório do Ministério da Saúde (2009), a Campanha de Vacinação com a tríplice viral, em Rondônia, foi superior à meta de 95% e esteve próxima àquelas verificadas no país. A vacina tríplice viral corresponde à imunização contra as seguintes doenças:
difteria, tétano e paralisia.
sarampo, caxumba e meningite.
sarampo, rubéola e caxumba.
tétano, coqueluche e varíola.
rubéola, caxumba e difteria.
A vacina antipólio oral para ter eficácia deve ser conservada, em âmbito local, numa temperatura entre
+ 8ºC e + 10ºC.
+ 2ºC e + 8ºC.
2ºC e 4ºC.
4ºC e 8ºC.
0ºC e 2ºC.
A respeito das reações de hipersensibilidade associadas à vacinação, assinale a opção correta.
A reação do tipo tardia local ocorre com algumas vacinas que contêm conservantes, como a BCG, provocando dermatite de contato mediada por anticorpos.
Na vacinação contra rubéola, pode ocorrer reação mediada por IgE, que provoca abcessos cutâneos, sem sinais de insuficiência respiratória e ou colapso circulatório.
A vacinação meningocócica pode acarretar reação citotóxica, de instalação súbita, indicando colapso circulatório, com diminuição ou abolição do tônus muscular, palidez e cianose.
Reação tardia, que confere eritema e tumefação devido à formação de complexos depositados próximos ao local de aplicação da vacina ou soro, como as reações ao ovo de galinha, pode ocorrer em indivíduo vacinado contra febre amarela.
Em baixa porcentagem, pessoas que recebem vacina contra a raiva podem apresentar reação anômala e indesejável consistente na agressão, por linfócitos T citotóxicos, da bainha de mielina dos nervos, o que provoca doenças desmielinizantes, como a Síndrome de Guillain Barré.
O Ministério da Saúde formalizou, em julho de 2010, um calendário de vacinação para os povos indígenas. De acordo com a Portaria no 1.946/2010, a aplicação da vacina pentavalente inicia-se
ao nascer.
a 1 mês de idade.
aos 2 meses de idade.
aos 4 meses de idade.
aos 5 meses de idade.
Em relação às imunizações, assinale a alternativa INCORRETA:
Para cada agente imunizante há uma via de administração recomendada, que deve ser obedecida rigorosamente.
Deve ser adiada a aplicação de vacinas em pessoas submetidas a tratamento com medicamentos em doses imunodepressoras, por causa do maior risco de complicações ou da possibilidade de resposta imune inadequada.
As vacinas vivas (vacina contra sarampo, contra rubéola, contra caxumba, contra febre amarela, BCG) são contraindicadas em gestantes.
A desnutrição constitui uma contraindicação à vacinação.
Febre e dor local são eventos adversos comuns decorrentes da aplicação da vacina tetravalente.
Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), além da BCG, recomenda-se ao recém nascido a vacina:
contra a poliomielite;
triviral;
tríplice bacteriana;
anti-sarampo;
contra a hepatite B.
Apesar de as vacinas serem indicadas para a totalidade da população, nem sempre sua aplicação é possível. É contra indicada a aplicação de vacina nas pessoas portadoras de:
diabetes;
imunodeficiência congênita ou adquirida;
desnutrição leve;
tosse;
distúrbios do comportamento.
Na realização do teste tuberculínico, a via indicada é a:
intra-arterial;
intravenosa;
intramuscular;
subcutânea;
intradérmica.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1, 5, 2, 3, 4.
2, 5, 1, 3, 4.
3, 2, 4, 1, 5.
3, 5, 4, 1, 2.
4, 5, 1, 3, 2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...