Lista completa de Questões sobre Material de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, acerca dos métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde.
O processo de esterilização consiste na remoção de sujidade e detritos dos artigos hospitalares a fim de manter um estado de asseio mínimo mediante a redução da população microbiana.
Julgue os itens seguintes, acerca dos métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde.
Os compostos de quaternário de amônia são produtos desinfetantes que, quando usados isoladamente, têm alto poder micobactericida e são de baixa toxicidade.
Julgue os itens seguintes, acerca dos métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde.
O óxido de etileno é um agente químico esterilizante que existe tanto na forma líquida quanto na gasosa, é inflamável, explosivo, carcinogênico e a principal opção para a esterilização de materiais termossensíveis.
Para assegurar a higiene dos serviços de enfermagem, recomenda-se
manter a solução de cloro ao abrigo da luz, em vasilhame fechado e transparente.
varrição seca nas áreas não críticas e semi-críticas e limpeza úmida com desinfetante nas áreas críticas.
proceder a limpeza num mesmo sentido e numa mesma direção.
instalar, nos lavatórios, torneiras ou comandos que permitam o fechamento da água com o cotovelo.
adicionar solução clorada à mistura de água e sabão na lavagem de materiais contaminados.
Ao organizar a rotina da limpeza das caixas d'água em uma unidade de saúde, o enfermeiro deve respeitar as normas do Ministério da Saúde. Uma das etapas dessa normatização é
após a desinfecção, utilizar baldes para esvaziar a caixa, evitando que a solução desinfetante seja drenada pelos canos.
após a limpeza, introduzir a solução desinfetante no interior da caixa, tampá-la e deixar a água sanitária agir por, no mínimo, 6 (seis) horas.
após a limpeza, deixar entrar água na caixa até encher e acrescentar 2 (dois) litros de água sanitária para cada 500 (quinhentos) litros de água.
lavá-las e desinfetá-las a cada 18 (dezoito) − 24 (vinte e quatro) meses.
antes da limpeza, esvaziar a caixa e, quando estiver quase vazia, tampar a saída de água para que a sujeira não desça pelo cano.
Na Unidade Central de Material, o detergente mais indicado para ajudar na limpeza de artigos odonto-médicohospitalares é do tipo
anfotérico.
aniônico.
catiônico.
enzimático.
não iônico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC), ao auxiliar de enfermagem, membro da equipe de um centro de material e esterilização, cabem várias atividades EXCETO:
recepção e limpeza de artigos médico hospita-lares.
preparo, esterilização, armazenamento e distribuição de artigos médico hospitalares.
recepção e preparo de roupas limpas.
participação em reuniões de enfermagem e de avaliação do serviço de acordo com a solicitação do enfermeiro.
leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição.
Segundo a RDC no 307 (Brasil, 2002), as dimensões mínimas para a área física de recepção, descontaminação e lavagem de artigos e a distância mínima entre as autoclaves na área de esterilização física são, respectivamente,
20 m2 e 40 cm.
100 m2 e 50 cm.
30 m2 e 10 cm.
8 m2 e 20 cm.
4 m2 e 30 cm.
O invólucro compatível com a esterilização por calor seco é o de
papel crepado.
caixa metálica.
filme transparente.
papel grau cirúrgico.
tecido de algodão.
Sobre o manuseio de material esterilizado, considere as afirmativas a seguir.
I. As mãos devem ser sempre lavadas antes de qualquer procedimento, especialmente quando se vai utilizar material esterilizado, como na confecção de curativos, administração de medicamentos e vacinas, entre outros.
II. Deve-se retirar o material esterilizado de dentro do pacote sempre com o auxílio de pinça estéril ou luvas estéreis, mantendo atenção para não contaminar o campo ou o material que será utilizado para a assistência ao paciente.
III. Deve-se deixar o material exposto, durante a arrumação do material, o mínimo de tempo possível, tomando todos os cuidados para não contaminá-lo.
IV. Se o material estiver úmido no momento em que for utilizado para o procedimento, deve ser deixado em repouso o tempo necessário para que ele seque e fique em condições de ser usado. Este procedimento se aplica especialmente para campos de tecido e material de curativo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II.
I e IV.
III e IV.
II, III e IV
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...