Lista completa de Questões sobre Infecção Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, que tratam da infecção hospitalar e do seu controle.
Em matéria penal, não se pode apontar a infecção hospitalar como responsável por danos ao paciente, pois não existe regulamentação que comprove o dever do hospital em resguardar a incolumidade do paciente.
Julgue os itens a seguir, que tratam da infecção hospitalar e do seu controle.
A prevenção e o controle da infecção hospitalar é de responsabilidade exclusiva do administrador da instituição de saúde.
Uma das medidas que contribui para a diminuição da infecção adquirida nas instituições de saúde é
Julgue os itens a seguir, que tratam da vigilância epidemiológica.
A presença de sinais e sintomas clínicos compatíveis com a infecção é suficiente para se considerar um caso confirmado de infecção hospitalar.
Julgue os itens seguintes, que tratam das infecções hospitalares e medidas de controle.
Os principais modos de transmissão associados às infecções hospitalares neonatais são o contato (direto e indireto), a via aérea (por meio de tosse e espirros), os fluidos contaminados (fluidos intravenosos e sangue) e os vetores.
Julgue os itens seguintes, que tratam das infecções hospitalares e medidas de controle.
A Candida albicans é a espécie de fungo que mais prevalece em recém-nascidos infectados. A prematuridade, os procedimentos invasivos, a nutrição parenteral prolongada e o uso prévio de antibióticos são fatores de risco para infecções fúngicas.
Julgue os itens seguintes, que tratam das infecções hospitalares e medidas de controle.
A infecção puerperal freqüentemente está associada a infecções endógenas da mulher e raramente se vinculam a medidas de assistência pré-natal ou ao trabalho de parto.
Acerca dos aspectos relacionados às precauções-padrão e controle de infecção, assinale a opção correta.
Todas as pessoas que entram no quarto de um paciente imunocomprometido devem usar equipamentos de proteção individual e adotar as precauções básicas.
No caso de dengue, é obrigatória a permanência do paciente em isolamento.
Ao se utilizar a máscara, esta deve cobrir apenas a boca, sendo dispensável que cubra o nariz.
As luvas devem ser constantemente utilizadas quando o funcionário estiver trabalhando no setor de isolamento, mesmo quando não esteja prestando assistência ao doente.
Acerca dos aspectos ligados à prevenção de infecções relacionadas a acessos vasculares, assinale a opção correta.
Solventes orgânicos não devem ser aplicados na pele antes da inserção de cateteres destinados à nutrição parenteral, os quais devem ser utilizados para um único fim.
Todos os cateteres venosos periféricos devem ser irrigados rotineiramente com solução heparinizada, a fim de se evitar obstrução da via.
Considere-se que um paciente apresente sinais e sintomas de infecção sistêmica associados aos sinais de hiperemia, drenagem de secreção e dor no local de inserção do cateter. Nessa situação, o cateter venoso deve ser substituído, utilizando-se, no mesmo acesso, um fio guia.
Ao se instalar qualquer acesso venoso, deve-se dar preferência aos extensores e conexões de múltiplos lumens ou do tipo tree way, por serem eles os mais recomendados no que se refere a controle de infecções.
Texto para as questões 27 e 28
Um jovem de 18 anos de idade foi hospitalizado por apresentar queixas de cefaléia importante acompanhada de febre alta havia três dias. O exame físico realizado pelo enfermeiro evidenciou rigidez de nuca, lesões purpúricas extensas sobre a face e os membros superiores, além de sinal de Kernig positivo. Durante o exame físico, o paciente tossiu diretamente no rosto do enfermeiro, que não usava proteção facial. Após avaliação clínica e laboratorial, foi diagnosticada meningite meningocócica. No curso da internação, o paciente apresentou desorientação, comprometimento da memória e letargia, quadro que evoluiu para o coma. Verificou-se, ainda, choque séptico e coagulação intravascular disseminada.
Considerando, ainda, a situação apresentada e os aspectos ligados à transmissão de infecção, é correto afirmar que o(a)
antibioticoprofilaxia está indicada para o enfermeiro que realizou o exame físico do paciente.
paciente continua transmitindo a doença, mesmo após ter iniciado o tratamento com o antibiótico específico, por até três semanas
adoção de precauções padrão é suficiente para se evitar a contaminação dos profissionais de saúde que cuidam do paciente em apreço, desde a sua admissão.
infecção do paciente foi causada pela bactéria conhecida como Haemophilus influenzae.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...